WhatsApp: os 14 dias que apagam tudo

1

Uma pausa nas comunicações pode ser uma boa ideia – que se transforma em muito má ideia quando quer recuperar conversas ou ficheiros.

Há quem lhe chame “detox digital”: a pessoa deixa de estar sempre ligada à internet, sobretudo às redes sociais. Deixa de lado a vida virtual para se central na “vida real”.

Um passo central – talvez o passo mais importante, mesmo – para essa pausa é desinstalar aplicações no telemóvel.

O WhatsApp será uma delas. A pessoa que quer fazer o “detox” deixa de estar sempre a receber notificações de mensagens, actualizações num grupo, chamadas.

Tira o WhatsApp do telemóvel, deixa de ter aquele ícone verde no telemóvel e sente-se aliviado.

Mas…

O WhatsApp também é preciso para assuntos do trabalho. Por isso, essa pessoa continua a utilizar a aplicação, mas só no computador. Seja pela aplicação mesmo, seja pelo navegador, como se fosse outro site.

Chega a um determinado dia, mais concretamente duas semanas depois de ter desinstalado a aplicação no telemóvel, e vê este aviso no computador: “A aguardar pela mensagem. Isto pode demorar um pouco”.

E vê isso… em todas as conversas no WhatsApp. Não consegue ver nada do histórico. Todas as mensagens desapareceram.

O que aconteceu?

O centro de ajuda do próprio WhatsApp deixa a lista dos possíveis motivos para isso acontecer: a mensagem não foi entregue; o destinatário ou o remetente voltaram a instalar o WhatsApp recentemente; ou não estão a usar a versão mais recente do WhatsApp; substituiu o seu dispositivo principal e instalou o WhatsApp num novo dispositivo com o mesmo número.

Mas a verdadeira origem está mais abaixo, na lista de explicações: tem de iniciar sessão no seu telemóvel principal a cada 14 dias para manter os dispositivos associados conectados à sua conta do WhatsApp.

Ou seja, como desinstalou a aplicação no telemóvel, as mensagens foram todas apagadas 14 dias depois.

Até pode utilizar o WhatsApp diariamente no computador mas, como não tem a aplicação no seu telemóvel (ou, mesmo se tivesse a aplicação, como não iniciou sessão), ao fim de 14 dias, tudo desaparece. Mensagens, ficheiros… Tudo.

Dá para recuperar? Não. Mesmo que volte a instalar a aplicação no telemóvel, não dá.

Só dá para recuperar se antecipadamente já tenha activado um backup, claro; se as mensagens já estavam guardadas (no Google Drive), aí vai recuperar o que estiver lá guardado.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. Obrigada pelo esclarecimento!
    Com os meus 55 anos, eu gosto de escrever corretamente. Para isso, é muito mais fácil e rápido utilizar o teclado do computador. Obviamente, também é muito melhor ver as imagens num ecran gigante! Quando são importantes/interessantes, claro.
    Com esta idade, pertenço à “geração sandwich”, por isso tenho de selecionar muito bem aquilo que merece, realmente, um pouco do meu tempo extra.
    Ainda faço parte da população ativa, por isso não gosto de estar constantemente a receber notificações no telemóvel durante o meu horário de trabalho.
    É claro que isto já me aconteceu!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.