/

Kim Jong-un reaparece em público 20 dias depois, diz agência norte-coreana

1

KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte apareceu em público, pela primeira vez, em mais de um mês, esta sexta-feira, acabando assim com rumores acerca do seu estado de saúde, indicou a agência de notícias oficial KCNA.

Segundo a agência oficial KCNA, Kim Jong-un participou na inauguração de uma fábrica. O líder norte-coreano “assistiu à cerimónia” e “todos os participantes gritaram ‘urra'” quando ele apareceu, indicou.

Kim Jong-un não aparecia em público desde que presidiu a uma reunião em 11 de abril. Nos últimos dias, vários órgãos de comunicação apontaram que o líder norte-coreano se encontrava em estado crítico, depois de ter sido, alegadamente, sujeito a uma cirurgia cardíaca, algo que as autoridades sul-coreanas designaram de “notícias falsas”.

As autoridades sul-coreanas consideraram que o líder da Coreia do Norte está “vivo e de boa saúde”, minimizando a seriedade dos rumores.

Na terça-feira, de acordo com a agência Reuters, o site de monitorização da Coreia do Norte, NK PRO, relatou imagens de satélite que mostram que os barcos usados ​​por Kim Jong-un fizeram movimentos em padrões que sugerem que o líder ou a sua comitiva podiam estar na área de Wonsan.

Estas observações acontecem depois de, na semana passada, um projeto de monitorização da Coreia do Norte, sediado nos Estados Unidos, relatar que imagens de satélite mostravam o que se acreditava ser o comboio pessoal de Kim Jong-un estacionado numa estação reservada para o seu uso na vila de Wonsan.

O complexo à beira-mar em Wonsan, na costa leste do país, é pontilhado por villas de hóspedes e tem uma praia particular, campo de basquetebol e estação de comboio privada. Uma pista de aterragem foi demolida no ano passado para construir uma pista de equitação, enquanto uma casa de barcos nas proximidades abriga o iate de luxo Princess 95 do líder norte-coreano.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.