Copiloto Andreas Lubitz consultou 41 médicos em cinco anos

Andreas Lubitz, o copiloto da Germanwings que em março despenhou um avião nos alpes, foi visto por 41 médicos em cinco anos antes de despenhar o aparelho contra os alpes franceses com 149 pessoas a bordo, disse o procurador Brice Robin.

Lubitz, de 27 anos, “despenhou deliberadamente o avião e assassinou 149 pessoas”, declarou o procurador de Marsella, Brice Robin.

O procurador falava aos jornalistas, em conferência de imprensa depois de um encontro de mais de quatro horas com 200 familiares das vítimas, que viajavam no avião que fazia a ligação entre Barcelona e Dusseldorf, na Alemanha.

Depois de dois meses e meio de investigação, Brice Robin vai entregar na próxima semana o dossier a três magistrados de Marselha (sul de França), que vão abrir uma investigação contra “desconhecidos” por “homicídio involuntário”, já que a lei francesa não permite acusar de homicídio pessoas mortas.

“O avião não teve nenhum problema de manutenção em Barcelona. O avião estava capaz de voar perfeitamente”, disse o procurador, acrescentando detalhes sobre a personalidade do copiloto.

Segundo o procurador, Andreas Lubitz, que sempre sonhou trabalhar como piloto de longo curso das linhas aéreas Lufthansa, a casa-mãe da Germanwings, sofria de psicose, problemas de visão, insónia e depressão.

Assim o diagnosticou um dos 41 médicos que consultou nos últimos cinco anos, entre os quais se encontram médicos de clínica geral, psiquiatras, neurologistas e oftalmologistas.

Em fevereiro, Lubitz consultou sete médicos e esteve 10 dias de baixa, salientou.

O procurador disse que ainda não tem os resultados toxicológicos do cadáver de copiloto, em cujo domicílio se encontraram restos de antidepressivos e medicamentos contra a insónia.

Os investigadores também descobriram que o copiloto procurou informação na Internet sobre formas de cometer suicídio.

(dr) Andreas Lubitz / Facebook

Foto de Andreas Lubitz, co-piloto do avião da Germanwings, divulgada pela Paris Match

Foto de Andreas Lubitz, co-piloto do avião da Germanwings, divulgada pela Paris Match

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …