Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

KCNA / EPA

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí um anúncio importante.

Reza a lenda que foi na montanha com 2750 metros que terá nascido Dangun, o fundador do primeiro império coreano, há quatro mil anos – e também Kim Jong-il, o pai e antecessor de Kim Jong-un.

Terá ainda sido nesta montanha que Kim Il-sung, o avô do atual líder, organizou a resistência contra os japoneses, que governaram a Coreia entre 1910 e o fim da II Guerra Mundial, em 1945. É o que garante, de acordo com o Diário de Notícias, a propaganda do regime de Pyongyang que usa a montanha como símbolo.

“Ao testemunhar os grandes momentos dos seus pensamentos no topo do Monte Peaktu, todos os oficiais que acompanhavam [Kim Jong-un] estavam convencidos com emoção e alegria que será uma grande operação para surpreender o mundo com admiração e dar um passo em frente na revolução norte-coreana”, afirma a notícia da KCNA.

O tipo de imagens divulgadas e a linguagem usada no comunicado que descreve a subida de Kim ao topo do Monte Baektu contribuem para a construção da ideia de “mito” e têm um efeito de propaganda, que poderá ser intensificado nos próximos dias, considera Rachel Minyoung Lee, uma analista dos assuntos norte-coreanos, citada pela agência Reuters.

“Esta é uma forma de afirmação, um símbolo de desafio”, considera Joshua Pollack, do Instituto de Estudos Internacionais Middlebury, especialista nos assuntos da Coreia do Norte.

O passeio de Kim surge depois de, no início deste mês, responsáveis norte-americanos e norte-coreanos se terem reunido na Suécia, no primeiro encontro bilateral desde a segunda cimeira entre Kim e Trump, em junho, na zona desmilitarizada que divide as duas Coreias desde o fim da guerra (1950-53).

Mas as discussões acabaram por terminar sem nenhum desenvolvimento positivo. Pouco antes deste encontro, a Coreia do Norte lançou um novo tipo de míssil balístico, naquele que foi o 11.º teste deste género desde o início do ano.

Não é a primeira vez que Kim Jong-un sobre a montanha sagrada, vista pelos norte-coreanos como o caminho mais próximo para o céu. Em 2017 visitou o monte Paektu semanas antes do discurso de Ano Novo que marcou o ponto de viragem depois de meses de tensão com os EUA e com a Coreia do Sul, determinando a aproximação a ambos, que permitiu a realização de duas cimeiras com o presidente Donald Trump.

Em 2018, Kim esteve mesmo na montanha com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. Moon tornou-se assim o primeiro chefe de Estado sul-coreano a visitar o cume.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mete dó como todo um país é instrumentalizado para obedecer e adorar um fanático político, louco e imperialista desta forma, é verdade que o medo e a colaboração de alguns a troco de benesses faz a submissão e o resultado está à vista.

RESPONDER

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …