A YASA está a construir fábrica de fluxo axial mais avançada do mundo. Os motores finos e de alta potência da empresa britânica estão preparados para elevar o desempenho dos veículos elétricos a outro nível.
Nos últimos tempos, os motores de fluxo axial começaram realmente têm feito furor no mercado da mobilidade elétrica nos últimos tempos.
Os motores de fluxo axial (ou de fluxo paralelo) são um tipo de motor elétrico onde o fluxo eletromagnético se move paralelamente ao eixo de rotação. Essa característica confere-lhes vantagens em termos de compactação, peso e eficiência, tornando-os ideais para elétricos.
Para aumentar o entusiasmo sobre esta tecnologia, o fabricante britânico YASA anunciou a abertura de uma “superfábrica” de última geração para aumentar a produção além das 25.000 máquinas elétricas de fluxo axial por ano.
Estes motores “panquecas ultra-finos e potentes”, como descreve a New Atlas, serão utilizados numa variedade de veículos de classe mundial, como a Ferrari e a Lamborghini.
Fundada na Universidade de Oxford em 2009, a YASA passou a última década e meia a trabalhar para resolver os obstáculos de desempenho e os problemas de fabrico que têm travado a tecnologia dos motores de fluxo axial desde que Michael Faraday e Nikola Tesla a exploraram no século XIX.
A YASA anunciou este mês que abriu oficialmente as portas de uma instalação de fabrico melhorada na sua sede na aldeia de Yarnton, nos arredores de Oxford, no Reino Unido.
A fábrica põe em prática um investimento de 12 milhões de libras (cerca de 14 milhões de euros) para aumentar a capacidade de fabrico e estabelecer novos padrões de referência na tecnologia de motores elétricos.
Será, segundo a empresa, a fábrica de fluxo axial mais avançada do mundo.
“Cada um dos vários avanços técnicos de fabrico que implementámos durante a transformação da fábrica consolida a capacidade da YASA para ultrapassar e superar toda a tecnologia de fluxo radial existente, fornecendo sistemas de propulsão elétrica mais compactos e leves”, enalteceu Andy North, diretor comercial da YASA, em declarações à New Atlas.
Motores “panquecas ultra-finos e potentes”
A YASA detalha que os seus motores de fluxo axial de linhas finas produzem até quatro vezes mais binário e oferecem o dobro da densidade de potência dos motores de fluxo radial comuns.
Ao mesmo tempo, pesam menos 50% e são 80% mais finos.