O empresário mais odiado dos EUA quer subir o preço de mais um medicamento

(cv) YouTube

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals

O empresário Martin Shkreli, conhecido por ter aumentado o preço do medicamento Daraprim em 5.000%, já está de mira apontada a outro medicamento vital.

Ficou mundialmente famoso quando, em setembro passado, decidiu aumentar o custo do Daraprim, medicamento usado para tratar a toxoplasmose, de 13,50 dólares (cerca de 12 euros) para 750 (quase 670 euros).

Agora, o diretor e fundador da Turing Pharmaceuticals, Martin Shkreli, volta a dar que falar, uma vez que estará já a preparar-se para atacar outro medicamento vital apenas para seu benefício.

De acordo com o New York Times, citado pelo RT, Shkreli pretende aumentar o preço dos medicamentos usados para tratar a doença de Chagas, um vírus parasitário que pode provocar problemas cardíacos significativos.

O empresário norte-americano já terá comprado uma participação maioritária na KaloBios Pharmaceuticals, empresa que lhe permite solicitar o direito exclusivo da venda de Benznidazol.

Apesar de ainda ser pouco eficaz na fase crónica da doença, este medicamento é um dos mais comuns e, para um tratamento de dois meses, custa atualmente entre 50 e 100 dólares, cerca de 45 e 90 euros.

Shkreli já deu a conhecer aos investidores a vontade de reverter esta situação e espera que este medicamento “seja semelhante aos fármacos vendidos contra a hepatite C, que custam entre 60.000 e 100.000 dólares por tratamento”.

Na altura em que decidiu aumentar o preço do Daraprim do dia para a noite, uma subida na ordem dos 5.000%, o empresário causou uma grande indignação nos Estados Unidos.

A revolta chegou mesmo a ser manifestada pela própria candidata à presidência Hillary Clinton que, de imediato, escreveu à FDA, a autoridade que regula os medicamentos nos EUA, solicitando uma avaliação do caso.

Face a essa subida exagerada, também a americana Imprimis Pharmaceuticals quis fazer frente àquele que foi considerado o “empresário mais odiado dos Estados Unidos”.

Para isso, está a desenvolver uma alternativa ‘low cost’ para o mesmo medicamento, que tem um custo de 99 dólares, aproximadamente 90 euros, por uma caixa de de 100 comprimidos.

ZAP / RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nélson Semedo está a caminho do Wolverhampton

Há mais um português a caminho do Wolverhampton. Nélson Semedo deverá ser oficializado esta semana, voltando a aumentar o contingente português na equipa de Nuno Espírito Santo. Nélson Semedo está muito perto de ser anunciado como …

Plano Costa e Silva. Costa procura consensos, partidos apresentam lista de preocupações

António Costa vai receber hoje e amanhã os partidos para falar sobre o programa de recuperação da economia, com o plano de Costa Silva como ponto de partida do encontro. Os partidos já deixaram algumas pistas …

Pirlo tem plano para gerir cansaço de Cristiano Ronaldo

O novo treinador da Juventus, Andrea Pirlo, tem um plano para gerir a forma física de Cristiano Ronaldo ao longo da temporada. O internacional português tem 35 anos e cumpre a sua 19.ª temporada como …

Entre lágrimas e após três tentativas, lista dirigente de Ventura foi aprovada

O presidente do Chega conseguiu, este domingo, à terceira tentativa, a maioria de dois terços dos votos exigida para eleger a sua direção na II Convenção Nacional, em Évora. Apenas às 20h02 foram proclamados os resultados …

Marcelo é o único que resiste ao desgaste da pandemia. Governo e oposição em queda

O único que está a conseguir resistir ao desgaste político provocado pela pandemia de covid-19 é o Presidente da República, numa altura em que o PS e o PSD surgem em queda nas intenções de …

Três camisolas e uma vitória histórica. Tadej Pogacar é o vencedor do Tour

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett …

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …