O empresário mais odiado do mundo acaba de ser preso

NEPA Scene / Flickr

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals - durante uns dias, O Homam Mais Odiado do Mundo

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals – durante uns dias, O Homem Mais Odiado do Mundo

O FBI deteve esta quinta-feira, com acusações de fraude, o empresário e farmacêutico Martin Shkreli, que em setembro subiu em quase 5.000% o preço de um medicamento depois de o adquirir ao laboratório que o fabricava originalmente.

Martin Shkreli, empresário da área das farmacêuticas que em setembro causou uma onda de indignação no mundo por ter subido o preço de um medicamento de 12 para 670 euros, foi detido pelo FBI.

Segundo adianta a Bloomberg, Shkreli, de 32 anos, foi detido por suspeitas de fraude com valores mobiliários no fundo de investimentos MSMB Capital Management, uma das empresas que fundou e que entretanto abriu falência milhões de dólares de prejuízo.

Shkreli é acusado de desvio de fundos, alegadamente através de pagamentos fictícios por serviços de consultoria não prestados.

O milionário farmacêutico de Brooklyn, filho de pai albanês e mãe croata, incendiou as redes sociais e gerou uma onda de indignação nos EUA depois de a sua Turing Pharmaceuticals ter em agosto adquirido à Impax Laboratories, por 55 milhões de dólares, o Daraprim.

Este medicamento é usado no tratamento da toxoplasmose, uma doença infecciosa, geralmente provocada pelas fezes e urina dos gatos, e que é particularmente nefasta para quem tem sistemas imunitários débeis, como é o caso dos doentes com SIDA e dos fetos no útero materno.

A primeira medida que Shkreli tomou após a aquisição do Darapim foi aumentar o seu preço, que passou de 13,50 dólares (cerca de 12 euros) para 750 dólares (670 euros).

Há dois dias, Shkreli tinha voltado a ser notícia por aumentar novamente o preço de um medicamento – desta vez, do tratamento usado para a doença de Chagas, um vírus parasitário que pode provocar problemas cardíacos significativos.

Num outro caso recente, Shkreli lançou a revolta entre os fãs dos Wu-Tang Clan, por ter gasto milhões de euros a comprar a única cópia de um álbum da banda de hip-hop americana – anunciando a seguir publicamente que nem sequer pretendia ouvi-lo.

Ao que parece, o empresário não tem este tipo de atitudes meramente movido pelo lucro. Ele é só (alegadamente) um perfeito cretino.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas este idiota , só mesmo preso é que está bem. A sua maldade o destruirá rápidamente. Se auto-destruirá. Os tempos que correm,já não permitem este tipo de comportamentos. Observem apenas.

RESPONDER

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …