Marcelo antecipa uma possível terceira vaga “entre janeiro e fevereiro”

Manuel de Almeida / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou numa comunicação ao país, a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, a renovação do estado de emergência até ao dia 8 de dezembro. O Presidente da República disse ainda que é provável que uma terceira vaga possa ocorrer entre janeiro e fevereiro.

“É provável que uma nova subida de casos, ou dito mais simplesmente, uma terceira vaga possa ocorrer entre janeiro e fevereiro e será tanto maior quanto maior for o número de casos um mês antes. Ou seja, importa tentar conter fortemente em dezembro o processo pandémico mesmo que ele, dias antes, aparentasse ter passado o pico da chamada segunda vaga”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República pediu ainda que haja a “convergência possível” no combate à covid-19 e que os portugueses não se “dividam irremediavelmente” neste momento, dizendo que mais tarde não faltarão eleições para julgar responsáveis

“Continuem, como até agora, a ser solidários, num momento, num processo tão longo de provação coletiva, assim confirmando a sua responsabilidade cívica e ética, e que se não dividam irreparavelmente entre os defensores vida e da saúde e os defensores da economia, da sociedade e da cultura, entre os defensores da dureza sanitária e os defensores da abertura económica”, apelou o chefe de Estado.

“E que recusem a violência física na discussão democrática a favor e contra o que quer que seja. E que partidos e parceiros sociais continuem a fazer a convergência possível. Há mais do que tempo para se ajuizar de atos e autores, para demarcar campos e para apurar e julgar responsáveis. Não faltarão eleições para isso. Este tempo ainda é outro: o tempo de convergir no possível, mesmo discordando”, acrescentou.

Marcelo considerou que “é natural que haja portugueses – e são muitos, e nas fases piores das pandemias como esta, são muitos mais – que criticam o que entendem ser erros, omissões, avanços, recuos, ziguezagues”.

“Em maio e junho sobre a Grande Lisboa, em agosto e setembro sobre a segunda vaga, em outubro, hoje, amanhã, depois, criticando tudo o que vier tarde ou mal explicado, por defeito de porta-voz ou por defeito de decisão”, referiu.

Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu, em seguida, que, apesar de todas as críticas, não é altura de “baixar os braços” no combate a esta epidemia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

30 COMENTÁRIOS

  1. Uma terceira vaga… Pois claro! Alguém ouviu o Marcelo a fazer essa declaração? Ele referiu que, se as coisas não atinarem, poderá prolongar este estado de emergência até… 23 de Dezembro! Ninguém está a ver? É para salvar o Natal, ou seja, o consumismo! Mas… ao “abrir” no Natal, (desconfinar ou aliviar as medidas) vai-se promover um enorme aumento de casos, ou seja, a tal dita terceira vaga! Boa! O dinheiro está mesmo acima da saúde! Até o Marcelo nem esconde!

  2. Ainda se estava na dita primeira e já sabiam que haveria uma segunda.
    O negócio está bem montado realmente !
    Estamos claramente perante um modo de vida que veio para ficar.
    Os confinamentos e o estado de emergência servem sobretudo esse grande lobby chamado Covid-19. Pois já todos percebemos a sua ineficácia para conter esta dita pandemia. Prefiro chamar-lhe uma virose com aspirações comerciais a pandemia !

  3. Alguém pode dizer a este senhor que em Janeiro/Fevereiro ainda vamos estar nesta 2a vaga!!!
    No Inverno não vai haver tréguas Sr. Marcelo!!!!

  4. Se continuarmos com este governo e este presidente da república vamos continuar a ter vagas de 1 até N ou até haver uma vacina dosponível que nos resgate. Estamos dentro do assunto pandemia! Se pensarmos no assunto economia, o raciocínio é o mesmo. Vamos ter de ser resgatados vezes sem conta, pela União Europeia, via BCE ou pelo FMI ou oor ambos até mudarmos um, outro ou ambos os titulares destes orgãos de “soberania”.

  5. Se continuarmos com este governo e este presidente da república vamos continuar a ter vagas de 1 até N ou até haver uma vacina dosponível que nos resgate. Estamos dentro do assunto pandemia! Se pensarmos no assunto economia, o raciocínio é o mesmo. Vamos ter de ser resgatados vezes sem conta, pela União Europeia, via BCE ou pelo FMI ou por ambos até mudarmos um, outro ou ambos os titulares destes orgãos de “soberania”. Para mim chega! Estamos metidos com gente sem escrupulos, sem vergonha e sem ética! Nesta situação, não sei bem se não vamos mesmo ter episódios de violência física, e se tivermos, também não sei bem se será um mal ou o início da cura, em memória do 31 da Armada.

  6. Não sabia que Marcelo era perito em virologia. Se não foi ele que determinou as probabilidades de uma terceira vaga, que autoridade tem ele para anunciar essa possibilidade? Porque não deixa ele aos cientistas a missão de comunicar ao país possibilidades da esfera científica? Não há quem ponha uma rolha na boca deste comentador disfarçado de chefe de estado? Sou só eu a estar farto deste tipo? Por muitas dúvidas que eu tenha a respeito da Ana Gomes, pode ela ter a certeza de ter o meu voto em Janeiro.

  7. Marcelo antecipa possível terceira vaga…..(e critica desnorte do Governo)

    Diz o roto ao nu !
    Haverá alguém mais desnorteado que esta espécie de presidente ?!

  8. Os comentários são inúteis?
    E providenciar ideias enganosas aos cidadãos portugueses? Por si só, o Governo vale o mesmo que uma formiga e, como tal, deveria ir para a escola e renovar a sua consciência.

    O vírus não brinca, já tem alguns “anos” de idade. O Martelo Inocente voltou a ter seis anos, ou zero, assim como o Costeiro, que deveria naufragar num navio, bem longe do território português.

  9. Suponho que o PR se baseou no comportamento da Pneumónica que teve três vagas. A terceira foi a menos grave e a segunda a pior. Pode ser, de facto. Durante a primeira vaga já se afirmava que viria uma segunda.

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …