Coreia do Norte pode estar a tentar desviar a atenção da pandemia no país (ou da saúde de Kim Jong-un)

(dv) KNS / KCNA

O Governo do Japão acredita que o aumento da hostilidade da Coreia do Norte pode ser uma forma de desviar a atenção da saúde precária do líder Kim Jong-un e da disseminação do coronavírus por todo o país.

De acordo com a Newsweek, numa conferência de imprensa, Taro Kono, ministro da Defesa do Japão, foi questionado sobre as ações do país liderado por Kim Jong-un, numa altura de tensões crescentes na península coreana.

No início do mês, a Coreia do Norte anunciou um corte de contactos com o Sul, tendo mesmo descrito o país como “inimigo” e feito explodir o escritório de ligação com a Coreia do Sul em Kaesong, uma cidade perto da fronteira.

Questionado sobre as ações da Coreia do Norte, Kono disse que o Japão “está a tentar descobrir o que está a acontecer”. “Os movimentos recentes são bastante estranhos“, afirmou.

“Número dois, suspeitamos sobre a saúde [de Kim Jong-un]. Terceiro, a colheita do ano passado na Coreia do Norte foi realmente má. A economia da Coreia do Norte não está a ir bem, por isso Kim Jong-un ou seu regime precisam de algum bode expiatório para que as pessoas não olhem para a Coreia do Norte”, explicou Kono.

“É possível que seja por isso que estejam a ser tão severos agora. Estamos a tentar recolher informações, analisá-las e ver o que realmente está a acontecer na Coreia do Norte”, garantiu o ministro da Defesa japonês. “Estamos a conversar com os Estados Unidos e outros países, estamos a trocar informações sobre isso”.

Houve especulações sobre a saúde de Kim Jong-un depois de o líder norte-coreano não ter comparecido às comemorações do Dia do Sol, dedicado ao seu falecido avô Kim Il Sung, em 15 de abril. Uma fonte anónima disse ao Daily NK que estava com problemas de saúde após uma cirurgia cardíaca em 12 de abril.

Kim Jong-un reapareceu após três semanas para participar na abertura de uma fábrica de fertilizantes. No início deste mês, ressurgiu após uma ausência de duas semanas para presidir uma reunião do Partido dos Trabalhadores da Coreia.

Kono disse ainda que informações públicas revelam que o novo coronavírus se está a espalhar pela Coreia do Norte e que “precisamos de estimar o quão amplamente se está a espalhar”. A Coreia do Norte continua a afirmar que tem zero casos a registar.

O ministro disse que Tóquio está a examinar se alguma ameaça de ação militar de Pyongyang é simplesmente desviar a atenção do povo norte-coreano “da saúde de Kim Jong-un, da má colheita ou da má economia”. “Não tenho uma resposta clara para isso, mas pessoalmente acredito que há algumas hipóteses de que seja uma dessas”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …