Coreia do Norte continua a afirmar que não tem casos de covid-19

Edward N. Johnson / USGov

Soldados da Coreia do Norte em vigilância na zona desmilitarizada entre as duas Coreias

Ao mesmo tempo que a China coloca a cidade de Shulan em quarentena, devido ao recente aumento de casos de covid-19, mesmo ao lado, na Coreia do Norte, o país continua a afirmar que tem zero casos a registar.

De acordo com a revista Newsweek, esta segunda-feira, as autoridades de Shulan, na China, anunciaram novas medidas que restringem de forma severa o movimento dentro da cidade, fazendo lembrar os 76 dias de quarentena ocorridos em Wuhan.

Enquanto isto acontece, mesmo ao lado, na Coreia do Norte, as autoridades continuam a afirmar que não têm infetados. Aliás, o relatório publicado, na terça-feira, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra isso mesmo: zero casos no país.

A Coreia do Norte está entre o grupo restrito de países que não registaram, até agora, nenhum caso da doença, nos quais se incluem também o Turquemenistão e estados insulares isolados na região Ásia-Pacífico.

Isto numa altura em que a pandemia já provocou mais de 323 mil mortos e infetou quase 4,9 milhões de pessoas, segundo o recente balanço da agência AFP.

Pyongyang foi a primeira a instituir proibições de viagens, encerramento de fronteiras e outras medidas rigorosas contra a epidemia, quando os relatórios do coronavírus começaram a surgir em janeiro, escreve a revista norte-americana.

Nos media estatais, o tema “covid-19” foi-se tornando, no entanto, cada vez mais raro, embora fosse normal ver os habitantes a usar máscara nos locais públicos como forma de precaução. E, para além do silêncio dos media, também o líder norte-coreano acabou por “desaparecer”.

Houve quem alegasse que Kim Jong-un tinha feito uma cirurgia e que estava até em estado crítico. Acabou por aparecer, supostamente, no início do mês, durante a cerimónia de inauguração de uma fábrica.

Autoridades da vizinha Coreia do Sul e alguns especialistas acreditam que o líder norte-coreano está a evitar atividades em público como forma de se precaver contra o coronavírus e muitos sugerem que se refugiou num resort privado em Wonsan.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acredito perfeitamente !!!… nem COVID 19, nem Pulgas, nem carraças, nem piolhos, nem chatos, nem oxíuros. Todas estas pragas fogem a sete pés do Gorducho !

RESPONDER

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …