Escolas fechadas em dias de ponte e restrições de circulação. As medidas para o novo estado de emergência

António Cotrim / Lusa

O primeiro-ministro António Costa anunciou este sábado as novas medidas que vão ser adotadas a partir de terça-feira, 24 de novembro, dia em que se renova o estado de emergência em Portugal.

António Costa começou o briefing no Palácio da Ajuda a agradecer os portugueses que estão este fim de semana confinados em casa. O primeiro-ministro disse que “diariamente, continuamos a ter um número de novos casos que continua a ser preocupante”.

“Não obstante continuarmos a crescer, há uma desaceleração do risco de crescimento”, mas os resultados ainda “são insuficientes e temos muito de nos esforçar para alcançarmos os resultados pretendidos”.

O primeiro-ministro disse que as máscaras vão ter de ser usadas obrigatoriamente nos locais de trabalho – exceto quando são trabalhos “isolados”, explicou o primeiro-ministro.

Além disso, em todo o país, haverá restrições de circulação entre concelhos entre 23h de 27 novembro e as 5h de 2 de dezembro e as 23 horas de 4 dezembro e as 5 horas de 9 de dezembro.

Nas segundas-feiras que antecedem os feriados de dia 1 e 8 de dezembro (30 de novembro e 7 de dezembro), haverá suspensão de atividades letivas e tolerância de ponto para reduzir a circulação durante quatro dias consecutivos nos fins-de-semana com feriado na terça-feira seguinte. O Governo apela que o setor privado também dispense os seus funcionários nesses dias.

O objetivo destas medidas é evitar a circulação de pessoas durante as pontes que resultam dos feriados (1 e 8 de dezembro).

País dividido em 4 zonas de risco

O primeiro-ministro afirmou que o país será dividido em quatro zonas de risco. A lista de concelhos e respetiva classificação de risco está disponível no site do Governo sobre a pandemia de covid-19. “Esta é uma lista dinâmica que será revista de 15 em 15 dias”, afirmou António Costa.

Há 47 concelhos com risco extremamente elevado (960 novos casos por 100 mil habitantes), 80 concelhos com risco muito elevado (mais 480 novos casos por 100 mil) e 86 concelhos com risco elevado (240 novos casos por 100 mil habitantes). Há apenas 65 concelhos de risco moderado.

Costa anunciou 17 concelhos que deixaram de ser de risco elevado: Aljustrel; Alvaiázere; Beja; Borba; Caldas da Rainha; Carrazeda de Ansiães; Ferreira do Alentejo; Fornos de Algodres; Golegã; Santa Comba Dão; São Brás de Alportel; Sousel; Tábua; Tavira; Vila Real de Santo António; Vila Velha de Ródão; e Vila Flor.

O primeiro-ministro explicou que, nesta quinzena, ainda “não é oportuno diferenciar medidas” entre os concelhos que têm mais de 480 casos por cada 100 mil habitantes e os que têm mais de 960.

Assim, os concelhos de risco elevado terão circulação proibida entre as 23h e 5h, encerramento de estabelecimentos comerciais entre as 13h e 5h; e serão aumentadas as ações de fiscalização de teletrabalho, “porque há grande incumprimento desta obrigatoriedade”, explicou o primeiro-ministro.

Nas vésperas dos feriados, estabelecimentos comerciais têm de encerrar a partir das 15h e as medidas dos fim de semana vão também vigorar nos feriados de 1 e 8 de dezembro.

Novas medidas de apoio às empresas

Costa anunciou ainda que o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, vai anunciar um novo pacote de apoios para as empresas. “Temos bem consciência que estas medidas têm um impacto significativo”, continua António Costa.

O primeiro-ministro mencionou ainda o programa “Apoiar.pt”, no valor total de 1.550 milhões de euros; o acesso imediato ao Apoio à Retoma Progressiva; o adiamento dos pagamentos à Segurança Social e IVA trimestral; e medidas de apoio à restauração.

Em resposta às perguntas dos jornalistas, Costa disse que o estado de emergência, como já tinha avisado, será “menos intenso nas medidas mas mais tenso na sua duração”.

“É realista que tenhamos todos a noção que até haver uma vacina, o problema não está ultrapassado. Ou teremos uma longa segunda vaga ou sucessivas vagas até termos um nível de imunização generalizada”, afirmou.

Em relação ao congresso do PCP, marcado para a próxima semana, Costa disse que as limitações impostas pela lei do estado de emergência, de 1976, não permitem proibir congressos. “O estado de emergência não permite que, em caso algum, sejam proibidas reuniões dos órgãos estatutários dos partidos políticos”.

Em relação às medidas a adotar nas semanas de Natal e do Ano Novo, o primeiro-ministro rejeitou comentar. “A avaliação faz-se de 15 em 15 dias. Os fatores são mutáveis, temos de estar todos preparados para reforçar medidas e poder aliviá-las”.

O primeiro-ministro deixou uma palavra de reconhecimento aos profissionais de saúde na linha da frente e apelou a um “esforço reforçado e persistência” para controlar a pandemia. “Foi essa determinação que nos permitiu travar a pandemia em março. Será isso que nos poupará a medidas mais restritivas, como outros países têm estado a aplicar”, rematou.

Maria Campos MC, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não esqueçamos que ainda a dita primeira vaga estava a começar já falavam numa segunda vaga e agora também já falam numa terceira.
    Muita gente ainda não percebeu que estamos perante um modo de vida que veio para ficar escondido atrás do Covid os objectivos são bem outros e nada têm que ver com o Covid.
    Aliás como todos já percebemos a máscara e o estado de emergência em nada estão a baixar o surto. Mas o grande objectivo não é baixar o surto mas querem nos fazer crer que é.
    Este grande lobby internacional chamado Covid-19 disfarçado de pandemia é um negócio muito bem montado sem dúvida!

RESPONDER

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …