O crime de Sócrates foi “querer construir o TGV”

José Sócrates volta a usar o seu canal do Youtube para se defender publicamente das acusações de que é alvo, no âmbito do processo Operação Marquês. Desta feita, o ex-primeiro-ministro refere-se ao projecto do TGV e nota que “o crime foi querer construir” o comboio de alta velocidade.

A teoria do Ministério Público (MP) é que Sócrates “interveio a favor dos interesses do Grupo Lena e seus parceiros de negócio”, nomeadamente no âmbito dos concursos do projecto TGV.

Uma ideia que Sócrates rejeita, salientando que, para os procuradores do MP, só “a decisão de construir o TGV foi em si própria um crime”.

O Tribunal de Contas rejeitou dar o seu aval ao projecto do TGV e ficou definido que o consórcio que tinha ganho o concurso, pertencente ao universo do Grupo Lena, teria direito a uma indemnização, atribuída por um tribunal arbitral.

“Felizmente os seus trabalhos e o seu acórdão demonstram a falsidade total desta história. A inclusão desta cláusula é da responsabilidade exclusiva do júri do concurso. Nunca esse júri recebeu qualquer orientação governamental”, assegura Sócrates.

“O tribunal arbitral explica que a cláusula em causa é absolutamente legítima, legal e justa, e conclui que foi negociada pelo júri de boa fé e em estrita defesa dos interesse do Estado”, acrescenta.

Sócrates também nega a teoria de que “instrumentalizou” elementos do seu Governo, nomeadamente os antigos ministros Mário Lino e António Mendonça, para tomarem decisões favoráveis ao Grupo Lena e aos seus interesses. Uma ideia que o ex-governante define como “fábula” do MP.

O antigo primeiro-ministro também promete continuar a “desmontar a acusação” do MP contra si com mais vídeos no Youtube.

Monte no Alentejo foi “passo maior do que a perna”

Entretanto, o Expresso noticia que Sócrates transferiu para uma conta da ex-mulher, Sofia Fava, 110 mil euros para esta pagar as prestações de um monte no Alentejo.

Esse dinheiro terá sido transferido quando ele já estava preso em Évora e depois de Sofia Fava ter deixado de receber uma avença mensal de 5 mil euros de uma empresa de Carlos Santos Silva, o amigo de Sócrates que é considerado o seu “testa-de-ferro”.

O pagamento dessa avença cessou quando Sócrates e o amigo foram detidos. Dois meses depois, quando ainda estava preso em Évora, o ex-primeiro-ministro depositou 110 mil euros na conta da ex-mulher, reporta o Expresso.

Sobre a compra do Monte das Margaridas, que o MP acredita pertencer de facto a Sócrates, Sofia Fava disse aos investigadores da Operação Marquês que foi “um passo maior do que a perna”.

A ex-mulher de Sócrates contraiu um empréstimo de 760 mil euros em 2012, para comprar esse Monte no Alentejo. Carlos Santos Silva, de quem Sofia Fava falou aos investigadores como “o amigo rico”, foi o seu fiador nesse crédito atribuído pela Caixa Geral de Depósitos.

Sofia Fava colocou o Monte à venda em 2014, por um milhão de euros. O imóvel foi, entretanto, arrestado pelo tribunal. Se for vendido, a receita ficará retida até se saber se Sócrates é ou não condenado.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. O crime do Sócrates foi querer construir o TGV e o novo aeroporto? Pois…… mas agora já todos dizem que LISBOA precisa mesmo de um novo aeroporto e que não termos o TGV ficamos na fronteira, pois Espanha vai ter.
    Mas tb convém não esquecer que foi o Sr. Durão Barroso, com Nuno Morais Sarmento, Valente de Oliveira , Oliveira Martins etc. que aprovou uma imensidade de linhas,, e que foi o governo de Sócrates que as reduziu? Assim como convém lembrar o aeroporto internacional da OTA tb do tempo do governo Durão Barroso.
    De qualquer forma determinadas obras que em data altura parecem ser megalómonas , passam a ter uma importância fundamental alguns anos depois. Veja-se o caso da barragem do Alqueva que foi tão criticada assim como o Engº António Guterres e o que seria do Alentejo se ela não tivesse sido construida.
    Devemos todos parar para pensar antes de insultarmos os outros.

    • Ou antes de pensar num TGV devíamos meter ordem na ineficiência do sector público e arranjar as contas. Portugal é minúsculo para o TGV ser um bom investimento.

    • E melhor!!! Foi a Manuela Ferreira Leite (na altura Ministra das Finanças) que andou a pedinchar para se conseguir construir o TGV (antes do primeiro governo do Sócrates). Que eu saiba nada aconteceu ao Cavaco (PM da altura)…

      • Mas ao Cavaco acontece alguma coisa? Veja-se caso do BPN…..As acções que vendeu a ganhar milhões……casa da Coelha………Dizer aos Portugueses que podiam investir no BES quando já sabia a situação do Banco….Fama de Economista, mas será que é?

  2. Quando um indivíduo diz que as dívidas são para gerir e não para pagar, que tipo de credibilidade merece?!
    .
    Quando esse mesmo indivíduo é político e PM e até tem um diploma com data de domingo, que credibilidade merece?!
    .
    Tendo caido o seu governo por causa do chumbo do PEC, como ia ele construir o TGV?!
    .
    Com que dinheiro ia investir?!
    .
    A quem quer enganar?!
    .
    DESISTA sr ex-PM
    .
    Se roubou ou não, ainda não sabemos pq ainda não foi julgado, mas quanto à competência e credibilidade, estamos mais que avisados.
    .
    Sem TGV deixou-nos em grande dificuldade financeira – veja-se o gráfico da evolução da dívida pública entre 2005 e 2011 e nem precisamos de perceber muito de finanças públicas ou gestão de dívidas para perceber que algo correu muito mal para o país nesses 5/6 anos.
    .
    Quem era então o responsável máximo e gestor das dívidas do país?!
    .
    Na remota possibilidade de avançar para a construção do TGV já nem haveria dívida para gerir, tinha era de vender uma parte do pais.
    .
    Em vez de insultar a inteligência dos seus concidadãos, este sr. devia fazer-se esquecido e não nos atormentar com demagogias, pois enquanto vamos cumprindo a pena de pagar as dívidas com que nos condenou em 2005-2011, a seguir e com o país em pré-falência, foi viver faustosamente para Paris!!
    .
    Fermez la gueule s’il vous plait!
    .
    Merci.

    • Eh pá… Parece que se esqueceu do que veio antes de 2005 e o que se passou após 2011… Se calhar foi um mar de rosas e fomos governados por gente muito honesta…

      Fecha mazé a tua matraca, cão marado!

      Ah! Fala por ti, tá bem?

  3. E porquê continuarem a difundir notícias sobre (e de) a única pessoa inteligente no País, se todos os demais não conseguimos ver a “camisa” e, para nós, “o rei vai nu”?

  4. O crime do Sócrates foi meter-se com os juízes quando era 1º Ministro. Tirar-lhes determinadas regalias, como por exemplo:
    -As reformas aos 40 anos de idade ( lembram-se daquela Srª do PSD que até foi Presidente da ARepública)?
    -Férias de 3 meses no verão, sem contar com as de Natal e Páscoa.
    -Subsidio de renda de casa mesmo vivendo em casa própria.
    Isto são só alguns exemplos.
    Além disso são uma corporação com todos os poderes, veja-se agora o caso do juiz Neto de Moura, mas ninguém queria actuar porque são autónomos.
    Enfim mais haveria para dizer dos Srs Juízes

    • Obrigado Portuguesa! Parece que não há assim tantos cegos em Portugal Só se esqueceu de mencionar a imprensa. Como ele se recusou fazer o “jeito” aos “jornalistas”, tramou-se. Quem manda em Portugal não são os ricos ou os políticos. Quem manda nisto tudo é a “imprensa” e os juízes! Podem fazer o que querem impunemente.

      Para o (a) É com cada um…: Que tal uma ida ao oftalmologista? E uma ida a um otorrinolaringologista? E que tal a um psiquiatra?

RESPONDER

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …

Estado Islâmico elege Israel como "alvo específico" da sua luta

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma "nova fase" da sua 'jihad', ao eleger Israel como alvo específico. O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano …

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …