Público e privado. Segurança Social assegura 100% do salário em caso de quarentena

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho

A ministra do Trabalho esclareceu, esta terça-feira, que será a Segurança Social quem irá suportar os custos com os salários dos trabalhadores que ficarem de quarentena por causa do coronavírus.

A Segurança Social vai assegurar o pagamento integral do salário dos trabalhadores que forem colocados em isolamento para evitar riscos de contágio por causa do coronavírus (Covid-19), quer se tratem de trabalhadores do Estado ou de empresas privadas.

Ana Mendes Godinho vem assim colocar um ponto final nas dúvidas. “Os trabalhadores do setor privado e do setor público terão exatamente o mesmo tratamento relativamente ao período necessário para o isolamento”, disse a ministra, garantindo que, em ambos os setores, os trabalhadores vão receber “100% do salário durante o período de isolamento”.

À TSF, a governante explicou que neste período de isolamento, “os três dias iniciais que tradicionalmente não estão cobertos por subsídio de doença” serão pagos, de forma a permitir que os doentes sejam abrangidos “desde o primeiro dia” com o salário pago a 100%.

Também esta terça-feira de manhã, o ministro da Economia e da Transição Digital reiterou a garantia dada pelo Executivo. “O Governo pode garantir que não há diferenciação entre funcionários públicos e privados”, disse Pedro Siza Vieira, acrescentando que o Executivo “vai considerar as ausências de trabalho determinadas pelas autoridades de saúde como uma baixa por internamento paga a partir do primeiro dia“.

Estes esclarecimentos põem fim às dúvidas levantadas pelas declarações de Pedro Siza Vieira que, esta segunda-feira, se referiu a uma compensação equivalente à “baixa médica por internamento”.

Depois de uma reunião com as associações empresariais para avaliar o impacto económico da epidemia, o ministro avançava também que, em breve, iria ser publicado um diploma sobre esta matéria.

Portugal tem dois casos de infeção pelo novo coronavírus: um homem, de 60 anos, que esteve em Itália e um outro, de 33, que esteve em Espanha. Estão ambos internados em hospitais do Porto.

 

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Cuidado que, no privado, 100% do salário, pago como subsídio, vale entre 111% e 146%, pelo menos, por efeito fiscal e das contribuições para a SS. Só haverá equivalência se for tributado como o salário dos trabalhadores da administração pública (que recebem 100% mas tributado normalmente em IRS, CGA e ADSE – mínimo 13,5 e máximo 49%)

    • Esperemos que não. Parto sempre do pressuposto que os portugueses, excetuando obviamente os políticos, são pessoas sérias. E com situações destas acho que deveremos ter uma ação de fiscalização e de denúncia de situações abusivas que possam ocorrer. Não é assunto para brincar ou tirar proveito indevido. E quem o fizer deverá arcar com as consequências. Pessoalmente denunciarei todas as situações de abuso que tiver conhecimento.

  2. A ser como promete a ministra, acho muito bem que nao se discriminem os trabalhadores do sector privado pois todos sao portugueses e “filhos” da mesma republica.
    Deveriam seguir este exemplo no que se refere ás tolerancias de ponto e outros beneficios que o estado dá ao portugues funcionario publico e nega ao portugues do sector privado.

  3. Brainstorming entre quem toma conta de nós todos:

    – E como é que vão fazer para os que trabalham a recibos verdes!?!?
    – Esses não contam…
    – Ah… então está resolvido…
    – E o BE e o PCP, não vão dizer nada!?
    – Os trabalhadores a recibos verdes para nós todos são gatunos e não são gente…
    – Ah… então também está resolvido…
    – Claro! Vamos lá sorrir e mandar a noticia cá para fora!

    • Contenta te se o SNS estiver mesmo preparado para te tratar caso apanhes este virus… estas preocupado com dinheiro e muito possível ainda vais morrer num corredor de um hospital como muita gente… dentro deste ponto de vista o dinheiro deixa de ser a principal preocupação, mas a qualidade do serviço público passa a ser prioridade… este país é uma desgraça…

  4. Só estava a comentar porque há uma boa parte da população que não conta… e que tem sempre que dar ao canelo e calar… é só.
    Estava a brincar com uma coisa séria, é que há mesmo muita gente a recibos verdes que não lhes sobra para aguentar 1 ou 2 meses sem receber e também não haverá muito a fazer… só podem esperar pelo melhor…
    De resto, para o bem de todos, espero que não se passe nada de especial e que efectivamente o SNS consiga fazer um bom trabalho e não tenho dúvidas que tem gente competente para isso, porque poderão ser tempos bem difíceis.

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …