Acordo de Concertação prevê licenças e apoios fiscais à formação

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, participa na cerimónia de assinatura do acordo sobre “Formação Profissional e Qualificação: um desígnio estratégico para as Pessoas, para as Empresas e para o País”.

Já se conhecem algumas das medidas previstas no Acordo de Formação Profissional e Qualificações, assinado ontem pelo governo, confederações patronais e UGT.

O governo, as confederações patronais e a UGT assinaram, esta quarta-feira, o Acordo de Formação Profissional e Qualificações.

Segundo o Diário de Notícias, está prevista a criação de um novo tipo de licença para trabalhadores que queiram aumentar qualificações e incentivos fiscais para as pequenas e médias empresas (PME) que cumpram, ou superem, as 40 horas de formação obrigatória por lei.

A CGTP fica de fora do acordo e já criticou o documento por deixar de fora matérias que considera “fundamentais para os trabalhadores”.

Por sua vez, a CGT coloca-se à margem desta acordo, por considerar que não resolve o “problema estrutural do acesso à formação profissional” dos trabalhadores estudantes ou sujeitos a horários desregulados, trabalho noturno e por turnos rotativos.

Os objetivos do plano são os de combater “o maior défice estrutural que o país tem” e ter 60% dos adultos ativos em Portugal a frequentar formação anualmente até 2030.

Os incentivos listados no acordo incluem “um modelo de licenças para apoiar a formação e qualificação de trabalhadores, nomeadamente quando associadas à conclusão de níveis de qualificação”.

O acordo menciona ainda a revisão da medida de cheque-formação, e o reforço de apoios sociais e ao alojamento.

O DN escreve o plano prevê ainda criar contas individuais e a “introdução de fatores de diferenciação positiva no âmbito das convenções coletivas de trabalho” para trabalhadores que apostem na melhoria de qualificações.

As empresas que cumpram, ou superem, as 40 horas de formação obrigatória por lei terão também um enquadramento fiscal mais favorável. Isto poderá alargar-se às PME que invistam na formação aos financiamentos comunitários e noutros tipos de financiamento público.

O plano fala ainda em reavaliar os 5% de descontos de trabalhadores e empregadores para a Segurança Social que revertem para políticas de emprego e formação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …