O empresário mais odiado dos EUA quer subir o preço de mais um medicamento

(cv) YouTube

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals

O empresário Martin Shkreli, conhecido por ter aumentado o preço do medicamento Daraprim em 5.000%, já está de mira apontada a outro medicamento vital.

Ficou mundialmente famoso quando, em setembro passado, decidiu aumentar o custo do Daraprim, medicamento usado para tratar a toxoplasmose, de 13,50 dólares (cerca de 12 euros) para 750 (quase 670 euros).

Agora, o diretor e fundador da Turing Pharmaceuticals, Martin Shkreli, volta a dar que falar, uma vez que estará já a preparar-se para atacar outro medicamento vital apenas para seu benefício.

De acordo com o New York Times, citado pelo RT, Shkreli pretende aumentar o preço dos medicamentos usados para tratar a doença de Chagas, um vírus parasitário que pode provocar problemas cardíacos significativos.

O empresário norte-americano já terá comprado uma participação maioritária na KaloBios Pharmaceuticals, empresa que lhe permite solicitar o direito exclusivo da venda de Benznidazol.

Apesar de ainda ser pouco eficaz na fase crónica da doença, este medicamento é um dos mais comuns e, para um tratamento de dois meses, custa atualmente entre 50 e 100 dólares, cerca de 45 e 90 euros.

Shkreli já deu a conhecer aos investidores a vontade de reverter esta situação e espera que este medicamento “seja semelhante aos fármacos vendidos contra a hepatite C, que custam entre 60.000 e 100.000 dólares por tratamento”.

Na altura em que decidiu aumentar o preço do Daraprim do dia para a noite, uma subida na ordem dos 5.000%, o empresário causou uma grande indignação nos Estados Unidos.

A revolta chegou mesmo a ser manifestada pela própria candidata à presidência Hillary Clinton que, de imediato, escreveu à FDA, a autoridade que regula os medicamentos nos EUA, solicitando uma avaliação do caso.

Face a essa subida exagerada, também a americana Imprimis Pharmaceuticals quis fazer frente àquele que foi considerado o “empresário mais odiado dos Estados Unidos”.

Para isso, está a desenvolver uma alternativa ‘low cost’ para o mesmo medicamento, que tem um custo de 99 dólares, aproximadamente 90 euros, por uma caixa de de 100 comprimidos.

ZAP / RT

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Um em cada seis pessoas não sabe que tem uma Hepatite Viral

Esta sexta-feira celebra-se o Dia Mundial das Hepatites Virais. Para assinalar a data, uma clínica especializada criou uma infografia com a qual pretende sensibilizar e dar a conhecer a doença - porque mais vale prevenir …

Nova solução para drones permite reforçar comunicações em cenários de emergência

Uma solução para drones que permite restabelecer ou reforçar as comunicações sem fios em cenários de emergência, festivais ou manifestações está a ser desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência …

Sócrates diz que direita o quis impedir de se candidatar à Presidência

O ex-primeiro-ministro português assegurou, esta quarta-feira, que o processo judicial em que está implicado por corrupção responde a uma campanha da direita para evitar que apresentasse a sua candidatura à Presidência de Portugal. "O objetivo foi …

11 jovens retiradas de casa de acolhimento pela Segurança Social "sem explicação"

A Segurança Social retirou 11 jovens de uma casa de acolhimento no Caramulo, em Tondela, "sem dar qualquer explicação", uma situação que já foi comunicada ao Ministério Público. De acordo com Marina Leitão, responsável da Associação …

Reino Unido vai proibir veículos a gasolina e diesel a partir de 2040

O governo britânico anunciou que, a partir de 2040, os novos veículos movidos a diesel e gasolina vão ser proibidos, com o objetivo de combater a poluição. A medida, que foi antecipada hoje pelo ministro do …

Bruxelas dá um mês à Polónia para recuar na reforma do sistema judiciário

A Comissão Europeia deu esta quarta-feira um prazo de um mês às autoridades polacas para resolverem os problemas identificados no seu projeto de reforma do sistema judiciário, advertindo que "está pronta" a tomar medidas se …

Trump proíbe pessoas transgénero de servir nas Forças Armadas

O Presidente dos Estados Unidos anunciou, esta quarta-feira, a decisão de proibir que os transexuais sirvam nas Forças Armadas do país, depois de se ter aconselhado com "generais e especialistas militares". Donald Trump fez o anúncio …

Rajoy nega envolvimento em caso de corrupção no Partido Popular

O chefe do Governo Espanhol negou, esta quarta-feira, ter beneficiado ou ter conhecimento de um esquema fraudulento que envolvesse o pagamento de quantias a troco da concessão de contratos públicos a responsáveis do Partido Popular, …

Descoberta nova espécie de peixe-lua gigante (e "ilusionista")

Com cerca de 3 metros de comprimento e quase duas toneladas de peso, é espantoso como é que esta nova espécie de peixe-lua gigante só agora foi descoberta. Este peixe-lua ilusionista, assim baptizado por ter andado …

Número 3 do Vaticano em tribunal em caso histórico de abuso sexual de menores

O cardeal George Pell, considerado o número três do Vaticano, compareceu num tribunal em Melbourne, na Austrália, numa sessão preliminar ao julgamento em que vai responder por acusações de pedofilia. Um momento considerado histórico pelas …