/

Desde que foram marcadas eleições já houve 14 nomeações no Governo

3

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

A Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

O PS acusa o Governo de estar a nomear dirigentes superiores da administração pública depois de ter sido marcada a data das próximas eleições legislativas, mas o executivo garante que essas nomeações foram decididas antes do anúncio.

Deu entrada esta terça-feira no Parlamento uma pergunta da deputada socialista Isabel Santos à ministra das Finanças onde alega que, entre 23 e 28 de julho “o Governo fez 14 nomeações”, das quais oito são cargos de direcção superior em entidades reguladoras e seis na administração pública. A deputada critica as nomeações, considerando tratar-se de “uma derradeira corrida” antes das legislativas de 4 de outubro.

Ao Diário de Notícias e ao Diário Económico, o Ministério das Finanças respondeu que “as nomeações agora publicadas em Diário da República (DR) correspondem a decisões tomadas em momento anterior à publicação da data da realização das eleições legislativas, tendo-se assim respeitado o princípio de não proceder a novas nomeações depois da publicação da data do próximo acto eleitoral”, frisou o Ministério das Finanças.

O Parlamento aprovou recentemente um diploma que reintroduz uma norma que impede nomeações entre a marcação de eleições e a tomada de posse do novo Executivo. Contudo, este diploma limitando nomeações para o próximo Governo só deverá entrar em vigor em setembro.

O DN garante que haverá ainda mais nomeações para breve, tais como a do novo presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, que mesmo sem estar ainda nomeado em Diário da República já terá assumido nas redes sociais que é o líder do IMT.

ZAP

3 Comments

  1. Fazem bem! Os amigos agradecem! Vergonha não há! Parecem mais coveiros que políticos, a atirar terra para os olhos do Zé Povinho!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.