//

Aumento dos descontos por filho no IRS pode ser a solução alternativa no OE2022

1

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O Governo estará a ponderar aumentar o bónus fiscal por cada filho, em sede de IRS, como uma solução alternativa ao alívio nos escalões do IRS para a classe média, no âmbito das negociações do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022).

Actualmente, cada filho dá um desconto de 600 euros no IRS. Mas o valor sobe para os 900 euros a partir do segundo filho.

Contudo, o “Governo pondera aumentar o valor das deduções fiscais fixas por filho”, no OE2022, como uma solução alternativa à revisão dos escalões do IRS para aliviar os impostos da classe média, conforme avança o Correio da Manhã (CM):

Em entrevista ao Expresso, António Costa admitiu mudanças nos escalões do IRS para beneficiar a classe média. A alternativa, no caso de os partidos de esquerda fazerem exigências muito caras nas negociações do OE2022, pode passar por um aumento do bónus fiscal por filho.

Mas as negociações ainda estão só a começar, mesmo que Catarina Martins não tenha assumido conversas, para já.

A revisão dos escalões do IRS é uma das medidas que faz parte do programa do Governo, mas a pandemia de covid-19 acabou por adiar essa revisão.

A iniciativa volta, agora, à mesa das discussões para o Orçamento de Estado e uma das possibilidades passa por fazer alterações no terceiro escalão do IRS para assegurar algum alívio fiscal à classe média. Esse alívio pode reduzir a receita fiscal em cerca de 200 milhões de euros, como nota o CM.

ZAP //

1 Comment

  1. Penso que será aumento das deduções e não de descontos, mas é claro, cada qual fala português como entende! Uma boa oportunidade, estamos em campanha eleitoral, mais tarde encontrarão onde ir buscar mais receita para compensar a perda que em todo o caso entendo por justo despenalizar as famílias mais numerosas e contribuir um pouco no incentivo à natalidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.