Medicamento aumentou de 12 para 670 euros de um dia para o outro

Martin Shkreli / Twitter

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals – durante uns dias, O Homem Mais Odiado do Mundo

O Daraprim, um medicamento usado no tratamento de uma doença infecciosa, custava 12 euros, mas, subitamente, passou a custar 665 euros. Um aumento de 5.000% que aconteceu depois da entrada em jogo de uma empresa farmacêutica.

Quando a Turing Pharmaceuticals adquiriu o Daraprim à Impax Laboratories, em Agosto passado, por 55 milhões de dólares, a primeira medida que tomou foi aumentar o seu preço.

Assim, o custo deste medicamento passou de 13,50 dólares (cerca de 12 euros) para 750 dólares (670 euros).

O Daraprim é usado para o tratamento da toxoplasmose, uma doença infecciosa geralmente provocada pelas fezes e urina dos gatos e que é particularmente nefasta para quem tem sistemas imunitários débeis, como é o caso dos doentes com SIDA e dos fetos no útero materno.

Mas, depois de tanta revolta por este aumentado exagerado – até a candidata presidencial norte-americana Hillary Clinton se manifestou indignada -, o CEO da Turing Pharmaceuticals, Martin Shkreli, já veio dizer que o preço do medicamento vai ser novamente reduzido.

Martin Shkreli não revelou, contudo, qual vai ser o novo preço, limitando-se a notar à NBC News que “faz sentido baixar o preço em resposta à fúria que foi sentida pelas pessoas”.

O CEO de 32 anos admite ainda os “erros” pela forma como foi comunicado este aumento depois de ter dito que a empresa não estava “a fazer dinheiro nenhum” com o medicamento.

Martin Shkreli também argumentou que, embora o custo de produção do Daraprim seja baixo, é preciso contabilizar “o controlo de qualidade, os custos de regulação e todas as outras coisas que vêm com uma companhia de medicamentos”.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. “Faz da comida o teu remédio” Hipócrates (o mesmo gajo que os medicos citam o celebre juramento mas nunca referem esta parte pois recebem comissoes altas por parte das farmaceuticas sempre que receitam quimicos que nunca curam pois a cura não trás lucro a nenhuma farmaceutica)

    Que se faça da comida medicamento pois não tarda não teremos alimentos naturais mas sim genéticamente alterados para nos matar de forma mais eficiente ou a pessoa ter que recorrer infinitamente aos médicos os seus fabulásticos medicamentos cheios de efeitos secundários.

    Já dizia o outro: O maior tesouro de um homem é a sua horta.
    Infelizmente ele não chegou ao tempo em que vivemos ciclos de maquinas enfiados em caixas de betão com telemóveis no bolso que aumentam 500% os riscos de cancro. Bravo novo mundo…bravo novo mundo..

  2. embora o custo de produção do Daraprim seja baixo, é preciso contabilizar “o controlo de qualidade, os custos de regulação e todas as outras coisas que vêm com uma companhia de medicamentos. Tretas… Tretas e mais Tretas. Então esses custos associados à produção e comercialização não se refletem já no valor final? Este gajo lembra-me os senhores das petrolíferas em Portugal; se o petróleo sobe, é razão suficiente para aumentarem os combustíveis mas se o petróleo desce arranjam logo uma série de pretextos descabidos para justificar a não descida dos combustíveis.

  3. Todos os estados do mundo deviam deixar de comprar medicamentos dessa empresa. Eles que os utilizassem para si próprios. Colocam putos nas administrações , na mira do lucro, e o que sai é isto. Hoje as grandes companhias apenas querem lucros, lucros e mais lucros, milhões de lucros, nem que seja matando as pessoas lentamente, para fazerem mais lucros. Mundo cão onde as máfias é que mandam e os políticos corruptos as servem!!!! Por mim vou tomar atenção aos produtos desse laboratório!. Capitalismo selvagem que quer matar as pessoas à fome e pela miséria!! O neo-liberalismo não passa de uma máquina trituradora de cadáveres.que eles proprios fazem!

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …