Escândalo tira a Volkswagen do índice de empresas sustentáveis

A multinacional alemã Volkswagen vai sair do índice de empresas sustentáveis, devido ao escândalo resultante da manipulação, ao longo de anos, das emissões de gases poluentes, anunciou a Standard & Poor’s Dow Jones Indices.

A retirada da Volkswagen do Dow Jones Sustainability Indices vai ocorrer a 6 de outubro, depois de concluída a sessão bolsista em Frankfurt na véspera, explicou a entidade gestora dos índices, sem adiantar mais detalhes.

O grupo alemão marcou presença neste índice de empresas sustentáveis durante mais de 10 anos, primeiro entre 1999 e 2004 e depois desde 2007, tendo mesmo sido nomeada em agosto a empresa mais sustentável do setor automóvel, recordou esta terça-feira a cadeia televisiva CNBC.

A Volkswagen manipulou a informação sobre as emissões de óxido de nitrogénio ao instalar um programa informático nos motores diesel EA 189, que permite ao veículo reconhecer que está sob controlo e truncar os números.

A multinacional alemã revelou na semana passada que existem 11 milhões de veículos afetados em todo o mundo, mas até agora não tem sido transparente sobre a quantidade de veículos envolvidos e os números não são claros.

O escândalo levou a Volkswagen a perder mais de um terço da sua capitalização bolsista e está a afetar outras empresas do setor automobilístico, que também sofreram fortes perdas em bolsa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …