/

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

5

(cv) YouTube

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19.

Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros quatro “cientistas cidadãos” e parceiros de negócios, o empresário detalha oito medicamentos existentes que poderiam ser usados para tratar a covid-19.

Shkreli, que está a cumprir sete anos de prisão por fraude financeira, terminou o texto com um pedido pessoal para ser libertado da prisão para poder trabalhar no projeto. “Estou a pedir uma breve licença (3 meses) para ajudar no trabalho de pesquisa sobre a covid-19. Ser libertado para o mundo pós-covid não é consolo nem para os encarcerados”, escreveu.

“Como um bem-sucedido empresário biofarma, que adquiriu várias empresas, inventou vários novos candidatos a medicamentos, apresentou vários INDs e pedidos de ensaios clínicos, sou um dos poucos executivos com experiência em TODOS os aspetos do desenvolvimento de medicamentos, desde a criação de moléculas e geração de hipóteses, para avaliações pré-clínicas e demonstração de projeto de ensaios clínico/engajamento de alvo, fabricação/síntese e logística global e implantação de medicamentos”, continuou, citado pelo IFLScience.

Ben Brafman, advogado de Manhattan, disse que vai apresentar documentos judiciais a pedir às autoridades federais que libertem Shkreli durante três meses, para que possa trabalhar num laboratório “sob rigorosa supervisão”, de acordo com a Associated Press.

Martin Shkreli foi dado como culpado de três crimes dos oito crimes que estava acusado – fraude financeira, conspiração para cometer fraude financeira e conspiração para realizar transferências fraudulentas – e enfrentava uma pena que podia chegar aos 20 anos.

O tribunal de Brooklyn, Nova Iorque, deu a conhecer a pena em março do ano passado. O empresário, também conhecido como o “O Homem Mais Odiado do Mundo”, foi condenado a sete anos de prisão.

Shkreli, de 34 anos, ficou conhecido em 2015, quando adquiriu a patente de um medicamento para combater doenças como a SIDA, o cancro ou a malária e multiplicou o seu preço em mais de 5.500%.

Foi detido, meses depois, por suspeitas de fraude com valores mobiliários no fundo de investimentos MSMB Capital Management, uma das empresas que fundou e que entretanto abriu falência por milhões de dólares de prejuízo.

O empresário vem de uma família de imigrantes albaneses e croatas, que ganharam a vida a trabalhar nas limpezas. Shkreli criou o fundo de investimento em 2006, enriqueceu em Wall Street e, anos mais tarde, chegou a ser incluído na lista da Forbes como um dos investidores de maior sucesso com menos de 30 anos.

Na Retrophin, empresa de biotecnologia que fundou em 2011, Shkreli aumentou também os preços de um outro medicamento, chamado Thiola, que permite tratar pedras nos rins resistentes a outras formas de tratamento, aumentando o preço de 1,50 para 30 dólares por comprimido.

ZAP //

5 Comments

  1. Esta criatura repugnante e sem escrúpulos além de não o deixar sair da prisão nos tais 3 meses pedidos, deviam isso sim, aumentar-lhe a pena para mais de 50 anos!

  2. Tivesses escolhido viver em PT -por cá soltavam-te que era um instante – tu e mais de MIL CRIMINOSOS – mas os americanos não acreditam no pai natal e no país das maravilhas dos xuxas …

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.