António Costa adia decisão sobre reabertura das escolas para o fim do mês

Hugo Delgado / Lusa

O Governo anuncia, esta quinta-feira, a decisão em relação às atividades letivas no terceiro período, depois de ter ouvido durante dois dias especialistas, representantes da comunidade escolar, partidos, sindicatos e os órgãos consultivos do Ministério da Educação.

De acordo com o Jornal de Notícias, a decisão sobre a reabertura das escolas deverá ser adiada para o final do mês, até porque tem sido esse o tempo pedido pelos peritos para fazer uma reavaliação sobre a situação.

A intenção do primeiro-ministro era dar prioridade ao regresso dos alunos do Secundário, a 4 de maio, por causa do acesso ao Ensino Superior. No entanto, revela o jornal, os peritos recusaram apontar uma data segura para a reabertura das instituições de ensino.

O JN aponta que os especialistas terão previsto que o regresso dos alunos do Secundário resultaria em cerca de 450 mil pessoas nas ruas, fazendo com que o número de infeções diárias pudesse passar de uma média de 700 para 1500.

O terceiro período começa, para a maioria dos alunos do Ensino Básico e do Secundário, na próxima segunda-feira, e o mais provável será então que as aulas arranquem ainda à distância. Desde 16 de março que todos os estabelecimentos de ensino, desde creches a universidades, estão encerrados para conter a propagação do novo coronavírus.

Esta quarta-feira, tanto a Federação Nacional da Educação (FNE) como a Federação Nacional de Professores (Fenprof) também transmitiram à tutela que a situação epidemiológica atual ainda não permite um regresso seguro às escolas.

O Ministério da Educação fez, entretanto, uma parceria com a RTP para começar a transmitir no terceiro período conteúdos programáticos dirigidos aos alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade.

No entanto, existem outros problemas por resolver, designadamente a realização das provas de aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos e dos exames nacionais do 9.º ano.

Segundo a presidente do CNE, existe um consenso entre os órgãos consultivos da tutela e os representantes da comunidade escolar em torno da suspensão das provas de aferição, bem como dos exames finais do 9.º ano.

Relativamente aos exames do 11.º e 12.º anos, o Conselho de Escolas, as associações de diretores ANDAEP e ANDE e a Fenprof defendem o seu adiamento, e mesmo Costa também já o admitiu.

Numa entrevista à Renascença, o chefe do Executivo assumiu que a primeira fase poderia passar para a atual segunda fase, a partir de 20 de julho, e a segunda ser reagendada para meados de setembro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …