Kim Jong-un anda “desaparecido”. Terá sido alvo de intervenção cirúrgica

1

KCNA / YONHAP

O líder norte-coreano Kim Jong-un terá sido alvo de uma intervenção cirúrgica ao coração no início do mês de abril. Segundo fonte oficial do governo sul-coreano, estará a recuperar numa villa privada.

A emissora norte-americana CNN, que citava fontes próximas dos serviços secretos dos Estados Unidos, dava conta de que Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, estaria em estado grave após uma cirurgia.

Além disso, a CNN alegava que os Estados Unidos estariam a monitorizar a situação de perto e a tentar traçar os passos dados pelo líder norte-coreano nos últimos dias.

Kim Jong-un não aparece em público desde 12 de abril, de acordo com os meios de comunicação do regime. O líder norte-coreano presenciou, nesse dia, uma inspeção de aviões militares, um dia depois de ter estado presente numa reunião importante a nível político.

Além disso, Kim Jong-un faltou à cerimónia de 15 de abril, data do aniversário do seu avô e fundador do país, Kim Il-Sung – a celebração política mais importante do regime.

Normalmente, dados sobre a Coreia do Norte são difíceis de confirmar, uma vez que toda a informação sobre a figura máxima é controlada pelo regime.

Uma notícia do Daily NK, um jornal sul-coreano, citada pelo jornal britânico The Guardian, alegou que Kim terá sido alvo de um procedimento médico cardiovascular, relacionado com a obesidade e com fumar em excesso.

Até agora, ninguém negou que o líder da Coreia do Norte tenha sido sujeito a uma intervenção cirúrgica, mas não há confirmação de que esteja gravemente doente.

Além da agência sul-coreana YNA, a agência Reuters também escreve sobre o assunto, recorrendo a fontes na Coreia do Sul e do Partido Comunista Chinês para minimizar as suspeitas.

A irmã de Kim Jong-un, Kim Yo-jong, estará interinamente a servir de decisor político na ausência do líder máximo da Coreia do Norte.

O Observador recorda que esta especulação faz recordar o “desaparecimento” do líder norte-coreano em 2014. Durante 40 dias, não houve sinais de Kim Jong-un. As dúvidas terminaram quando surgiu de bengala na mão. Os meios estatais defenderem que sofria de uma “condição física desconfortável”.

ZAP //

 

 

 

1 Comment

  1. Segundo consta foi visitar o interior de um dos seus satélites e por curiosidade carregou num dos botões e pôs-se em órbita sem querer, irá agora a caminho de novo planeta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.