Coreia do Norte pode estar a tentar desviar a atenção da pandemia no país (ou da saúde de Kim Jong-un)

(dv) KNS / KCNA

O Governo do Japão acredita que o aumento da hostilidade da Coreia do Norte pode ser uma forma de desviar a atenção da saúde precária do líder Kim Jong-un e da disseminação do coronavírus por todo o país.

De acordo com a Newsweek, numa conferência de imprensa, Taro Kono, ministro da Defesa do Japão, foi questionado sobre as ações do país liderado por Kim Jong-un, numa altura de tensões crescentes na península coreana.

No início do mês, a Coreia do Norte anunciou um corte de contactos com o Sul, tendo mesmo descrito o país como “inimigo” e feito explodir o escritório de ligação com a Coreia do Sul em Kaesong, uma cidade perto da fronteira.

Questionado sobre as ações da Coreia do Norte, Kono disse que o Japão “está a tentar descobrir o que está a acontecer”. “Os movimentos recentes são bastante estranhos“, afirmou.

“Número dois, suspeitamos sobre a saúde [de Kim Jong-un]. Terceiro, a colheita do ano passado na Coreia do Norte foi realmente má. A economia da Coreia do Norte não está a ir bem, por isso Kim Jong-un ou seu regime precisam de algum bode expiatório para que as pessoas não olhem para a Coreia do Norte”, explicou Kono.

“É possível que seja por isso que estejam a ser tão severos agora. Estamos a tentar recolher informações, analisá-las e ver o que realmente está a acontecer na Coreia do Norte”, garantiu o ministro da Defesa japonês. “Estamos a conversar com os Estados Unidos e outros países, estamos a trocar informações sobre isso”.

Houve especulações sobre a saúde de Kim Jong-un depois de o líder norte-coreano não ter comparecido às comemorações do Dia do Sol, dedicado ao seu falecido avô Kim Il Sung, em 15 de abril. Uma fonte anónima disse ao Daily NK que estava com problemas de saúde após uma cirurgia cardíaca em 12 de abril.

Kim Jong-un reapareceu após três semanas para participar na abertura de uma fábrica de fertilizantes. No início deste mês, ressurgiu após uma ausência de duas semanas para presidir uma reunião do Partido dos Trabalhadores da Coreia.

Kono disse ainda que informações públicas revelam que o novo coronavírus se está a espalhar pela Coreia do Norte e que “precisamos de estimar o quão amplamente se está a espalhar”. A Coreia do Norte continua a afirmar que tem zero casos a registar.

O ministro disse que Tóquio está a examinar se alguma ameaça de ação militar de Pyongyang é simplesmente desviar a atenção do povo norte-coreano “da saúde de Kim Jong-un, da má colheita ou da má economia”. “Não tenho uma resposta clara para isso, mas pessoalmente acredito que há algumas hipóteses de que seja uma dessas”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …