/

Após semanas de desaparecimento, Kim Jong-un vem a público avisar que vai aumentar potencial nuclear

1

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder norte-coreano Kim Jong-un fez dois longos desaparecimentos nos últimos meses. Depois de mais três semanas sem ser visto, reapareceu para avisar que esteve a preparar um reforço do poder nuclear.

De acordo com a agência de notícias norte-coreana KCNA, citada pelo semanário Expresso, Kim Kong-un esteve reunido com os líderes militares e políticos do país, na qual foram adotadas medidas “para fortalecer ainda mais” o poderia militar e nuclear da Coreia do Norte.

Além de terem sido tomadas “novas políticas” para “fortalecer ainda mais o dissuasor nuclear do país e operar as forças armadas estratégicas em estado de alerta máximo”, Kim Jong-un promoveu altos quadros militares para reforçar o topo da hierarquia.

Segundo o jornal norte-americano The New York Times, foram promovidos 70 oficiais, incluindo Ri Pyong-chol a vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido Trabalhista Coreano (PTC). Ri Pyong-chol tem sido o responsável pela construção das armas nucleares. Pak Jong-chon, um general de quatro estrelas, também foi promovido a chefe do estado maior do exército.

Os dois homens ganharam assim ainda mais influência junto do líder norte-coreano.

Na reunião,Kim Jong-un analisou “uma série de tendências nas atividades político-militares das forças armadas” e para aprovar medidas “para aumentar decisivamente a capacidade de atacar com fogo de artilharia”.

Kim Jong-un desapareceu pelo primeira vez em abril, alturo em que vários órgãos de comunicação apontaram que o líder norte-coreano se encontrava em estado crítico, depois de ter sido, alegadamente, sujeito a uma cirurgia cardíaca, algo que as autoridades sul-coreanas designaram de “notícias falsas”.

Imagens de satélite mostraram que os barcos usados ​​por Kim Jong-un fizeram movimentos em padrões que sugerem que o líder ou a sua comitiva podiam estar na área de Wonsan.

Estas observações aconteceram depois de, na semana passada, um projeto de monitorização da Coreia do Norte, sediado nos Estados Unidos, relatar que imagens de satélite mostravam o que se acreditava ser o comboio pessoal de Kim Jong-un estacionado numa estação reservada para o seu uso na vila de Wonsan.

No início de maio, o líder da Coreia do Norte apareceu em público pela primeira vez em mais de um mês, numa visita a uma fábrica. Depois, desapareceu durante mais três semanas, tendo reaparecido agora.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.