Polícia de Roma

No meio de artefactos e monumentos históricos, há turistas que perdem a cabeça. Em Itália, as histórias são muitas — e esta semana mais uma insólita foi adicionada ao livro dos mal-comportados.
Transportar uma base de coluna pertencente ao período da Roma Antiga dá nas vistas? Um turista alemão que circulava de scooter pela icónica Via Veneto, uma das principais ruas de Roma, não pensou dessa forma.
O visitante de 24 anos acabou detido pela polícia esta quarta feira por transportar o artefacto histórico consigo na scooter, junto aos pés — a base da coluna pesava cerca de 30 kg. Está agora a ser investigado por “receptação de bens culturais roubados”, avança a CNN. No entanto, o jovem apenas alegou que se tratava de “uma recordação”. Ninguém sabe onde a comprou ou roubou.
Mas este não é um caso isolado de turistas que se “portam mal” em viagem — e Itália tem muitas histórias para contar.
Com scooters há dezenas, desde um episódio em 2022 em que turistas forma apanhados a conduzir e até mesmo a atirar estes veículos pela Escadaria de Espanha abaixo, no centro de Roma, até ao momento em que um turista australiano invadiu o sítio histórico de Pompeia.
Em fevereiro, um turista da Nova Zelândia foi multado por mergulhar na Fontana di Trevi, recorda a CNN, e no início deste mês, um turista norte-americano teve de ser submetido a uma cirurgia de emergência depois de ter ficado espetado num gradeamento em forma de flecha ao tentar escalar uma cerca que rodeia o antigo Coliseu Romano.