Coreia do Norte continua a afirmar que não tem casos de covid-19

1

Edward N. Johnson / USGov

Soldados da Coreia do Norte em vigilância na zona desmilitarizada entre as duas Coreias

Ao mesmo tempo que a China coloca a cidade de Shulan em quarentena, devido ao recente aumento de casos de covid-19, mesmo ao lado, na Coreia do Norte, o país continua a afirmar que tem zero casos a registar.

De acordo com a revista Newsweek, esta segunda-feira, as autoridades de Shulan, na China, anunciaram novas medidas que restringem de forma severa o movimento dentro da cidade, fazendo lembrar os 76 dias de quarentena ocorridos em Wuhan.

Enquanto isto acontece, mesmo ao lado, na Coreia do Norte, as autoridades continuam a afirmar que não têm infetados. Aliás, o relatório publicado, na terça-feira, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra isso mesmo: zero casos no país.

A Coreia do Norte está entre o grupo restrito de países que não registaram, até agora, nenhum caso da doença, nos quais se incluem também o Turquemenistão e estados insulares isolados na região Ásia-Pacífico.

Isto numa altura em que a pandemia já provocou mais de 323 mil mortos e infetou quase 4,9 milhões de pessoas, segundo o recente balanço da agência AFP.

Pyongyang foi a primeira a instituir proibições de viagens, encerramento de fronteiras e outras medidas rigorosas contra a epidemia, quando os relatórios do coronavírus começaram a surgir em janeiro, escreve a revista norte-americana.

Nos media estatais, o tema “covid-19” foi-se tornando, no entanto, cada vez mais raro, embora fosse normal ver os habitantes a usar máscara nos locais públicos como forma de precaução. E, para além do silêncio dos media, também o líder norte-coreano acabou por “desaparecer”.

Houve quem alegasse que Kim Jong-un tinha feito uma cirurgia e que estava até em estado crítico. Acabou por aparecer, supostamente, no início do mês, durante a cerimónia de inauguração de uma fábrica.

Autoridades da vizinha Coreia do Sul e alguns especialistas acreditam que o líder norte-coreano está a evitar atividades em público como forma de se precaver contra o coronavírus e muitos sugerem que se refugiou num resort privado em Wonsan.

ZAP //

1 Comment

  1. Acredito perfeitamente !!!… nem COVID 19, nem Pulgas, nem carraças, nem piolhos, nem chatos, nem oxíuros. Todas estas pragas fogem a sete pés do Gorducho !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.