O empresário mais odiado do mundo acaba de ser preso

NEPA Scene / Flickr

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals - durante uns dias, O Homam Mais Odiado do Mundo

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals – durante uns dias, O Homem Mais Odiado do Mundo

O FBI deteve esta quinta-feira, com acusações de fraude, o empresário e farmacêutico Martin Shkreli, que em setembro subiu em quase 5.000% o preço de um medicamento depois de o adquirir ao laboratório que o fabricava originalmente.

Martin Shkreli, empresário da área das farmacêuticas que em setembro causou uma onda de indignação no mundo por ter subido o preço de um medicamento de 12 para 670 euros, foi detido pelo FBI.

Segundo adianta a Bloomberg, Shkreli, de 32 anos, foi detido por suspeitas de fraude com valores mobiliários no fundo de investimentos MSMB Capital Management, uma das empresas que fundou e que entretanto abriu falência milhões de dólares de prejuízo.

Shkreli é acusado de desvio de fundos, alegadamente através de pagamentos fictícios por serviços de consultoria não prestados.

O milionário farmacêutico de Brooklyn, filho de pai albanês e mãe croata, incendiou as redes sociais e gerou uma onda de indignação nos EUA depois de a sua Turing Pharmaceuticals ter em agosto adquirido à Impax Laboratories, por 55 milhões de dólares, o Daraprim.

Este medicamento é usado no tratamento da toxoplasmose, uma doença infecciosa, geralmente provocada pelas fezes e urina dos gatos, e que é particularmente nefasta para quem tem sistemas imunitários débeis, como é o caso dos doentes com SIDA e dos fetos no útero materno.

A primeira medida que Shkreli tomou após a aquisição do Darapim foi aumentar o seu preço, que passou de 13,50 dólares (cerca de 12 euros) para 750 dólares (670 euros).

Há dois dias, Shkreli tinha voltado a ser notícia por aumentar novamente o preço de um medicamento – desta vez, do tratamento usado para a doença de Chagas, um vírus parasitário que pode provocar problemas cardíacos significativos.

Num outro caso recente, Shkreli lançou a revolta entre os fãs dos Wu-Tang Clan, por ter gasto milhões de euros a comprar a única cópia de um álbum da banda de hip-hop americana – anunciando a seguir publicamente que nem sequer pretendia ouvi-lo.

Ao que parece, o empresário não tem este tipo de atitudes meramente movido pelo lucro. Ele é só (alegadamente) um perfeito cretino.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas este idiota , só mesmo preso é que está bem. A sua maldade o destruirá rápidamente. Se auto-destruirá. Os tempos que correm,já não permitem este tipo de comportamentos. Observem apenas.

RESPONDER

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …