O empresário mais odiado dos EUA quer subir o preço de mais um medicamento

(cv) YouTube

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals

O empresário Martin Shkreli, conhecido por ter aumentado o preço do medicamento Daraprim em 5.000%, já está de mira apontada a outro medicamento vital.

Ficou mundialmente famoso quando, em setembro passado, decidiu aumentar o custo do Daraprim, medicamento usado para tratar a toxoplasmose, de 13,50 dólares (cerca de 12 euros) para 750 (quase 670 euros).

Agora, o diretor e fundador da Turing Pharmaceuticals, Martin Shkreli, volta a dar que falar, uma vez que estará já a preparar-se para atacar outro medicamento vital apenas para seu benefício.

De acordo com o New York Times, citado pelo RT, Shkreli pretende aumentar o preço dos medicamentos usados para tratar a doença de Chagas, um vírus parasitário que pode provocar problemas cardíacos significativos.

O empresário norte-americano já terá comprado uma participação maioritária na KaloBios Pharmaceuticals, empresa que lhe permite solicitar o direito exclusivo da venda de Benznidazol.

Apesar de ainda ser pouco eficaz na fase crónica da doença, este medicamento é um dos mais comuns e, para um tratamento de dois meses, custa atualmente entre 50 e 100 dólares, cerca de 45 e 90 euros.

Shkreli já deu a conhecer aos investidores a vontade de reverter esta situação e espera que este medicamento “seja semelhante aos fármacos vendidos contra a hepatite C, que custam entre 60.000 e 100.000 dólares por tratamento”.

Na altura em que decidiu aumentar o preço do Daraprim do dia para a noite, uma subida na ordem dos 5.000%, o empresário causou uma grande indignação nos Estados Unidos.

A revolta chegou mesmo a ser manifestada pela própria candidata à presidência Hillary Clinton que, de imediato, escreveu à FDA, a autoridade que regula os medicamentos nos EUA, solicitando uma avaliação do caso.

Face a essa subida exagerada, também a americana Imprimis Pharmaceuticals quis fazer frente àquele que foi considerado o “empresário mais odiado dos Estados Unidos”.

Para isso, está a desenvolver uma alternativa ‘low cost’ para o mesmo medicamento, que tem um custo de 99 dólares, aproximadamente 90 euros, por uma caixa de de 100 comprimidos.

ZAP / RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Homem fez-se passar por assessor de Marcelo para roubar donativos para Pedrógão

Um homem fez-se passar por assessor de Marcelo Rebelo de Sousa tentar enganar os donos do Grupo Solverde e da Casa Ermelinda Freitas, pedindo dinheiro para as vítimas de Pedrógão Grande, que foi devorada pelas …

PCP quer referendo à regionalização em 2021

O líder parlamentar comunista anunciou, esta sexta-feira, a entrega no Parlamento de um projeto de resolução com o calendário da criação das regiões administrativas em 2021, incluindo um referendo entre abril e junho daquele ano. "PS, …

Alcochete. Jogadores vão testemunhar por videoconferência

O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à academia de Alcochete, no Tribunal de Monsanto, decidiu, esta sexta-feira, que os jogadores do Sporting testemunhem por videoconferência. O Sporting, na qualidade de …

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …

Já pode beber uma cerveja que nunca "morre"

https://vimeo.com/377813387 Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca "morra". Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor. Não há nada melhor …