Copiloto parece ter-se arrependido nos últimos instantes

Andreas Lubitz, o copiloto que provocou a queda de um avião da Germanwings n0s Alpes, terá tentado no último instante evitar o acidente, tendo manobrado a manete de pilotagem para elevar o aparelho – aparentemente, tarde de mais.

Segundo concluíram os peritos da BEA, a Agência de Segurança Aeronáutica belga, que analisaram as caixas negras do avião, o copiloto terá manobrado a alavanca de controlo de altitude para tentar fazer subir o aparelho.

Segundo o periódico alemão Bild, o movimento não terá sido suficiente para desactivar o piloto automático e permitir a Lubitz recuperar o controlo do aparelho.

Aparentemente, segundo os peritos, o copiloto ter-se-á arrependido no último instante e tentado evitar o violento embate do aparelho, que se dirigia a grande velocidade para as montanhas nas quais se despenhou.

A tragédia, ocorrida no passado dia 24 de março, vitimou as 148 pessoas a bordo.

Segundo o jornal alemão, a análise das caixas negras recuperadas dos destroços do avião registaram, entre as 10:39:33 e as 10:40:07 horas do fatídico dia do acidente, um movimento da manete da pilotagem do painel de comando do copiloto.

Tal significa que, nos últimos 34 segundos do voo, Andreas Lubitz terá tentado recuperar o comando do aparelho, para presumivelmente evitar a catástrofe que planeara provocar.

Esta conclusão, no entanto, não é partilhada por Remi Jouty, director da BEA, que defende que “a análise dos restantes dados demonstra que o piloto actuou de maneira consciente com o objectivo de destruir o avião”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não me surpreende tal reacção! Não há dúvidas de que ele quis consumar o acto, mas mesmo assim o próprio deve ter vivido os últimos momentos em estado de aflição, daí ter tido a reacção de tentar controlar o que já estava incontrolável.

  2. Esta história está é muito mal contada… como todas as outras (AirFrance; Air Malasya, é só Airbus. Tubos de pitot com gelo? Nãããã, é do piloto/co-piloto que tão convenientemente está morto)… enfim!

    “…o movimento não terá sido suficiente para desactivar o piloto automático e permitir a Lubitz recuperar o controlo do aparelho.” – Gostava de saber qual é o piloto automático que manda o avião para o chão.

RESPONDER

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …