Barcos de luxo sugerem que Kim Jong-un está numa villa privada. Coreia do Norte em risco de fome

Rodong Sinmun / YONHAP / EPA

Imagens de satélite que mostram movimentos recentes de barcos de luxo frequentemente usados por Kim Jong-un sugerem que o líder norte-coreano está num resort costeiro. Entretanto, o seu país está em risco real de fome.

As especulações sobre a saúde e a localização de Kim Jong-u n surgiram após a sua ausência sem precedentes nas comemorações de 15 de abril, que marcam o aniversário do seu falecido avô e fundador da Coreia do Norte, Kim Il Sung.

Esta terça-feira, de acordo com a agência Reuters, o site de monitorização da Coreia do Norte, NK PRO, relatou imagens de satélite que mostram que os barcos usados ​​por Kim Jong-un fizeram movimentos em padrões que sugerem que o líder ou a sua comitiva podem estar na área de Wonsan.

Estas observações acontecem depois de, na semana passada, um projeto de monitorização da Coreia do Norte, sediado nos Estados Unidos, relatar que imagens de satélite mostravam o que se acreditava ser o comboio pessoal de Kim Jong-un estacionado numa estação reservada para o seu uso na vila de Wonsan.

O complexo à beira-mar de Kim Jong-un em Wonsan, na costa leste do país, é pontilhado por villas de hóspedes e tem uma praia particular, campo de basquetebol e estação de comboio privada. Uma pista de aterragem foi demolida no ano passado para construir uma pista de equitação, enquanto uma casa de barcos nas proximidades abriga o iate de luxo Princess 95 de Kim Jong-un.

Autoridades da Coreia do Sul e dos Estados Unidos dizem que é plausível que Kim Jong-un possa estar lá, possivelmente para evitar a exposição ao novo coronavírus, e expressaram ceticismo em relação à possibilidade de o líder ter alguma doença grave.

No entanto, alertam, a saúde e a localização de Kim Jong-un são segredos bem guardados e é difícil obter informações confiáveis ​​na Coreia do Norte.

Coreia do Norte em risco de fome

Na quarta-feira, Mike Pompeo, secretário de Estado dos Estados Unidos, disse, em conferência de imprensa, que o país não conseguiu encontrar Kim Jong-un. “Não o vimos. Não temos nenhuma informação a relatar hoje, estamos a assistir de perto”, disse Pompeo, em declarações à Fox News, citado pelo agência Reuters.

Pompeo disse que os Estados Unidos também estão a monitorizar a situação mais amplamente na Coreia do Norte, que faz fronteira com a China, dado o risco apresentado pelo coronavírus.

“Existe um risco real de que haja fome, escassez de alimentos, dentro da Coreia do Norte”, disse. “Estamos a observar cada uma dessas coisas de perto, pois têm um impacto real no nosso conjunto de missões, que é desnuclearizar a Coreia do Norte”.

Kim Jong-un não faz aparições públicas desde que presidiu um encontro do politburo do Partido dos Trabalhadores, em 11 de abril. As autoridades sul-coreanas consideram que o líder da Coreia do Norte está “vivo e de boa saúde”, minimizando a seriedade dos rumores sobre os alegados de problemas de saúde de Kim Jong-un.

Em 2014, durante 40 dias, não houve sinais de Kim Jong-un. As dúvidas terminaram quando surgiu de bengala na mão. Os meios estatais defenderem que sofria de uma “condição física desconfortável”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …