Após semanas de desaparecimento, Kim Jong-un vem a público avisar que vai aumentar potencial nuclear

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder norte-coreano Kim Jong-un fez dois longos desaparecimentos nos últimos meses. Depois de mais três semanas sem ser visto, reapareceu para avisar que esteve a preparar um reforço do poder nuclear.

De acordo com a agência de notícias norte-coreana KCNA, citada pelo semanário Expresso, Kim Kong-un esteve reunido com os líderes militares e políticos do país, na qual foram adotadas medidas “para fortalecer ainda mais” o poderia militar e nuclear da Coreia do Norte.

Além de terem sido tomadas “novas políticas” para “fortalecer ainda mais o dissuasor nuclear do país e operar as forças armadas estratégicas em estado de alerta máximo”, Kim Jong-un promoveu altos quadros militares para reforçar o topo da hierarquia.

Segundo o jornal norte-americano The New York Times, foram promovidos 70 oficiais, incluindo Ri Pyong-chol a vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido Trabalhista Coreano (PTC). Ri Pyong-chol tem sido o responsável pela construção das armas nucleares. Pak Jong-chon, um general de quatro estrelas, também foi promovido a chefe do estado maior do exército.

Os dois homens ganharam assim ainda mais influência junto do líder norte-coreano.

Na reunião,Kim Jong-un analisou “uma série de tendências nas atividades político-militares das forças armadas” e para aprovar medidas “para aumentar decisivamente a capacidade de atacar com fogo de artilharia”.

Kim Jong-un desapareceu pelo primeira vez em abril, alturo em que vários órgãos de comunicação apontaram que o líder norte-coreano se encontrava em estado crítico, depois de ter sido, alegadamente, sujeito a uma cirurgia cardíaca, algo que as autoridades sul-coreanas designaram de “notícias falsas”.

Imagens de satélite mostraram que os barcos usados ​​por Kim Jong-un fizeram movimentos em padrões que sugerem que o líder ou a sua comitiva podiam estar na área de Wonsan.

Estas observações aconteceram depois de, na semana passada, um projeto de monitorização da Coreia do Norte, sediado nos Estados Unidos, relatar que imagens de satélite mostravam o que se acreditava ser o comboio pessoal de Kim Jong-un estacionado numa estação reservada para o seu uso na vila de Wonsan.

No início de maio, o líder da Coreia do Norte apareceu em público pela primeira vez em mais de um mês, numa visita a uma fábrica. Depois, desapareceu durante mais três semanas, tendo reaparecido agora.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …