Aumento dos descontos por filho no IRS pode ser a solução alternativa no OE2022

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O Governo estará a ponderar aumentar o bónus fiscal por cada filho, em sede de IRS, como uma solução alternativa ao alívio nos escalões do IRS para a classe média, no âmbito das negociações do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022).

Actualmente, cada filho dá um desconto de 600 euros no IRS. Mas o valor sobe para os 900 euros a partir do segundo filho.

Contudo, o “Governo pondera aumentar o valor das deduções fiscais fixas por filho”, no OE2022, como uma solução alternativa à revisão dos escalões do IRS para aliviar os impostos da classe média, conforme avança o Correio da Manhã (CM):

Em entrevista ao Expresso, António Costa admitiu mudanças nos escalões do IRS para beneficiar a classe média. A alternativa, no caso de os partidos de esquerda fazerem exigências muito caras nas negociações do OE2022, pode passar por um aumento do bónus fiscal por filho.

Mas as negociações ainda estão só a começar, mesmo que Catarina Martins não tenha assumido conversas, para já.

A revisão dos escalões do IRS é uma das medidas que faz parte do programa do Governo, mas a pandemia de covid-19 acabou por adiar essa revisão.

A iniciativa volta, agora, à mesa das discussões para o Orçamento de Estado e uma das possibilidades passa por fazer alterações no terceiro escalão do IRS para assegurar algum alívio fiscal à classe média. Esse alívio pode reduzir a receita fiscal em cerca de 200 milhões de euros, como nota o CM.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Penso que será aumento das deduções e não de descontos, mas é claro, cada qual fala português como entende! Uma boa oportunidade, estamos em campanha eleitoral, mais tarde encontrarão onde ir buscar mais receita para compensar a perda que em todo o caso entendo por justo despenalizar as famílias mais numerosas e contribuir um pouco no incentivo à natalidade.

RESPONDER

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …