Demitir a DGS? “No meio das batalhas não se mudam os generais”

António Cotrim / Lusa

Esta quarta-feira, durante o debate quinzenal, na Assembleia da República, discutiu-se como é que o Governo vai dar resposta ao surto do novo coronavírus Covid-19, que já fez oito infetados em território nacional.

António Costa, que recentemente visitou o Hospital de São João, no Porto, onde se encontram alguns dos infetados, afirmou que “tudo tem sido feito” para garantir “uma resposta adequada” e para assegurar que o país se prepara “o melhor possível para enfrentar esta epidemia”.

O primeiro-ministro lembrou que já foram ativados quatro hospitais de segunda linha e disse haver seis hospitais “em estado de prontidão”. “Estão a ser identificadas cerca de 2000 camas de isolamento que podem ser disponibilizadas, 300 das quais em cuidados intensivos”, disse, citado pelo jornal Público.

Consciente do impacto que esta epidemia vai ter na economia, o governante anunciou uma linha de crédito para apoio de tesouraria a empresas afetadas, caso seja necessário, no valor inicial de 100 milhões de euros.

Costa sublinhou que o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital já se reuniu “com as principais associações empresariais para fazer um ponto de situação e procurar formas de minimizar os efeitos desta epidemia”.

Num outro plano, o primeiro-ministro destacou a necessidade de “salvaguardar os direitos laborais daqueles que, por razões de saúde pública, não possam comparecer nos respetivos locais de trabalho, por decisão de uma autoridade de saúde pública, continuando a receber o seu salário por inteiro, tanto no setor público, como no setor privado”.

Sobre a revisão constitucional para consagrar o internamento obrigatório, proposta apresentada pelo deputado único do Chega, André Ventura, o chefe do Executivo defendeu que “todas as medidas devem sempre observar o princípio da proporcionalidade, sendo adotadas de forma gradual e apenas em caso de necessidade”. “O pior vírus é mesmo o do alarme social”, lembrou Costa durante a sua intervenção no debate.

O mesmo deputado perguntou ao primeiro-ministro se retirava a confiança à diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que, recentemente, admitiu um cenário de um milhão de infetados em Portugal, mas depois veio negar.

“Não se trata da minha diretora-geral de Saúde, mas a da República portuguesa. Estamos no risco de uma pandemia e no meio das batalhas não se mudam os generais. Em momentos como este, travam-se as batalhas e vencem-se as batalhas e é isso que faremos com a senhora diretora-geral da Saúde”, disse Costa, citado pelo jornal Expresso.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E o Ventura já se demitiu por mentir à descarada e de fazer exactamente o contrário do que prometeu em campanha?!
    O “artista” é advogado, consultor, comentador da CTMV e, nos tempos livres, deputado!!!
    Um verdadeiro artista…
    “André Ventura e a arte de gozar com a cara do eleitorado do Chega”
    facebook.com/chegadeventura/videos/2225205857786052/

  2. Ainda bem que vozes de burro não chegam ao céu! Essas pessoas que estão a dar o corpo ao manifesto. ministros responsáveis, médicos, enfermeiros e pessoal que trabalha todos os dias na área da saúde, precisam que burros se calem, pelo menos nestas horas difíceis. Todos eles precisam de animo, coragem e o nosso reconhecimento. Desmotivação não! A todos eles OBRIGADA. Confiarei!

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …