/

Marcelo preocupado com desnorte na estratégia do Governo no combate à pandemia

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (D), acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa (E)

Marcelo Rebelo de Sousa terá confessado a alguns partidos a sua preocupação relativamente a “divisões no Governo sobre medidas” tomadas nas últimas semanas.

O Presidente da República está preocupado com o desnorte e até divisão no Governo sobre a estratégia seguida no combate à pandemia, escreve o Observador. Na quarta-feira, nas audiências com os partidos, Marcelo Rebelo de Sousa disse a pelo menos dois que está apreensivo por haver “perceções diferentes” no Governo sobre a estratégia a seguir.

Marcelo terá dito a alguns partidos que o fecho das aulas presenciais no Ensino Superior era uma das medidas da renovação do estado de emergência. No entanto, durante a tarde, a medida foi desmentida pelo próprio ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor.

No dia seguinte, Marcelo Rebelo de Sousa questionou o presidente do Conselho Nacional de Saúde Pública, Henrique de Barros, se o meio universitário era um local privilegiado de contaminação. O especialista respondeu que não.

O Observador adianta que esta terá sido uma tentativa de Marcelo pressionar o Governo a tomar a decisão de suspender as aulas presenciais no Ensino Superior.

Nas reuniões extraordinárias do Conselho de Ministros, eram muitas as divisões do Governo sobre qual o caminho mais seguro a seguir. “Se o país fecha é porque fecha e estamos a condenar as pessoas ao desemprego, se não se fecha, corre-se o risco de irresponsabilidade e de desproteção da saúde das pessoas”, disse ao Observador um dos membros do Executivo.

Um outro governante desvaloriza estas dissidências, já que considera ser normal que aconteçam num Conselho de Ministros.

Ao Observador, pelo menos três dos participantes das audiências que decorreram em Belém confirmaram desabafos de Marcelo sobre a existência de “divisões no Governo sobre medidas” tomadas nas últimas semanas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.