Barcos de luxo sugerem que Kim Jong-un está numa villa privada. Coreia do Norte em risco de fome

Rodong Sinmun / YONHAP / EPA

Imagens de satélite que mostram movimentos recentes de barcos de luxo frequentemente usados por Kim Jong-un sugerem que o líder norte-coreano está num resort costeiro. Entretanto, o seu país está em risco real de fome.

As especulações sobre a saúde e a localização de Kim Jong-u n surgiram após a sua ausência sem precedentes nas comemorações de 15 de abril, que marcam o aniversário do seu falecido avô e fundador da Coreia do Norte, Kim Il Sung.

Esta terça-feira, de acordo com a agência Reuters, o site de monitorização da Coreia do Norte, NK PRO, relatou imagens de satélite que mostram que os barcos usados ​​por Kim Jong-un fizeram movimentos em padrões que sugerem que o líder ou a sua comitiva podem estar na área de Wonsan.



Estas observações acontecem depois de, na semana passada, um projeto de monitorização da Coreia do Norte, sediado nos Estados Unidos, relatar que imagens de satélite mostravam o que se acreditava ser o comboio pessoal de Kim Jong-un estacionado numa estação reservada para o seu uso na vila de Wonsan.

O complexo à beira-mar de Kim Jong-un em Wonsan, na costa leste do país, é pontilhado por villas de hóspedes e tem uma praia particular, campo de basquetebol e estação de comboio privada. Uma pista de aterragem foi demolida no ano passado para construir uma pista de equitação, enquanto uma casa de barcos nas proximidades abriga o iate de luxo Princess 95 de Kim Jong-un.

Autoridades da Coreia do Sul e dos Estados Unidos dizem que é plausível que Kim Jong-un possa estar lá, possivelmente para evitar a exposição ao novo coronavírus, e expressaram ceticismo em relação à possibilidade de o líder ter alguma doença grave.

No entanto, alertam, a saúde e a localização de Kim Jong-un são segredos bem guardados e é difícil obter informações confiáveis ​​na Coreia do Norte.

Coreia do Norte em risco de fome

Na quarta-feira, Mike Pompeo, secretário de Estado dos Estados Unidos, disse, em conferência de imprensa, que o país não conseguiu encontrar Kim Jong-un. “Não o vimos. Não temos nenhuma informação a relatar hoje, estamos a assistir de perto”, disse Pompeo, em declarações à Fox News, citado pelo agência Reuters.

Pompeo disse que os Estados Unidos também estão a monitorizar a situação mais amplamente na Coreia do Norte, que faz fronteira com a China, dado o risco apresentado pelo coronavírus.

“Existe um risco real de que haja fome, escassez de alimentos, dentro da Coreia do Norte”, disse. “Estamos a observar cada uma dessas coisas de perto, pois têm um impacto real no nosso conjunto de missões, que é desnuclearizar a Coreia do Norte”.

Kim Jong-un não faz aparições públicas desde que presidiu um encontro do politburo do Partido dos Trabalhadores, em 11 de abril. As autoridades sul-coreanas consideram que o líder da Coreia do Norte está “vivo e de boa saúde”, minimizando a seriedade dos rumores sobre os alegados de problemas de saúde de Kim Jong-un.

Em 2014, durante 40 dias, não houve sinais de Kim Jong-un. As dúvidas terminaram quando surgiu de bengala na mão. Os meios estatais defenderem que sofria de uma “condição física desconfortável”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …