No primeiro caso conhecido no mundo, homem rasga a traqueia ao prender um espirro

A pressão do bloqueio ao espirro causou um pequeno rasgo de 2 por 2 milímetros na traqueia.

Num caso médico único, um homem sofreu um pequeno rasgo na traqueia ao tentar suprimir um espirro. Este evento invulgar ocorreu enquanto ele estava a conduzir e a sofrer de rinite alérgica. Em vez de espirrar livremente, o homem apertou o nariz e fechou a boca, levando a um intenso aumento da pressão nas vias aéreas superiores.

Quando se espirra com a boca e o nariz fechados, a pressão nas vias aéreas pode subir para mais de 20 vezes o nível normal. Neste caso, a pressão resultou num rasgo de 2 por 2 milímetros na traqueia.

Ao chegar ao departamento de emergência, o homem estava com dores severas, com o pescoço inchado e dificuldade em movê-lo. Os médicos também notaram um som crepitante fraco no pescoço dele, mas ele não tinha problemas em respirar, engolir ou falar, de acordo com o estudo de caso publicado na BMJ Case Reports.

Uma radiografia do pescoço indicou que ele tinha enfisema cirúrgico, uma condição onde o ar fica preso nas camadas mais profundas da pele. Uma tomografia computadorizada revelou que o rasgo estava localizado entre a terceira e a quarta vértebras do pescoço, com ar também acumulado na cavidade torácica.

Os médicos determinaram que o rasgo foi causado pelo aumento súbito da pressão devido a suprimir um espirro. O homem não precisou de cirurgia, mas foi monitorizado no hospital durante dois dias. O paciente recebeu alta com medicação para alívio da dor e para as alergias, com instruções para evitar atividades extenuantes por duas semanas, explica o Live Science.

Cinco semanas depois, uma tomografia computadorizada de seguimento mostrou a cicatrização completa do rasgo.

Embora as lesões do homem fossem relativamente menores, os médicos do caso,destacaram-no como um conto de advertência e aconselharam contra suprimir espirros apertando o nariz enquanto se mantém a boca fechada, pois isso pode levar à perfuração da traqueia.

Rasgos espontâneos na traqueia são raros, mas podem ser fatais. A maioria dos casos relatados decorre de trauma físico ou procedimentos médicos. Frequentemente é necessário cirurgia para reparar esses rasgos, dependendo da sua localização e da condição do paciente.

Este caso exemplifica que, embora raro, sofrer lesões ao segurar um espirro é possível e serve como um lembrete dos potenciais perigos de suprimir reflexos corporais naturais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.