António Costa adia decisão sobre reabertura das escolas para o fim do mês

Hugo Delgado / Lusa

O Governo anuncia, esta quinta-feira, a decisão em relação às atividades letivas no terceiro período, depois de ter ouvido durante dois dias especialistas, representantes da comunidade escolar, partidos, sindicatos e os órgãos consultivos do Ministério da Educação.

De acordo com o Jornal de Notícias, a decisão sobre a reabertura das escolas deverá ser adiada para o final do mês, até porque tem sido esse o tempo pedido pelos peritos para fazer uma reavaliação sobre a situação.

A intenção do primeiro-ministro era dar prioridade ao regresso dos alunos do Secundário, a 4 de maio, por causa do acesso ao Ensino Superior. No entanto, revela o jornal, os peritos recusaram apontar uma data segura para a reabertura das instituições de ensino.

O JN aponta que os especialistas terão previsto que o regresso dos alunos do Secundário resultaria em cerca de 450 mil pessoas nas ruas, fazendo com que o número de infeções diárias pudesse passar de uma média de 700 para 1500.

O terceiro período começa, para a maioria dos alunos do Ensino Básico e do Secundário, na próxima segunda-feira, e o mais provável será então que as aulas arranquem ainda à distância. Desde 16 de março que todos os estabelecimentos de ensino, desde creches a universidades, estão encerrados para conter a propagação do novo coronavírus.

Esta quarta-feira, tanto a Federação Nacional da Educação (FNE) como a Federação Nacional de Professores (Fenprof) também transmitiram à tutela que a situação epidemiológica atual ainda não permite um regresso seguro às escolas.

O Ministério da Educação fez, entretanto, uma parceria com a RTP para começar a transmitir no terceiro período conteúdos programáticos dirigidos aos alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade.

No entanto, existem outros problemas por resolver, designadamente a realização das provas de aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos e dos exames nacionais do 9.º ano.

Segundo a presidente do CNE, existe um consenso entre os órgãos consultivos da tutela e os representantes da comunidade escolar em torno da suspensão das provas de aferição, bem como dos exames finais do 9.º ano.

Relativamente aos exames do 11.º e 12.º anos, o Conselho de Escolas, as associações de diretores ANDAEP e ANDE e a Fenprof defendem o seu adiamento, e mesmo Costa também já o admitiu.

Numa entrevista à Renascença, o chefe do Executivo assumiu que a primeira fase poderia passar para a atual segunda fase, a partir de 20 de julho, e a segunda ser reagendada para meados de setembro.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …