Kim Jong-Un em estado crítico ou só a fugir do coronavírus? China enviou médicos para a Coreia do Norte

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Os rumores em torno das condições de saúde de Kim Jong-Un aumentam com a notícia de que a China enviou especialistas médicos para a Coreia do Norte. Reportou-se que o líder norte-coreano estará em estado crítico depois de ter sido operado a um problema cardiovascular.

Num país tão isolado e dado a secretismos como a Coreia do Norte, especialmente no que se refere ao seu líder supremo, é muito difícil confirmar o que se passa de verdade. A única certeza é que Kim Jong-Un anda desaparecido do olhar do público.

A sua última aparição pública foi a 11 de Abril quando presidiu a uma reunião do Partido que lidera a Coreia do Norte. Foi muito estranha a sua ausência em algumas das cerimónias públicas mais importantes do país, pelo que começaram a surgir rumores quanto ao seu estado de saúde.



Os rumores forma fortalecidos pelo jornal Daily NK que é feito na Coreia do Sul por desertores norte-coreanos que avançou que Jong-Un foi operado a 12 de Abril a um problema cardíaco que terá sido provocado pelo seu “tabagismo excessivo, obesidade e excesso de trabalho”.

Agora, a Reuters avança que a China terá enviado uma equipa de representantes do Partido Comunista ao país, incluindo especialistas médicos na comitiva.

A agência de notícias cita “três pessoas familiarizadas com a situação” como fontes da informação, notando que recusaram ser identificadas “dada a sensibilidade” do tema.

Em 2008, quando Kim Jong-Il, o pai do actual líder da Coreia do Norte que estava então à frente do país, teve um derrame cerebral recebeu assistência de médicos chineses. Acabou por morrer, três anos depois, devido a um ataque cardíaco.

Coreia do Norte toma medidas contra coronavírus

Oficialmente, não há dados que comprovem nada relativamente à saúde de Jong-Un.

A CNN reforçou os rumores avançando que os Serviços de Inteligência dos EUA estariam atentos à situação. Mas o presidente Donald Trump disse não ter conhecimento de quaisquer problemas de saúde de Jong-Un. “Tenho uma boa relação com Kim Jong-Un e espero que esteja bem”, sustentou Trump.

Já o Secretário de Estado, Mike Pompeo, frisou em entrevista à Fox News que os EUA estão a “observar a situação com muita atenção”, embora notando que não têm informações de que algo de anormal esteja a acontecer na Coreia do Norte.

Contudo, nos últimos dias, alguns media norte-americanos reportaram que aviões dos EUA têm estado a sobrevoar a Coreia do Norte para tentar apurar mais dados. Especialistas políticos avançam, contudo, que a medida pode ser mais estratégica do que propriamente para obter informações, no sentido de forçar a Coreia do Norte a divulgar o que se passa, afinal, com Kim Jong-Un.

Entretanto, surgiram também rumores de que haverá uma corrida às lojas na Coreia do Norte nos últimos dias, em busca de alimentos. Mas não se sabe se isso terá alguma coisa a ver com o desaparecimento de Jong-Un ou com o facto de o regime norte-coreano ter anunciado, na semana passada, medidas restritivas mais apertadas por causa do coronavírus.

A Coreia do Norte chegou a anunciar que não tinha qualquer infectado no país, mas estará, agora, a tomar medidas por causa da pandemia.

E pode ser que o desaparecimento de Kim Jong-Un de cerimónias públicas tenha a ver com a Covid-19. Talvez o líder norte-coreano esteja, simplesmente, a tentar evitar apanhar a infecção, votando-se ao confinamento, até porque ele faz parte do grupo de risco devido ao historial familiar de doenças cardiovasculares.

Irmã apontada como possível sucessora

Os rumores também puseram em marcha especulações quanto ao possível sucessor do líder norte-coreano que, com 36 anos, não tem filhos conhecidos. Especula-se que a irmã mais nova, Kim Yo-Jong, uma das suas principais assessoras, possa suceder-lhe, até porque tem subido na hierarquia do Partido.

Ela é vice-directora do Departamento de Propaganda e Agitação do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, estudou na Suíça e será muito próxima do irmão.

Em 2014, Kim Jong-Un também desapareceu misteriosamente durante um mês. Acabou por reaparecer a mancar. Pouco depois disso, piratas informáticos financiados pela Coreia do Norte lançaram um ataque massivo à Sony Pictures como retaliação pela produção da comédia “The Interview” que se desenrola em torno de um plano da CIA para matar Kim Jong-Un.

Quem sabe se, desta vez, o líder norte-coreano vai voltar a aparecer, são e salvo, quem sabe montado no seu cavalo e a caminhar para o horizonte como um cowboy pronto para o próximo duelo.

  SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Mas !!!!!!!………….. infelizmente para o Povo Coreano, mesmo se a ceifeira lhes faz esse favor, há uma fila deles como herdeiros do trono, do mesmo calibre !

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …