Costa cozinha Orçamento com foco nos mais jovens

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, está a preparar um Orçamento do Estado em que a prioridade são os mais jovens em início de carreira profissional.

António Costa está a preparar com os seus ministros o Orçamento do Estado para 2022. “Terá um grande enfoque nos mais jovens“, adiantou ao semanário Expresso Tiago Antunes, secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro.

“Teremos um conjunto de medidas para eles, procurando dar-lhes maior segurança, estabilidade, condições de autonomização, para não desperdiçarmos a geração mais qualificada de sempre”, acrescentou.

Da proteção laboral à habitação, os fundos europeus ajudarão o Executivo a cumprir promessas sem agravar o défice ou a dívida pública.

O semanário revela que está em causa a aposta na qualificação dos mais jovens, com base no último acordo assinado em concertação social; o investimento em habitação para garantir custos acessíveis; a progressiva gratuitidade nas creches; a valorização dos salários dos técnicos superiores da administração pública; a limitação do trabalho precário; e a conciliação da vida pessoal e profissional.

O maior trunfo – que ajudará a amenizar o clima de tensão aquando das negociações com a esquerda – são os fundos que começam a chegar na próxima semana do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Soma-se ainda o projeto de aplicação do quadro regular de fundos europeus – PT 2030 – que será entregue até outubro em Bruxelas.

PRR, PT 2030 [próximo Quadro Financeiro Plurianual] e programa de Governo são três peças de um mesmo puzzle, porque todas são respostas aos mesmos problemas”, assumiu Tiago Antunes, adiantando que “muitas” das respostas serão refletidas no Orçamento.

O OE2022 terá de ser uma resposta à crise que se segue, após a pandemia, e a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza está já no forno. No segundo semestre de 2022, deverá conceder apoios “a grupos específicos, desde crianças a idosos, incluindo os grupos mais vulneráveis”, centrados “nas especificidades da exclusão social e da pobreza a nível local”.

A Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário vai lançar, no terceiro trimestre de 2022, dois mil alojamentos para os mais desprotegidos, incluindo “vítimas de violência doméstica, de tráfico de seres humanos, pessoas ao abrigo de proteção internacional e pessoas em situação de sem-abrigo”.

Além do programa de apoio ao acesso à habitação, em parceria com os municípios, já em curso, está prevista a criação de um “parque habitacional público a custos acessíveis” e um parque de “alojamento estudantil a custos acessíveis”, ambos para o terceiro trimestre.

No SNS, está prometida a reorganização “dos cuidados de saúde mental”, a “marcação direta de consultas” de urgência e a internalização de meios de diagnóstico.

Já na Educação, além da reabilitação de escolas, o PRR promete finalizar a entrega dos 600 mil “computadores portáteis para empréstimo a professores e alunos em escolas públicas do ensino básico e secundário”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …