Kim Jong-Un em estado crítico ou só a fugir do coronavírus? China enviou médicos para a Coreia do Norte

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Os rumores em torno das condições de saúde de Kim Jong-Un aumentam com a notícia de que a China enviou especialistas médicos para a Coreia do Norte. Reportou-se que o líder norte-coreano estará em estado crítico depois de ter sido operado a um problema cardiovascular.

Num país tão isolado e dado a secretismos como a Coreia do Norte, especialmente no que se refere ao seu líder supremo, é muito difícil confirmar o que se passa de verdade. A única certeza é que Kim Jong-Un anda desaparecido do olhar do público.

A sua última aparição pública foi a 11 de Abril quando presidiu a uma reunião do Partido que lidera a Coreia do Norte. Foi muito estranha a sua ausência em algumas das cerimónias públicas mais importantes do país, pelo que começaram a surgir rumores quanto ao seu estado de saúde.

Os rumores forma fortalecidos pelo jornal Daily NK que é feito na Coreia do Sul por desertores norte-coreanos que avançou que Jong-Un foi operado a 12 de Abril a um problema cardíaco que terá sido provocado pelo seu “tabagismo excessivo, obesidade e excesso de trabalho”.

Agora, a Reuters avança que a China terá enviado uma equipa de representantes do Partido Comunista ao país, incluindo especialistas médicos na comitiva.

A agência de notícias cita “três pessoas familiarizadas com a situação” como fontes da informação, notando que recusaram ser identificadas “dada a sensibilidade” do tema.

Em 2008, quando Kim Jong-Il, o pai do actual líder da Coreia do Norte que estava então à frente do país, teve um derrame cerebral recebeu assistência de médicos chineses. Acabou por morrer, três anos depois, devido a um ataque cardíaco.

Coreia do Norte toma medidas contra coronavírus

Oficialmente, não há dados que comprovem nada relativamente à saúde de Jong-Un.

A CNN reforçou os rumores avançando que os Serviços de Inteligência dos EUA estariam atentos à situação. Mas o presidente Donald Trump disse não ter conhecimento de quaisquer problemas de saúde de Jong-Un. “Tenho uma boa relação com Kim Jong-Un e espero que esteja bem”, sustentou Trump.

Já o Secretário de Estado, Mike Pompeo, frisou em entrevista à Fox News que os EUA estão a “observar a situação com muita atenção”, embora notando que não têm informações de que algo de anormal esteja a acontecer na Coreia do Norte.

Contudo, nos últimos dias, alguns media norte-americanos reportaram que aviões dos EUA têm estado a sobrevoar a Coreia do Norte para tentar apurar mais dados. Especialistas políticos avançam, contudo, que a medida pode ser mais estratégica do que propriamente para obter informações, no sentido de forçar a Coreia do Norte a divulgar o que se passa, afinal, com Kim Jong-Un.

Entretanto, surgiram também rumores de que haverá uma corrida às lojas na Coreia do Norte nos últimos dias, em busca de alimentos. Mas não se sabe se isso terá alguma coisa a ver com o desaparecimento de Jong-Un ou com o facto de o regime norte-coreano ter anunciado, na semana passada, medidas restritivas mais apertadas por causa do coronavírus.

A Coreia do Norte chegou a anunciar que não tinha qualquer infectado no país, mas estará, agora, a tomar medidas por causa da pandemia.

E pode ser que o desaparecimento de Kim Jong-Un de cerimónias públicas tenha a ver com a Covid-19. Talvez o líder norte-coreano esteja, simplesmente, a tentar evitar apanhar a infecção, votando-se ao confinamento, até porque ele faz parte do grupo de risco devido ao historial familiar de doenças cardiovasculares.

Irmã apontada como possível sucessora

Os rumores também puseram em marcha especulações quanto ao possível sucessor do líder norte-coreano que, com 36 anos, não tem filhos conhecidos. Especula-se que a irmã mais nova, Kim Yo-Jong, uma das suas principais assessoras, possa suceder-lhe, até porque tem subido na hierarquia do Partido.

Ela é vice-directora do Departamento de Propaganda e Agitação do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, estudou na Suíça e será muito próxima do irmão.

Em 2014, Kim Jong-Un também desapareceu misteriosamente durante um mês. Acabou por reaparecer a mancar. Pouco depois disso, piratas informáticos financiados pela Coreia do Norte lançaram um ataque massivo à Sony Pictures como retaliação pela produção da comédia “The Interview” que se desenrola em torno de um plano da CIA para matar Kim Jong-Un.

Quem sabe se, desta vez, o líder norte-coreano vai voltar a aparecer, são e salvo, quem sabe montado no seu cavalo e a caminhar para o horizonte como um cowboy pronto para o próximo duelo.

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Mas !!!!!!!………….. infelizmente para o Povo Coreano, mesmo se a ceifeira lhes faz esse favor, há uma fila deles como herdeiros do trono, do mesmo calibre !

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …