/

Coreia do Sul contraria rumores. Kim Jong-un está “vivo e de boa saúde”

1

Wikimedia

As autoridades sul-coreanas consideram que o líder da Coreia do Norte está “vivo e de boa saúde”, minimizando a seriedade dos rumores sobre os alegados de problemas de saúde de Kim Jong-un.

“A posição do nosso Governo é firme”, disse Moon Chung-in, conselheiro especial do Presidente sul-coreano em segurança nacional, à emissora de televisão norte-americana CNN, neste dominho domingo.

O conselheiro acrescentou ainda que o líder norte-coreano está hospedado desde 13 de abril em Wonsan, um resort à beira-mar no leste do país.

“Nenhuma ação suspeita foi detetada até agora”, reforçou.

Na semana passada, a cadeia de televisão norte-americana CNN tinha noticiado, citando um responsável norte-americano, que os EUA tinham acesso a informações de que Kim Jong-un estaria “em estado grave”, devido a complicações pós-operatórias.

As dúvidas sobre os possíveis problemas de saúde do líder norte-coreano surgiram após a sua ausência na tradicional visita ao mausoléu de Pyongyang, onde permanece o corpo do seu avô Kim Il-sung, de acordo com as imagens divulgadas pelos média do país.

Por tradição, no dia 15 de abril, aniversário do nascimento do seu avô e a principal festividade nacional, Kim Jong-un visita o Palácio do Sol de Kumsusan e presta tributo ao fundador da Coreia do Norte, com ampla cobertura dos media controlados pelo regime.

Kim Jong-un não faz aparições públicas desde que presidiu um encontro do politburo do Partido dos Trabalhadores, em 11 de abril, nota ainda a agência AFP.

Irmã apontada como possível sucessora

Os rumores também puseram em marcha especulações quanto ao possível sucessor do líder norte-coreano que, com 36 anos, não tem filhos.

Especula-se que a sua irmã mais nova, Kim Yo-Jong, uma das suas principais assessoras, possa suceder-lhe, até porque tem subido na hierarquia do Partido. Kim Yo-Jong é vice-directora do Departamento de Propaganda e Agitação do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, estudou na Suíça e será muito próxima do irmão.

Em 2014, Kim Jong-Un também desapareceu misteriosamente durante um mês.

Acabou por reaparecer a mancar. Pouco depois disso, piratas informáticos financiados pela Coreia do Norte lançaram um ataque massivo à Sony Pictures como retaliação pela produção da comédia “The Interview” que se desenrola em torno de um plano da CIA para matar Kim Jong-Un.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.