Após semanas de desaparecimento, Kim Jong-un vem a público avisar que vai aumentar potencial nuclear

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder norte-coreano Kim Jong-un fez dois longos desaparecimentos nos últimos meses. Depois de mais três semanas sem ser visto, reapareceu para avisar que esteve a preparar um reforço do poder nuclear.

De acordo com a agência de notícias norte-coreana KCNA, citada pelo semanário Expresso, Kim Kong-un esteve reunido com os líderes militares e políticos do país, na qual foram adotadas medidas “para fortalecer ainda mais” o poderia militar e nuclear da Coreia do Norte.

Além de terem sido tomadas “novas políticas” para “fortalecer ainda mais o dissuasor nuclear do país e operar as forças armadas estratégicas em estado de alerta máximo”, Kim Jong-un promoveu altos quadros militares para reforçar o topo da hierarquia.

Segundo o jornal norte-americano The New York Times, foram promovidos 70 oficiais, incluindo Ri Pyong-chol a vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido Trabalhista Coreano (PTC). Ri Pyong-chol tem sido o responsável pela construção das armas nucleares. Pak Jong-chon, um general de quatro estrelas, também foi promovido a chefe do estado maior do exército.

Os dois homens ganharam assim ainda mais influência junto do líder norte-coreano.

Na reunião,Kim Jong-un analisou “uma série de tendências nas atividades político-militares das forças armadas” e para aprovar medidas “para aumentar decisivamente a capacidade de atacar com fogo de artilharia”.

Kim Jong-un desapareceu pelo primeira vez em abril, alturo em que vários órgãos de comunicação apontaram que o líder norte-coreano se encontrava em estado crítico, depois de ter sido, alegadamente, sujeito a uma cirurgia cardíaca, algo que as autoridades sul-coreanas designaram de “notícias falsas”.

Imagens de satélite mostraram que os barcos usados ​​por Kim Jong-un fizeram movimentos em padrões que sugerem que o líder ou a sua comitiva podiam estar na área de Wonsan.

Estas observações aconteceram depois de, na semana passada, um projeto de monitorização da Coreia do Norte, sediado nos Estados Unidos, relatar que imagens de satélite mostravam o que se acreditava ser o comboio pessoal de Kim Jong-un estacionado numa estação reservada para o seu uso na vila de Wonsan.

No início de maio, o líder da Coreia do Norte apareceu em público pela primeira vez em mais de um mês, numa visita a uma fábrica. Depois, desapareceu durante mais três semanas, tendo reaparecido agora.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …