/

Coreia do Norte pode estar a tentar desviar a atenção da pandemia no país (ou da saúde de Kim Jong-un)

(dv) KNS / KCNA

O Governo do Japão acredita que o aumento da hostilidade da Coreia do Norte pode ser uma forma de desviar a atenção da saúde precária do líder Kim Jong-un e da disseminação do coronavírus por todo o país.

De acordo com a Newsweek, numa conferência de imprensa, Taro Kono, ministro da Defesa do Japão, foi questionado sobre as ações do país liderado por Kim Jong-un, numa altura de tensões crescentes na península coreana.

No início do mês, a Coreia do Norte anunciou um corte de contactos com o Sul, tendo mesmo descrito o país como “inimigo” e feito explodir o escritório de ligação com a Coreia do Sul em Kaesong, uma cidade perto da fronteira.

Questionado sobre as ações da Coreia do Norte, Kono disse que o Japão “está a tentar descobrir o que está a acontecer”. “Os movimentos recentes são bastante estranhos“, afirmou.

“Número dois, suspeitamos sobre a saúde [de Kim Jong-un]. Terceiro, a colheita do ano passado na Coreia do Norte foi realmente má. A economia da Coreia do Norte não está a ir bem, por isso Kim Jong-un ou seu regime precisam de algum bode expiatório para que as pessoas não olhem para a Coreia do Norte”, explicou Kono.

“É possível que seja por isso que estejam a ser tão severos agora. Estamos a tentar recolher informações, analisá-las e ver o que realmente está a acontecer na Coreia do Norte”, garantiu o ministro da Defesa japonês. “Estamos a conversar com os Estados Unidos e outros países, estamos a trocar informações sobre isso”.

Houve especulações sobre a saúde de Kim Jong-un depois de o líder norte-coreano não ter comparecido às comemorações do Dia do Sol, dedicado ao seu falecido avô Kim Il Sung, em 15 de abril. Uma fonte anónima disse ao Daily NK que estava com problemas de saúde após uma cirurgia cardíaca em 12 de abril.

Kim Jong-un reapareceu após três semanas para participar na abertura de uma fábrica de fertilizantes. No início deste mês, ressurgiu após uma ausência de duas semanas para presidir uma reunião do Partido dos Trabalhadores da Coreia.

Kono disse ainda que informações públicas revelam que o novo coronavírus se está a espalhar pela Coreia do Norte e que “precisamos de estimar o quão amplamente se está a espalhar”. A Coreia do Norte continua a afirmar que tem zero casos a registar.

O ministro disse que Tóquio está a examinar se alguma ameaça de ação militar de Pyongyang é simplesmente desviar a atenção do povo norte-coreano “da saúde de Kim Jong-un, da má colheita ou da má economia”. “Não tenho uma resposta clara para isso, mas pessoalmente acredito que há algumas hipóteses de que seja uma dessas”, acrescentou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.