/

Mistério adensa-se. Comboio de Kim Jong-un avistado em imagens de satélite

1

KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Kim Jong-un não é visto em público há mais de duas semanas e o mistério acaba de se adensar. Um suposto comboio do líder da Coreia do Norte foi avistado em imagens de satélite numa estação na cidade de Wonsan.

Kim Jong-un não aparece em nenhuma das fotografias oficiais do dia 15 de abril e, nos últimos dias, têm sido várias as especulações sobre o seu estado de saúde. Há quem acredite que esteja vivo, quem ache que se encontra em estado vegetativo e quem pense, até, que está morto.

Recentemente, um suposto comboio de Kim Jong-un foi avistado em imagens de satélite, entre 21 e 23 de abril, parado numa estação reservada à sua família, na cidade de Wonsan, revelou a imprensa internacional.

As fotografias foram publicadas pelo portal especializado em assuntos norte-coreanos, 38 North, e, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, a locomotiva está estacionada, naquele local, pelo menos desde terça-feira.

De acordo com o portal norte-americano 38 North, a presença do comboio “não prova nada sobre o paradeiro do líder norte-coreano nem indica sobre o seu estado de saúde”, adiantando, por outro lado, que “dá credibilidade de que Kim está numa zona balnear na costa leste”.

Na terça-feira, a CNN informou, segundo fontes não identificadas, que Kim Jong-un estava em “grande perigo” depois de uma cirurgia cardíaca. Por seu turno, os serviços de inteligência da Coreia do Sul contrariaram os rumores afirmaram que “nenhuma situação incomum” foi observada no seu vizinho do norte.

Já o Daily NK, um meio de comunicação administrado por norte-coreanos desertados, disse o líder norte-coreano havia sido operado em abril, devido a problemas cardiovasculares, e estava a recuperar numa vila da província de Pyongan Norte.

Por sua vez, a agência noticiosa Reuters diz que a China terá enviado uma equipa médica para avaliar o seu estado de saúde e os meios de comunicação do Japão relatam que poderá estar em estado vegetativo.

Kim Jong-un não aparece em nenhum ato público desde uma reunião do departamento do Partido dos Trabalhadores da Coreia e uma visita de inspeção a uma base aérea, em 11 de abril. Com 36 anos, o líder norte-coreano tem problemas de obesidade e é um fumador compulsivo.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Não se preocupem que este ”chouriço” é duro na queda.Está em quarentena a fugir do ”Vírus” criado pelos vizinhos Chineses.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.