WhatsApp: os 14 dias que apagam tudo

Uma pausa nas comunicações pode ser uma boa ideia – que se transforma em muito má ideia quando quer recuperar conversas ou ficheiros.

Há quem lhe chame “detox digital”: a pessoa deixa de estar sempre ligada à internet, sobretudo às redes sociais. Deixa de lado a vida virtual para se central na “vida real”.

Um passo central – talvez o passo mais importante, mesmo – para essa pausa é desinstalar aplicações no telemóvel.

O WhatsApp será uma delas. A pessoa que quer fazer o “detox” deixa de estar sempre a receber notificações de mensagens, actualizações num grupo, chamadas.

Tira o WhatsApp do telemóvel, deixa de ter aquele ícone verde no telemóvel e sente-se aliviado.

Mas…

O WhatsApp também é preciso para assuntos do trabalho. Por isso, essa pessoa continua a utilizar a aplicação, mas só no computador. Seja pela aplicação mesmo, seja pelo navegador, como se fosse outro site.

Chega a um determinado dia, mais concretamente duas semanas depois de ter desinstalado a aplicação no telemóvel, e vê este aviso no computador: “A aguardar pela mensagem. Isto pode demorar um pouco”.

E vê isso… em todas as conversas no WhatsApp. Não consegue ver nada do histórico. Todas as mensagens desapareceram.

O que aconteceu?

O centro de ajuda do próprio WhatsApp deixa a lista dos possíveis motivos para isso acontecer: a mensagem não foi entregue; o destinatário ou o remetente voltaram a instalar o WhatsApp recentemente; ou não estão a usar a versão mais recente do WhatsApp; substituiu o seu dispositivo principal e instalou o WhatsApp num novo dispositivo com o mesmo número.

Mas a verdadeira origem está mais abaixo, na lista de explicações: tem de iniciar sessão no seu telemóvel principal a cada 14 dias para manter os dispositivos associados conectados à sua conta do WhatsApp.

Ou seja, como desinstalou a aplicação no telemóvel, as mensagens foram todas apagadas 14 dias depois.

Até pode utilizar o WhatsApp diariamente no computador mas, como não tem a aplicação no seu telemóvel (ou, mesmo se tivesse a aplicação, como não iniciou sessão), ao fim de 14 dias, tudo desaparece. Mensagens, ficheiros… Tudo.

Dá para recuperar? Não. Mesmo que volte a instalar a aplicação no telemóvel, não dá.

Só dá para recuperar se antecipadamente já tenha activado um backup, claro; se as mensagens já estavam guardadas (no Google Drive), aí vai recuperar o que estiver lá guardado.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.