Medicamento aumentou de 12 para 670 euros de um dia para o outro

Martin Shkreli / Twitter

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals – durante uns dias, O Homem Mais Odiado do Mundo

O Daraprim, um medicamento usado no tratamento de uma doença infecciosa, custava 12 euros, mas, subitamente, passou a custar 665 euros. Um aumento de 5.000% que aconteceu depois da entrada em jogo de uma empresa farmacêutica.

Quando a Turing Pharmaceuticals adquiriu o Daraprim à Impax Laboratories, em Agosto passado, por 55 milhões de dólares, a primeira medida que tomou foi aumentar o seu preço.

Assim, o custo deste medicamento passou de 13,50 dólares (cerca de 12 euros) para 750 dólares (670 euros).

O Daraprim é usado para o tratamento da toxoplasmose, uma doença infecciosa geralmente provocada pelas fezes e urina dos gatos e que é particularmente nefasta para quem tem sistemas imunitários débeis, como é o caso dos doentes com SIDA e dos fetos no útero materno.

Mas, depois de tanta revolta por este aumentado exagerado – até a candidata presidencial norte-americana Hillary Clinton se manifestou indignada -, o CEO da Turing Pharmaceuticals, Martin Shkreli, já veio dizer que o preço do medicamento vai ser novamente reduzido.

Martin Shkreli não revelou, contudo, qual vai ser o novo preço, limitando-se a notar à NBC News que “faz sentido baixar o preço em resposta à fúria que foi sentida pelas pessoas”.

O CEO de 32 anos admite ainda os “erros” pela forma como foi comunicado este aumento depois de ter dito que a empresa não estava “a fazer dinheiro nenhum” com o medicamento.

Martin Shkreli também argumentou que, embora o custo de produção do Daraprim seja baixo, é preciso contabilizar “o controlo de qualidade, os custos de regulação e todas as outras coisas que vêm com uma companhia de medicamentos”.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. “Faz da comida o teu remédio” Hipócrates (o mesmo gajo que os medicos citam o celebre juramento mas nunca referem esta parte pois recebem comissoes altas por parte das farmaceuticas sempre que receitam quimicos que nunca curam pois a cura não trás lucro a nenhuma farmaceutica)

    Que se faça da comida medicamento pois não tarda não teremos alimentos naturais mas sim genéticamente alterados para nos matar de forma mais eficiente ou a pessoa ter que recorrer infinitamente aos médicos os seus fabulásticos medicamentos cheios de efeitos secundários.

    Já dizia o outro: O maior tesouro de um homem é a sua horta.
    Infelizmente ele não chegou ao tempo em que vivemos ciclos de maquinas enfiados em caixas de betão com telemóveis no bolso que aumentam 500% os riscos de cancro. Bravo novo mundo…bravo novo mundo..

  2. embora o custo de produção do Daraprim seja baixo, é preciso contabilizar “o controlo de qualidade, os custos de regulação e todas as outras coisas que vêm com uma companhia de medicamentos. Tretas… Tretas e mais Tretas. Então esses custos associados à produção e comercialização não se refletem já no valor final? Este gajo lembra-me os senhores das petrolíferas em Portugal; se o petróleo sobe, é razão suficiente para aumentarem os combustíveis mas se o petróleo desce arranjam logo uma série de pretextos descabidos para justificar a não descida dos combustíveis.

  3. Todos os estados do mundo deviam deixar de comprar medicamentos dessa empresa. Eles que os utilizassem para si próprios. Colocam putos nas administrações , na mira do lucro, e o que sai é isto. Hoje as grandes companhias apenas querem lucros, lucros e mais lucros, milhões de lucros, nem que seja matando as pessoas lentamente, para fazerem mais lucros. Mundo cão onde as máfias é que mandam e os políticos corruptos as servem!!!! Por mim vou tomar atenção aos produtos desse laboratório!. Capitalismo selvagem que quer matar as pessoas à fome e pela miséria!! O neo-liberalismo não passa de uma máquina trituradora de cadáveres.que eles proprios fazem!

RESPONDER

Greve de técnicos superiores de diagnóstico vai dificultar realização de análises ou exames esta sexta-feira

Os técnicos superiores de diagnóstico paralisam, pela segunda sexta-feira consecutiva, e vão protestar na Assembleia da República, onde tencionam "acompanhar de perto" a votação de um projeto de resolução do PSD. Os técnicos prometem paralisar …

PSD promete congelar o número de funcionários públicos (para lhes pagar melhor)

O PSD afirmou esta quinta-feira que existe margem no seu cenário macroeconómico para atualizar salários pelo menos à taxa da inflação, e que utilizará o excedente de 800 milhões de euros para valorização remuneratória dos …

Trump assegura que drone iraniano foi abatido. Mas Irão nega o ataque

O Presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na quinta-feira que um navio de guerra norte-americano destruiu um drone iraniano no estreito de Ormuz, numa altura de tensões crescentes entre os dois países. O Presidente norte-americano considerou …

Super-erupções vulcânicas estão a interromper a recuperação da camada de ozono

Desde que o buraco do ozono na Antártida foi detetado em 1985, o esgotamento da camada de ozono - o "grande guarda-chuva" que protege toda a vida na Terra - levantou uma preocupação considerável. Os esforços …

Não há suficientes explosões no Espaço que expliquem os estranhos sinais de rádio

Muitos dos mais brilhantes e estranhos fenómenos no espaço vêm de eventos cataclísmicos, como explosões ou colisões. As rajadas rápidas de rádio são um dos fenómenos mais intrigantes de todo o Universo. Estes sinais cósmicos são …

Juno encontra correntes misteriosas na magnetosfera de Júpiter

Há correntes turbulentas e inesperadas que crepitam através da atmosfera de Júpiter, produzindo auroras brilhantes. Juno, a sonda da NASA que orbita a gigante do gás desde 2016, passa sobre as regiões polares de Júpiter há …

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …