Nunca se deve abafar um espirro. Um homem norte-americano, na casa dos 30 anos, que estava como rinite alérgica conteve um espirro e rasgou a traqueia. Mas este é só um exemplo de um caso que demonstro os perigos de não “espirrar à vontade”.
Espirre à vontade! A bem da sua satisfação e, principalmente, da sua saúde.
Recuperamos o caso de um doente britânico, em 2023, chegou ao serviço de urgência com dores fortes e com o pescoço inchado, e com muita dificuldade em mexer-se.
Referiu que as dores tinham surgido imediatamente após ter abafado um espirro, apertando o nariz e fechando a boca ao mesmo tempo.
Como conta a Live Science, o doente estava a conduzir e a lutar simplesmente contra os sintomas da rinite alérgica, quando abafou o espirro.
Embora o homem não tivesse qualquer dificuldade em respirar, engolir ou falar, os médicos aperceberam-se de um ligeiro som crepitante durante um primeiro exame ao seu pescoço.
Quando fizeram uma radiografia para investigar melhor, encontraram sinais de enfisema cirúrgico – uma condição em que o ar fica preso sob as camadas mais profundas do tecido abaixo da pele.
Uma TAC revelou que se tinha formado um buraco com 2 por 2 milímetros na traqueia, entre o terceiro e o quarto ossos do pescoço do doente, o que permitiu a saída de ar da traqueia para os tecidos do pescoço e para o espaço entre os pulmões.
De acordo com o relatório do caso, dado a conhecer pelo BMS Case Reports, “os médicos concluíram que o rasgão se formou devido a uma rápida acumulação de pressão na traqueia enquanto espirrava com o nariz comprimido e a boca fechada”.
Não foi necessária fazer cirurgia para reparar o rasgão. Em vez disso, monitorizaram-no no hospital durante dois dias, vigiando cuidadosamente os seus níveis de oxigénio e outros sinais vitais e não lhe fornecendo alimentos por via oral durante o primeiro dia. Recebeu alta com prescrições de medicamentos para o alívio da dor e para a rinite, bem como ordens médicas para evitar atividades extenuantes durante duas semanas
“Nunca se deve abafar os espirros apertando o nariz e mantendo a boca fechada, uma vez que isso pode resultar na perfuração da traqueia”, concluíram os médicos que acompanharam o caso, citados pela Live Science.
Cegueira, aneurismas, etc.
E se algo no seu nariz tiver desencadeado uma resposta de espirro, mas está num lugar onde pode ser considerado inapropriado espirrar. Deve impedi-lo? Nunca.
Fechar a boca ou o nariz durante um espirro aumenta a pressão nas vias respiratórias cinco a 20 vezes mais do que um espirro normal.
Sem esta saída, a pressão tem de ser transmitida para outro lugar e isso pode danificar os olhos, ouvidos ou vasos sanguíneos. Além disso, embora o risco seja baixo, aneurismas cerebrais e pulmões colapsados também foram relatados.
Se quiser tentar prevenir/evitar esses reflexo do “atchim” o melhor é falar com um médico. Caso contrário, aceite o seu estilo pessoal de espirro e espirre à vontade.