Barcos de luxo sugerem que Kim Jong-un está numa villa privada. Coreia do Norte em risco de fome

Rodong Sinmun / YONHAP / EPA

Imagens de satélite que mostram movimentos recentes de barcos de luxo frequentemente usados por Kim Jong-un sugerem que o líder norte-coreano está num resort costeiro. Entretanto, o seu país está em risco real de fome.

As especulações sobre a saúde e a localização de Kim Jong-u n surgiram após a sua ausência sem precedentes nas comemorações de 15 de abril, que marcam o aniversário do seu falecido avô e fundador da Coreia do Norte, Kim Il Sung.

Esta terça-feira, de acordo com a agência Reuters, o site de monitorização da Coreia do Norte, NK PRO, relatou imagens de satélite que mostram que os barcos usados ​​por Kim Jong-un fizeram movimentos em padrões que sugerem que o líder ou a sua comitiva podem estar na área de Wonsan.

Estas observações acontecem depois de, na semana passada, um projeto de monitorização da Coreia do Norte, sediado nos Estados Unidos, relatar que imagens de satélite mostravam o que se acreditava ser o comboio pessoal de Kim Jong-un estacionado numa estação reservada para o seu uso na vila de Wonsan.

O complexo à beira-mar de Kim Jong-un em Wonsan, na costa leste do país, é pontilhado por villas de hóspedes e tem uma praia particular, campo de basquetebol e estação de comboio privada. Uma pista de aterragem foi demolida no ano passado para construir uma pista de equitação, enquanto uma casa de barcos nas proximidades abriga o iate de luxo Princess 95 de Kim Jong-un.

Autoridades da Coreia do Sul e dos Estados Unidos dizem que é plausível que Kim Jong-un possa estar lá, possivelmente para evitar a exposição ao novo coronavírus, e expressaram ceticismo em relação à possibilidade de o líder ter alguma doença grave.

No entanto, alertam, a saúde e a localização de Kim Jong-un são segredos bem guardados e é difícil obter informações confiáveis ​​na Coreia do Norte.

Coreia do Norte em risco de fome

Na quarta-feira, Mike Pompeo, secretário de Estado dos Estados Unidos, disse, em conferência de imprensa, que o país não conseguiu encontrar Kim Jong-un. “Não o vimos. Não temos nenhuma informação a relatar hoje, estamos a assistir de perto”, disse Pompeo, em declarações à Fox News, citado pelo agência Reuters.

Pompeo disse que os Estados Unidos também estão a monitorizar a situação mais amplamente na Coreia do Norte, que faz fronteira com a China, dado o risco apresentado pelo coronavírus.

“Existe um risco real de que haja fome, escassez de alimentos, dentro da Coreia do Norte”, disse. “Estamos a observar cada uma dessas coisas de perto, pois têm um impacto real no nosso conjunto de missões, que é desnuclearizar a Coreia do Norte”.

Kim Jong-un não faz aparições públicas desde que presidiu um encontro do politburo do Partido dos Trabalhadores, em 11 de abril. As autoridades sul-coreanas consideram que o líder da Coreia do Norte está “vivo e de boa saúde”, minimizando a seriedade dos rumores sobre os alegados de problemas de saúde de Kim Jong-un.

Em 2014, durante 40 dias, não houve sinais de Kim Jong-un. As dúvidas terminaram quando surgiu de bengala na mão. Os meios estatais defenderem que sofria de uma “condição física desconfortável”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …