/

Barcos de luxo sugerem que Kim Jong-un está numa villa privada. Coreia do Norte em risco de fome

1

Rodong Sinmun / YONHAP / EPA

Imagens de satélite que mostram movimentos recentes de barcos de luxo frequentemente usados por Kim Jong-un sugerem que o líder norte-coreano está num resort costeiro. Entretanto, o seu país está em risco real de fome.

As especulações sobre a saúde e a localização de Kim Jong-u n surgiram após a sua ausência sem precedentes nas comemorações de 15 de abril, que marcam o aniversário do seu falecido avô e fundador da Coreia do Norte, Kim Il Sung.

Esta terça-feira, de acordo com a agência Reuters, o site de monitorização da Coreia do Norte, NK PRO, relatou imagens de satélite que mostram que os barcos usados ​​por Kim Jong-un fizeram movimentos em padrões que sugerem que o líder ou a sua comitiva podem estar na área de Wonsan.

Estas observações acontecem depois de, na semana passada, um projeto de monitorização da Coreia do Norte, sediado nos Estados Unidos, relatar que imagens de satélite mostravam o que se acreditava ser o comboio pessoal de Kim Jong-un estacionado numa estação reservada para o seu uso na vila de Wonsan.

O complexo à beira-mar de Kim Jong-un em Wonsan, na costa leste do país, é pontilhado por villas de hóspedes e tem uma praia particular, campo de basquetebol e estação de comboio privada. Uma pista de aterragem foi demolida no ano passado para construir uma pista de equitação, enquanto uma casa de barcos nas proximidades abriga o iate de luxo Princess 95 de Kim Jong-un.

Autoridades da Coreia do Sul e dos Estados Unidos dizem que é plausível que Kim Jong-un possa estar lá, possivelmente para evitar a exposição ao novo coronavírus, e expressaram ceticismo em relação à possibilidade de o líder ter alguma doença grave.

No entanto, alertam, a saúde e a localização de Kim Jong-un são segredos bem guardados e é difícil obter informações confiáveis ​​na Coreia do Norte.

Coreia do Norte em risco de fome

Na quarta-feira, Mike Pompeo, secretário de Estado dos Estados Unidos, disse, em conferência de imprensa, que o país não conseguiu encontrar Kim Jong-un. “Não o vimos. Não temos nenhuma informação a relatar hoje, estamos a assistir de perto”, disse Pompeo, em declarações à Fox News, citado pelo agência Reuters.

Pompeo disse que os Estados Unidos também estão a monitorizar a situação mais amplamente na Coreia do Norte, que faz fronteira com a China, dado o risco apresentado pelo coronavírus.

“Existe um risco real de que haja fome, escassez de alimentos, dentro da Coreia do Norte”, disse. “Estamos a observar cada uma dessas coisas de perto, pois têm um impacto real no nosso conjunto de missões, que é desnuclearizar a Coreia do Norte”.

Kim Jong-un não faz aparições públicas desde que presidiu um encontro do politburo do Partido dos Trabalhadores, em 11 de abril. As autoridades sul-coreanas consideram que o líder da Coreia do Norte está “vivo e de boa saúde”, minimizando a seriedade dos rumores sobre os alegados de problemas de saúde de Kim Jong-un.

Em 2014, durante 40 dias, não houve sinais de Kim Jong-un. As dúvidas terminaram quando surgiu de bengala na mão. Os meios estatais defenderem que sofria de uma “condição física desconfortável”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.