A Dinamarca e a Noruega reabriram as escolas (e para já, está tudo bem)

A Dinamarca e a Noruega foram os dois primeiros países a levantar as restrições na Europa, começando por abrir creches e escolas primárias.

Na Dinamarca, as escolas fecharam a 16 de março, no mesmo dia em que Portugal encerrou os seus estabelecimentos de ensino. A diferença é que as escolas começaram a reabrir passado um mês, a passos de caracol: primeiro as creches, seguidas das primárias e, por último, as escolas secundárias.

De acordo com o Expresso, este foi o primeiro país a abrir as portas dos estabelecimentos de ensino e, três semanas depois, a situação mantém-se controlada.

Sílvia Schiermacher, conselheira cultural na embaixada portuguesa no país, adiantou ao matutino que o balanço ainda não foi oficialmente apresentado, “mas na comunicação social quase não se ouve falar de problemas“.

A responsável referiu ainda que as autoridades dinamarquesas têm feito “um grande esforço de comunicação e informação, que gera confiança”. O segredo da Dinamarca é mesmo o facto de a população confiar no Governo e nas autoridades para combater a pandemia de covid-19.

Para Gert Tinggaard, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de Aarhus, a confiança social aumenta a cooperação voluntária entre a população, sem que sejam forçadas por terceiros, nomeadamente pelo Governo.

O país nórdico está a cumprir as diretrizes do Governo, num autêntico “esforço comunitário”, porque sabe que o Estado fará tudo o que puder para conter a pandemia e agirá em prol do interesse comum, adiantou o investigador.

A evolução da pandemia na Dinamarca segue uma tendência de descida – 145 novos casos a 7 de maio, num país com pouco mais de metade da população de Portugal. Apesar disso, o Expresso avança que já houve casos positivos em escolas. No entanto, ao mínimo sintoma “fica-se em casa, contacta-se o médico de família e faz-se o teste”, refere a conselheira Sílvia Schiermacher.

A Noruega começou a reabrir as creches a 20 de abril e as escolas primárias a 27 do mesmo mês. Segundo António Quinteiro Nobre, embaixador português em Oslo, o balanço é “globalmente positivo“. “Gerou-se um progressivo sentimento de segurança face às medidas de limpeza e distanciamento adotadas.”

A situação continua controlada no país, que não regista focos de contágio específicos em instituições de ensino. A noruega foi um dos primeiros países a decretar o isolamento e, até ao momento, o país com pouco mais de cinco milhões de habitantes registou 8.055 casos de infeção.

O que estes dois países têm em comum é o facto de as regras serem muito apertadas. Os pais não entram nos estabelecimentos de ensino; as mãos lavam-se com muita regularidade e os brinquedos várias vezes ao dia; as crianças dividem-se por grupos e priviligiam-se atividades ao ar livre.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo negoceia com Bruxelas injeção de 200 milhões de euros na TAP

O Executivo estará a negociar uma injeção estatal imediata na TAP que permita fazer pagamentos urgentes, como salários a trabalhadores e pagamento a fornecedores. Segundo o Jornal Económico, o Governo está a negociar com a Comissão Europeia …

O canibalismo mútuo pode ser a chave do sucesso da relação destas baratas

Estas baratas são um dos poucos insetos que se suspeita acasalarem com o mesmo parceiro até ao fim da sua existência. O segredo deste amor duradouro? Um bocadinho de canibalismo mútuo. De acordo com o site …

Cronista do “Observador" é o autor do falso plano de desconfinamento (mas não sabe quem o divulgou)

Carlos Macedo e Cunha, cronista convidado do jornal digital Observador, é o autor do plano de desconfinamento que foi posto a circular nas redes sociais, mas garante desconhecer como é que o documento se tornou …

Governo está a analisar alterações à Lei do Ruído pedidas por Marcelo (mas admite "ser difícil")

Após ignorar o pedido feito pelo Presidente da República no decreto que renovou o estado de emergência há duas semanas, o Governo anunciou estar a analisar alterações à Lei do Ruído neste novo decreto. Há duas …

Santana Lopes não vai ser candidato do PSD à Figueira da Foz

O ex-primeiro-ministro não vai ser o candidato do PSD à Câmara da Figueira da Foz, avançou o jornal digital Observador esta sexta-feira. Segundo o jornal online Observador, havia quem quisesse Pedro Santana Lopes como candidato do …

O segredo para a investigação do cancro pode estar escondido nas baleias

Algumas espécies de baleias vivem durante muitos anos graças a genes supressores de tumores duplicados. Esta descoberta pode ajudar na investigação sobre cancro em humanos. Um novo estudo sugere que o tamanho gigantesco das baleias não …

Passos Coelho cancela participação em fórum para afastar "especulações infundadas" sobre o seu regresso

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu cancelar a presença numa conversa via Zoom agendada para 25 de março, inserida num ciclo denominado “Repensar Portugal”. Esta quinta-feira, o semanário Expresso adiantou que o antigo primeiro-ministro Pedro …

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …