Turquemenistão proibiu o uso da palavra “coronavírus”

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra “coronavírus”.

De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF), o Governo deste país na Ásia central, liderado por Gurbanguly Berdymukhamedov, decidiu banir a palavra “coronavírus”.

A ONG sediada em França cita o Chronicles of Turkmenistan, um site de notícias independente, que refere que o Executivo turcomeno não só proibiu os media estatais de escrever ou pronunciar a palavra, como também ordenou a sua remoção de panfletos de saúde distribuídos em hospitais, escolas e locais de trabalho.

Segundo a Radio Free Europe/Radio Liberty, em Asgabate, capital do país, há até polícias à paisana que estão a deter pessoas que se atrevam a usar máscaras faciais ou a falar sobre a pandemia em público.

A revista Newsweek acrescenta que o mesmo site de notícias, que está bloqueado no Turquemenistão, contou que o Governo disse não haver nenhum caso de covid-19 no seu território. Uma informação já negada pela Radio Azatlyk (o serviço de idioma turcomano da Radio Free Europe/Radio Liberty), que fala na existência de vários infetados.

“Negar o direito à informação não apenas coloca em risco os cidadãos turcomenos, como também reforça o autoritarismo imposto pelo Presidente Gurbanguly Berdymukhamedov. Instamos a comunidade internacional a reagir e a levá-lo a assumir a responsabilidade pelas suas sistemáticas violações dos direitos humanos”, apela em comunicado Jeanne Cavelier, responsável da RSF para a Europa do Leste e Ásia Central.

Apesar da resistência em abordar o tema coronavírus, o país já terá tomado medidas para prevenir a propagação da doença. Segundo o Chronicles of Turkmenistan, desde 24 de março que os eventos desportivos foram cancelados e locais como ginásios, restaurantes e cafés foram encerrados.

Além disso, também passou a ser feito um maior controlo de entradas e saídas na capital, bem como na pequena cidade de Serhetabat, que faz fronteira com o Afeganistão, país onde há registo de vários infetados.

Importante recordar que o Turquemenistão também faz fronteira com o Irão, que, desde o início da pandemia, é um dos países mais afetados.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Acho uma idéia fantástica a destes gajos. Decreta-se que não existe o virus, e pronto. Está banido e acabaram-se os problemas.

    • Ó Capeta… então “idéia” com acento?! Se calhar o acento que lhe falta ao seu vírus gastou-o aí.
      Quanto à solução do idiota é muito parecida com a que nós estamos habituados por cá. Quando alguma coisa não interessa ao nosso PM também ele desaparece durante uns tempos.
      Agora tem dado a cara e reconheço-lhe mérito por isso. Mas também sei que ele não é parvo e já percebeu há muito que isto para as sondagens não podia ser melhor.

  2. Cada vez estou mais convencido do que pior que o COVID 19 é a classe política que nos governa, uns entregam a indústria e economia ao diabo para dele ficarmos todos dependentes na vida e na morte, outros dizem que isto afinal não é nada e para eles isto até será tudo uma festa. Maldita praga!

    • Pois é… Vivemos tempos muito suspeitos! Sim, suspeitos. Eu há dias escrevi nesta página um comentário a criticar os líderes mundiais, mas curiosamente o Zap parece ter banido esse tal meu comentário. Pois bem, eles podem banir comentários e tentar com isso silenciar a voz de muitos mensageiros (tal como sucedeu recentemente na China, em que várias pessoas, médicos inclusive, ‘desapareceram’), mas não irão nunca conseguir matar a mensagem! E a minha mensagem é precisamente nesse sentido; é necessário estarmos atentos ao nosso redor. Vivemos tempos de incerteza e muita maldade. Vivemos tempos de muitas dificuldades. E tudo isso em parte promovido pelos desgovernantes e pela elite mundial que parece manipula-los. Mas nós, os povos, não devemos nos deixar manipular. Essa corja de desgovernantes parece ter como propósito controlar e manipular as pessoas.
      Qual é a lógica do presidente do Turquemenistão proibir a palavra «coronavírus» no país?
      Qual é a lógica do presidente das Filipinas dizer que deu ordens à polícia e aos militares para matarem quem sair às ruas do país? (É preciso matar? Não poderia ser só multar ou prender?)
      Qual é a lógica da China ter tentado que o resto do mundo não soubesse do que se passava por lá no início da epidemia e ter deixado assim a mesma sair do país para acabar se espalhando pelos outros países?
      Qual é a lógica de as autoridades nos recomendarem para ficarmos em casa para assim evitarmos de nos contagiarmos, e não terem fechado fronteiras, aeroportos e portos antes de haver casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus? (E com isto não estou apelando para andarmos na rua se de facto não tivermos uma necessidade extrema para tal.)

      Enfim, são algumas questões que deveríamos colocar para refletirmos, e com tudo isto chego a conclusão de que esses líderes (eu prefiro chama-los de desgovernantes, pois a sensação que me dão é que não sabem governar) parecem querer que as pessoas, o povo, não tenham acesso a informação, a liberdade nem a própria vida. Estão a fazer coisas de modo a reduzir a população mundial, criando caos, criando problemas e depois apresentando soluções. Mas é tudo uma ilusão o que eles têm a nos oferecer. Digo mais: estamos vivendo num tempo onde nos aproximamos a passos largos de uma nova ordem mundial, que sinceramente espero que nunca se cumpra, mas a verdade é que há uma enorme conspiração contra nós, os cidadãos. E eu digo isto porque há imensas evidências pelo mundo que apontam nesse sentido. Só não vê quem não quer ou então porque ainda não teve acesso a determinadas informações.

      No entanto, há alguém que olha por todos nós e que um dia ele vai, espero, nos livrar desses líderes e deste mundo de maldade.
      Para já apelo a que todos nós amaldiçoemos essa elite mundial e seus planos malignos. Eles não nos representam.

  3. Plenamente de acordo com o seu comentário, mas se tivermos a sorte de escapar a esta hecatombe possivelmente o povo continuará a deixar-se manipular e nunca iremos saber qual a verdadeira causa da origem do vírus e nem faremos os esforços necessários para que os governantes europeus aprendam de uma vez por todas de que uma união é para se unirem e protegerem uns aos outros e não entregar tudo de mão beijada nas mãos de terceiros e mais tarde ficar dependente deles nas coisas mais básicas da vida. O exemplo temo-lo aí agora bem evidente e no final eles “políticos” ainda hão de vir arvorarem-se em nossos salvadores ignorando a armadilha em que nos meteram.

  4. Estão certinhos, nem com aids fizeram esse caos todo aqui no ocidente, não estou dizendo que não dizendo que ninguém pegou ou vai pegar, só que acho que o chifre que colocaram no cavalo está muito grande e nesse angu tem caroço

    será que é a grande empresa Católica (Vaticano) com seu lideres da ordem jesuitas, ali tem dois papas da mesma ordem jesuita, porque é dali que sai as ordens da nova ordem mundial, eles comadam a OMS, os politicos, os bancos., as religiões cristãs, a maçonaria, os ilumuinttis, a imprensa, os satanistas, .. todo mundo sabe disso e todo mundo se faz de não entendido

    Pergunta porque a ordem jesuitas foi expulsa de todos os paises, inclusive do próprio vaticano?

    Assim como o Papa Branco foi eleito o Fransisco, o papa negro também o nome do Papa Negro é Arturo Sosa ele é o chefe do papa branco, ele é o chefe das ordens dos jesuitas, ele fica nas sombras dando as ordens

    Agora o que eles querem é nova ordem, e só um governo e um só governate, (quem será?) e para conseguir com o nova ordem tem que acabar com velha ordem

    Vou dar só exemplo pra vocês verem que a gente não pode acreditar em tudo que é anunciado

    a uns dois anos atrás apreceu uma imagem de muitas pessoas mortas e caidas no chão lá na China, só que era tudo armação do ocidente e nenhum deles estavam mortos

    E porque simularam em 2019 em Nova yorque uma pademia semelhante a essa, e passa uns dois meses da esse problema lá na China,

    o pesssoal da china come que quiser assim como nós também comemos, e lá é milenar

    se morcego não presta para consumo o muito menos porco , isso é biblico tanto o morcego quanto o porco é impuro e ninguém deve comer, e ninguém fala nada, e dois passam corona virus da mesma forma

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …