Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

KCNA / EPA

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí um anúncio importante.

Reza a lenda que foi na montanha com 2750 metros que terá nascido Dangun, o fundador do primeiro império coreano, há quatro mil anos – e também Kim Jong-il, o pai e antecessor de Kim Jong-un.

Terá ainda sido nesta montanha que Kim Il-sung, o avô do atual líder, organizou a resistência contra os japoneses, que governaram a Coreia entre 1910 e o fim da II Guerra Mundial, em 1945. É o que garante, de acordo com o Diário de Notícias, a propaganda do regime de Pyongyang que usa a montanha como símbolo.

“Ao testemunhar os grandes momentos dos seus pensamentos no topo do Monte Peaktu, todos os oficiais que acompanhavam [Kim Jong-un] estavam convencidos com emoção e alegria que será uma grande operação para surpreender o mundo com admiração e dar um passo em frente na revolução norte-coreana”, afirma a notícia da KCNA.

O tipo de imagens divulgadas e a linguagem usada no comunicado que descreve a subida de Kim ao topo do Monte Baektu contribuem para a construção da ideia de “mito” e têm um efeito de propaganda, que poderá ser intensificado nos próximos dias, considera Rachel Minyoung Lee, uma analista dos assuntos norte-coreanos, citada pela agência Reuters.

“Esta é uma forma de afirmação, um símbolo de desafio”, considera Joshua Pollack, do Instituto de Estudos Internacionais Middlebury, especialista nos assuntos da Coreia do Norte.

O passeio de Kim surge depois de, no início deste mês, responsáveis norte-americanos e norte-coreanos se terem reunido na Suécia, no primeiro encontro bilateral desde a segunda cimeira entre Kim e Trump, em junho, na zona desmilitarizada que divide as duas Coreias desde o fim da guerra (1950-53).

Mas as discussões acabaram por terminar sem nenhum desenvolvimento positivo. Pouco antes deste encontro, a Coreia do Norte lançou um novo tipo de míssil balístico, naquele que foi o 11.º teste deste género desde o início do ano.

Não é a primeira vez que Kim Jong-un sobre a montanha sagrada, vista pelos norte-coreanos como o caminho mais próximo para o céu. Em 2017 visitou o monte Paektu semanas antes do discurso de Ano Novo que marcou o ponto de viragem depois de meses de tensão com os EUA e com a Coreia do Sul, determinando a aproximação a ambos, que permitiu a realização de duas cimeiras com o presidente Donald Trump.

Em 2018, Kim esteve mesmo na montanha com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. Moon tornou-se assim o primeiro chefe de Estado sul-coreano a visitar o cume.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mete dó como todo um país é instrumentalizado para obedecer e adorar um fanático político, louco e imperialista desta forma, é verdade que o medo e a colaboração de alguns a troco de benesses faz a submissão e o resultado está à vista.

RESPONDER

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …