/

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

Tiago Petinga / EPA

Ursula Von der Leyen e António Costa

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana.

Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União Europeia, que teve lugar no Ministério das Finanças na passada segunda-feira, os ministros do Planeamento, Nelson de Souza, e das Finanças, João Leão, previram a chegada do primeiro cheque para os “próximos dias”, escreve o Expresso.

As verbas a receber na próxima semana cifram-se nos 2,1 mil milhões de euros, ou 13% dos 16 mil milhões alocados a Portugal pela Comissão para a totalidade do PRR.

De acordo com o ECO, a expectativa da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, passava por desembolsar as primeiras verbas ainda em julho, mas a sua meta será adiada ligeiramente para os primeiros dias de agosto, tal como tinha indicado o comissário europeu para o Orçamento, Johannes Hahn.

Uma segunda tranche, já não dos 13% do pré-financiamento mas relativo ao cumprimento do PRR, poderá chegar no final deste ano ou no início do próximo, caso a avaliação que a Comissão faça da execução do plano português seja positiva.

Os investimentos alavancados por estes fundos deverão, segundo o ministro das Finanças, originar, nos próximos anos, um aumento de mais de 22 mil milhões de euros do produto interno bruto (PIB) português.

Segundo as previsões das Finanças, o PIB deverá ser 3,5% superior em 2025 face ao que seria o valor do produto nacional sem PRR.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.