/

Reino Unido pondera impor quarentena à entrada no país

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson

Boris Johnson vai apresentar este domingo os planos para as próximas semanas. Os jornais britânicos escrevem que o Governo estará a ponderar impor quarentena à entrada no país.

O Reino Unido vai impor uma quarentena de 14 dias aos viajantes que chegam ao país, na fase de minoração das medidas de contenção no combate à pandemia de covid-19, avançam este sábado os meios de comunicação britânicos.

Na edição deste sábado, o The Times diz que o primeiro-ministro, Boris Johnson, está a preparar-se para anunciar a obrigatoriedade de quarentena para os visitantes no Reino Unido, a partir de junho, como parte da estratégia para o desconfinamento que vai apresentar no domingo.

O diário britânico adianta que o Governo britânico vai exigir aos viajantes que cheguem a aeroportos ou portos nacionais – oriundos de qualquer país, exceto da vizinha Irlanda -, para declararem a morada onde pretendem passar 14 dias isolados.

A falta de cumprimento desta regra pode levar a multas até 1.143 euros ou à deportação, consoante a gravidade da situação. Os media avançam que será apenas aberta exceção para os camionistas que transportam mercadorias básicas.

O setor do turismo e da aviação não está contente com esta medida. Em declarações ao The Times, a diretora da Associação de Operadoras Aeroportuárias, Karen Dee, disse que a medida terá “um efeito devastador no setor da aviação e na economia em geral”, incluindo os setores da manufatura, turismo e hotelaria.

No domingo, Boris Johnson deverá também anunciar a reabertura dos centros de jardinagem, já na próxima semana, que devem aplicar medidas de distanciamento social. O governante deverá ainda recomendar o uso de máscaras nos transportes públicos.

Ainda hoje, o ministro dos Transportes, Grant Shapps, deve anunciar uma provisão de cerca de 280 milhões de euros para aumentar as ciclovias nas estradas britânicas, na tentativa de a população usar mais este meio de transporte, escreve o Daily Telegraph.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.