Medicamento aumentou de 12 para 670 euros de um dia para o outro

Martin Shkreli / Twitter

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals – durante uns dias, O Homem Mais Odiado do Mundo

O Daraprim, um medicamento usado no tratamento de uma doença infecciosa, custava 12 euros, mas, subitamente, passou a custar 665 euros. Um aumento de 5.000% que aconteceu depois da entrada em jogo de uma empresa farmacêutica.

Quando a Turing Pharmaceuticals adquiriu o Daraprim à Impax Laboratories, em Agosto passado, por 55 milhões de dólares, a primeira medida que tomou foi aumentar o seu preço.

Assim, o custo deste medicamento passou de 13,50 dólares (cerca de 12 euros) para 750 dólares (670 euros).

O Daraprim é usado para o tratamento da toxoplasmose, uma doença infecciosa geralmente provocada pelas fezes e urina dos gatos e que é particularmente nefasta para quem tem sistemas imunitários débeis, como é o caso dos doentes com SIDA e dos fetos no útero materno.

Mas, depois de tanta revolta por este aumentado exagerado – até a candidata presidencial norte-americana Hillary Clinton se manifestou indignada -, o CEO da Turing Pharmaceuticals, Martin Shkreli, já veio dizer que o preço do medicamento vai ser novamente reduzido.

Martin Shkreli não revelou, contudo, qual vai ser o novo preço, limitando-se a notar à NBC News que “faz sentido baixar o preço em resposta à fúria que foi sentida pelas pessoas”.

O CEO de 32 anos admite ainda os “erros” pela forma como foi comunicado este aumento depois de ter dito que a empresa não estava “a fazer dinheiro nenhum” com o medicamento.

Martin Shkreli também argumentou que, embora o custo de produção do Daraprim seja baixo, é preciso contabilizar “o controlo de qualidade, os custos de regulação e todas as outras coisas que vêm com uma companhia de medicamentos”.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. “Faz da comida o teu remédio” Hipócrates (o mesmo gajo que os medicos citam o celebre juramento mas nunca referem esta parte pois recebem comissoes altas por parte das farmaceuticas sempre que receitam quimicos que nunca curam pois a cura não trás lucro a nenhuma farmaceutica)

    Que se faça da comida medicamento pois não tarda não teremos alimentos naturais mas sim genéticamente alterados para nos matar de forma mais eficiente ou a pessoa ter que recorrer infinitamente aos médicos os seus fabulásticos medicamentos cheios de efeitos secundários.

    Já dizia o outro: O maior tesouro de um homem é a sua horta.
    Infelizmente ele não chegou ao tempo em que vivemos ciclos de maquinas enfiados em caixas de betão com telemóveis no bolso que aumentam 500% os riscos de cancro. Bravo novo mundo…bravo novo mundo..

  2. embora o custo de produção do Daraprim seja baixo, é preciso contabilizar “o controlo de qualidade, os custos de regulação e todas as outras coisas que vêm com uma companhia de medicamentos. Tretas… Tretas e mais Tretas. Então esses custos associados à produção e comercialização não se refletem já no valor final? Este gajo lembra-me os senhores das petrolíferas em Portugal; se o petróleo sobe, é razão suficiente para aumentarem os combustíveis mas se o petróleo desce arranjam logo uma série de pretextos descabidos para justificar a não descida dos combustíveis.

  3. Todos os estados do mundo deviam deixar de comprar medicamentos dessa empresa. Eles que os utilizassem para si próprios. Colocam putos nas administrações , na mira do lucro, e o que sai é isto. Hoje as grandes companhias apenas querem lucros, lucros e mais lucros, milhões de lucros, nem que seja matando as pessoas lentamente, para fazerem mais lucros. Mundo cão onde as máfias é que mandam e os políticos corruptos as servem!!!! Por mim vou tomar atenção aos produtos desse laboratório!. Capitalismo selvagem que quer matar as pessoas à fome e pela miséria!! O neo-liberalismo não passa de uma máquina trituradora de cadáveres.que eles proprios fazem!

RESPONDER

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …

T-shirt reduz efeitos da menopausa

T-shirt portuguesa reduz sintomas da menopausa e ajuda quem tem cancro (e já está à venda)

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa e melhora a qualidade de vida de pacientes com cancro, graças a um tecido com um revestimento …

Estrela Vermelha 2-1 Braga | Guerreiros com mira desalinhada

Inglório. O Sporting de Braga foi a Belgrado perder com o Crvena Zvezda, ou Estrela Vermelha, por 2-1, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa. Os minhotos tiveram mais bola, criaram diversos lances de …

Após "humilhação" frente ao Ajax, Sporting abre caça a novo reforço

O Sporting tem apenas quatro jogadores para a posição de defesa-central. Rúben Amorim vai ter de esperar pelo mercado de inverno para trazer um reforço. As opções para o trio de centrais do Sporting são escassas. …