Desde que foram marcadas eleições já houve 14 nomeações no Governo

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

A Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

O PS acusa o Governo de estar a nomear dirigentes superiores da administração pública depois de ter sido marcada a data das próximas eleições legislativas, mas o executivo garante que essas nomeações foram decididas antes do anúncio.

Deu entrada esta terça-feira no Parlamento uma pergunta da deputada socialista Isabel Santos à ministra das Finanças onde alega que, entre 23 e 28 de julho “o Governo fez 14 nomeações”, das quais oito são cargos de direcção superior em entidades reguladoras e seis na administração pública. A deputada critica as nomeações, considerando tratar-se de “uma derradeira corrida” antes das legislativas de 4 de outubro.

Ao Diário de Notícias e ao Diário Económico, o Ministério das Finanças respondeu que “as nomeações agora publicadas em Diário da República (DR) correspondem a decisões tomadas em momento anterior à publicação da data da realização das eleições legislativas, tendo-se assim respeitado o princípio de não proceder a novas nomeações depois da publicação da data do próximo acto eleitoral”, frisou o Ministério das Finanças.

O Parlamento aprovou recentemente um diploma que reintroduz uma norma que impede nomeações entre a marcação de eleições e a tomada de posse do novo Executivo. Contudo, este diploma limitando nomeações para o próximo Governo só deverá entrar em vigor em setembro.

O DN garante que haverá ainda mais nomeações para breve, tais como a do novo presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, que mesmo sem estar ainda nomeado em Diário da República já terá assumido nas redes sociais que é o líder do IMT.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Fazem bem! Os amigos agradecem! Vergonha não há! Parecem mais coveiros que políticos, a atirar terra para os olhos do Zé Povinho!!

RESPONDER

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …