Barcos de luxo sugerem que Kim Jong-un está numa villa privada. Coreia do Norte em risco de fome

Rodong Sinmun / YONHAP / EPA

Imagens de satélite que mostram movimentos recentes de barcos de luxo frequentemente usados por Kim Jong-un sugerem que o líder norte-coreano está num resort costeiro. Entretanto, o seu país está em risco real de fome.

As especulações sobre a saúde e a localização de Kim Jong-u n surgiram após a sua ausência sem precedentes nas comemorações de 15 de abril, que marcam o aniversário do seu falecido avô e fundador da Coreia do Norte, Kim Il Sung.

Esta terça-feira, de acordo com a agência Reuters, o site de monitorização da Coreia do Norte, NK PRO, relatou imagens de satélite que mostram que os barcos usados ​​por Kim Jong-un fizeram movimentos em padrões que sugerem que o líder ou a sua comitiva podem estar na área de Wonsan.

Estas observações acontecem depois de, na semana passada, um projeto de monitorização da Coreia do Norte, sediado nos Estados Unidos, relatar que imagens de satélite mostravam o que se acreditava ser o comboio pessoal de Kim Jong-un estacionado numa estação reservada para o seu uso na vila de Wonsan.

O complexo à beira-mar de Kim Jong-un em Wonsan, na costa leste do país, é pontilhado por villas de hóspedes e tem uma praia particular, campo de basquetebol e estação de comboio privada. Uma pista de aterragem foi demolida no ano passado para construir uma pista de equitação, enquanto uma casa de barcos nas proximidades abriga o iate de luxo Princess 95 de Kim Jong-un.

Autoridades da Coreia do Sul e dos Estados Unidos dizem que é plausível que Kim Jong-un possa estar lá, possivelmente para evitar a exposição ao novo coronavírus, e expressaram ceticismo em relação à possibilidade de o líder ter alguma doença grave.

No entanto, alertam, a saúde e a localização de Kim Jong-un são segredos bem guardados e é difícil obter informações confiáveis ​​na Coreia do Norte.

Coreia do Norte em risco de fome

Na quarta-feira, Mike Pompeo, secretário de Estado dos Estados Unidos, disse, em conferência de imprensa, que o país não conseguiu encontrar Kim Jong-un. “Não o vimos. Não temos nenhuma informação a relatar hoje, estamos a assistir de perto”, disse Pompeo, em declarações à Fox News, citado pelo agência Reuters.

Pompeo disse que os Estados Unidos também estão a monitorizar a situação mais amplamente na Coreia do Norte, que faz fronteira com a China, dado o risco apresentado pelo coronavírus.

“Existe um risco real de que haja fome, escassez de alimentos, dentro da Coreia do Norte”, disse. “Estamos a observar cada uma dessas coisas de perto, pois têm um impacto real no nosso conjunto de missões, que é desnuclearizar a Coreia do Norte”.

Kim Jong-un não faz aparições públicas desde que presidiu um encontro do politburo do Partido dos Trabalhadores, em 11 de abril. As autoridades sul-coreanas consideram que o líder da Coreia do Norte está “vivo e de boa saúde”, minimizando a seriedade dos rumores sobre os alegados de problemas de saúde de Kim Jong-un.

Em 2014, durante 40 dias, não houve sinais de Kim Jong-un. As dúvidas terminaram quando surgiu de bengala na mão. Os meios estatais defenderem que sofria de uma “condição física desconfortável”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …