António Costa adia decisão sobre reabertura das escolas para o fim do mês

Hugo Delgado / Lusa

O Governo anuncia, esta quinta-feira, a decisão em relação às atividades letivas no terceiro período, depois de ter ouvido durante dois dias especialistas, representantes da comunidade escolar, partidos, sindicatos e os órgãos consultivos do Ministério da Educação.

De acordo com o Jornal de Notícias, a decisão sobre a reabertura das escolas deverá ser adiada para o final do mês, até porque tem sido esse o tempo pedido pelos peritos para fazer uma reavaliação sobre a situação.

A intenção do primeiro-ministro era dar prioridade ao regresso dos alunos do Secundário, a 4 de maio, por causa do acesso ao Ensino Superior. No entanto, revela o jornal, os peritos recusaram apontar uma data segura para a reabertura das instituições de ensino.

O JN aponta que os especialistas terão previsto que o regresso dos alunos do Secundário resultaria em cerca de 450 mil pessoas nas ruas, fazendo com que o número de infeções diárias pudesse passar de uma média de 700 para 1500.

O terceiro período começa, para a maioria dos alunos do Ensino Básico e do Secundário, na próxima segunda-feira, e o mais provável será então que as aulas arranquem ainda à distância. Desde 16 de março que todos os estabelecimentos de ensino, desde creches a universidades, estão encerrados para conter a propagação do novo coronavírus.

Esta quarta-feira, tanto a Federação Nacional da Educação (FNE) como a Federação Nacional de Professores (Fenprof) também transmitiram à tutela que a situação epidemiológica atual ainda não permite um regresso seguro às escolas.

O Ministério da Educação fez, entretanto, uma parceria com a RTP para começar a transmitir no terceiro período conteúdos programáticos dirigidos aos alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade.

No entanto, existem outros problemas por resolver, designadamente a realização das provas de aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos e dos exames nacionais do 9.º ano.

Segundo a presidente do CNE, existe um consenso entre os órgãos consultivos da tutela e os representantes da comunidade escolar em torno da suspensão das provas de aferição, bem como dos exames finais do 9.º ano.

Relativamente aos exames do 11.º e 12.º anos, o Conselho de Escolas, as associações de diretores ANDAEP e ANDE e a Fenprof defendem o seu adiamento, e mesmo Costa também já o admitiu.

Numa entrevista à Renascença, o chefe do Executivo assumiu que a primeira fase poderia passar para a atual segunda fase, a partir de 20 de julho, e a segunda ser reagendada para meados de setembro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …