Coreia do Norte pode estar a tentar desviar a atenção da pandemia no país (ou da saúde de Kim Jong-un)

(dv) KNS / KCNA

O Governo do Japão acredita que o aumento da hostilidade da Coreia do Norte pode ser uma forma de desviar a atenção da saúde precária do líder Kim Jong-un e da disseminação do coronavírus por todo o país.

De acordo com a Newsweek, numa conferência de imprensa, Taro Kono, ministro da Defesa do Japão, foi questionado sobre as ações do país liderado por Kim Jong-un, numa altura de tensões crescentes na península coreana.

No início do mês, a Coreia do Norte anunciou um corte de contactos com o Sul, tendo mesmo descrito o país como “inimigo” e feito explodir o escritório de ligação com a Coreia do Sul em Kaesong, uma cidade perto da fronteira.

Questionado sobre as ações da Coreia do Norte, Kono disse que o Japão “está a tentar descobrir o que está a acontecer”. “Os movimentos recentes são bastante estranhos“, afirmou.

“Número dois, suspeitamos sobre a saúde [de Kim Jong-un]. Terceiro, a colheita do ano passado na Coreia do Norte foi realmente má. A economia da Coreia do Norte não está a ir bem, por isso Kim Jong-un ou seu regime precisam de algum bode expiatório para que as pessoas não olhem para a Coreia do Norte”, explicou Kono.

“É possível que seja por isso que estejam a ser tão severos agora. Estamos a tentar recolher informações, analisá-las e ver o que realmente está a acontecer na Coreia do Norte”, garantiu o ministro da Defesa japonês. “Estamos a conversar com os Estados Unidos e outros países, estamos a trocar informações sobre isso”.

Houve especulações sobre a saúde de Kim Jong-un depois de o líder norte-coreano não ter comparecido às comemorações do Dia do Sol, dedicado ao seu falecido avô Kim Il Sung, em 15 de abril. Uma fonte anónima disse ao Daily NK que estava com problemas de saúde após uma cirurgia cardíaca em 12 de abril.

Kim Jong-un reapareceu após três semanas para participar na abertura de uma fábrica de fertilizantes. No início deste mês, ressurgiu após uma ausência de duas semanas para presidir uma reunião do Partido dos Trabalhadores da Coreia.

Kono disse ainda que informações públicas revelam que o novo coronavírus se está a espalhar pela Coreia do Norte e que “precisamos de estimar o quão amplamente se está a espalhar”. A Coreia do Norte continua a afirmar que tem zero casos a registar.

O ministro disse que Tóquio está a examinar se alguma ameaça de ação militar de Pyongyang é simplesmente desviar a atenção do povo norte-coreano “da saúde de Kim Jong-un, da má colheita ou da má economia”. “Não tenho uma resposta clara para isso, mas pessoalmente acredito que há algumas hipóteses de que seja uma dessas”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antigo gestor de Isabel dos Santos denuncia "contrato falso" da Sonangol

O antigo assessor da empresária Isabel dos Santos na Sonangol, Mário Leite da Silva, queixou-se junto de reguladores internacionais sobre um “contrato falso” que terá lesado a petrolífera angolana em 193 milhões de euros em …

Presidente do Líbano pede ajuda na ONU para a reconstrução pós-explosão

O Presidente do Líbano, Michel Aoun, pediu na quarta-feira à comunidade internacional apoio para a reconstrução do principal porto do país e dos bairros de Beirute destruídos pela catastrófica explosão ocorrida em agosto. Na sua intervenção pré-gravada …

Ninguém foi indiciado pela morte de Breonna Taylor. Dois polícias baleados durante protestos

Um painel de jurados do Kentucky indiciou esta quarta-feira apenas um polícia por disparar contra apartamentos na vizinhança, mas não avançou com acusações contra nenhum polícia na morte da jovem negra Breonna Taylor. Imediatamente após o …

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …