Copiloto parece ter-se arrependido nos últimos instantes

Andreas Lubitz, o copiloto que provocou a queda de um avião da Germanwings n0s Alpes, terá tentado no último instante evitar o acidente, tendo manobrado a manete de pilotagem para elevar o aparelho – aparentemente, tarde de mais.

Segundo concluíram os peritos da BEA, a Agência de Segurança Aeronáutica belga, que analisaram as caixas negras do avião, o copiloto terá manobrado a alavanca de controlo de altitude para tentar fazer subir o aparelho.

Segundo o periódico alemão Bild, o movimento não terá sido suficiente para desactivar o piloto automático e permitir a Lubitz recuperar o controlo do aparelho.

Aparentemente, segundo os peritos, o copiloto ter-se-á arrependido no último instante e tentado evitar o violento embate do aparelho, que se dirigia a grande velocidade para as montanhas nas quais se despenhou.

A tragédia, ocorrida no passado dia 24 de março, vitimou as 148 pessoas a bordo.

Segundo o jornal alemão, a análise das caixas negras recuperadas dos destroços do avião registaram, entre as 10:39:33 e as 10:40:07 horas do fatídico dia do acidente, um movimento da manete da pilotagem do painel de comando do copiloto.

Tal significa que, nos últimos 34 segundos do voo, Andreas Lubitz terá tentado recuperar o comando do aparelho, para presumivelmente evitar a catástrofe que planeara provocar.

Esta conclusão, no entanto, não é partilhada por Remi Jouty, director da BEA, que defende que “a análise dos restantes dados demonstra que o piloto actuou de maneira consciente com o objectivo de destruir o avião”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não me surpreende tal reacção! Não há dúvidas de que ele quis consumar o acto, mas mesmo assim o próprio deve ter vivido os últimos momentos em estado de aflição, daí ter tido a reacção de tentar controlar o que já estava incontrolável.

  2. Esta história está é muito mal contada… como todas as outras (AirFrance; Air Malasya, é só Airbus. Tubos de pitot com gelo? Nãããã, é do piloto/co-piloto que tão convenientemente está morto)… enfim!

    “…o movimento não terá sido suficiente para desactivar o piloto automático e permitir a Lubitz recuperar o controlo do aparelho.” – Gostava de saber qual é o piloto automático que manda o avião para o chão.

RESPONDER

Morreu Li Peng, o antigo primeiro-ministro chinês que pôs fim aos protestos de Tiananmen

O antigo primeiro-ministro chinês, Li Peng, morreu esta segunda-feira, avançou a agência estatal Xinhua. Aos 91 anos, o político que liderou a "ala dura" do Governo durante os protestos de Tiananmen, em 1989, faleceu de …

Kim Jong-un inspeciona novo submarino em contexto de impasse com EUA

O submarino vai ser lançado no mar do Leste, confirmou a agência de notícias norte-coreana. Não há informações sobre o sistema de armas que o submarino continha ou onde e quando a inspeção ocorreu. O líder …

Parlamento espanhol chumba investidura de Pedro Sánchez como primeiro-ministro

Pedro Sánchez precisava do voto de 176 dos 350 deputados, mas só teve o sim da própria bancada parlamentar. Agora tem até quinta-feira para fechar um acordo com o Podemos. O Congresso dos Deputados espanhol (parlamento) …

China não deu ouvidos aos EUA e recebeu milhões de barris de petróleo do Irão

Apesar de os EUA terem imposto sanções a todos os países que comprem petróleo ao Irão, há uma nação que parece não ter dado ouvidos à Casa Branca. Há petroleiros iranianos a descarregar milhões de barris …

"Não se pode brincar com a saúde". Costa em rota de colisão com Ordem dos Médicos

Está o caldo entornado entre o primeiro-ministro e a Ordem dos Médicos (OM). A organização profissional reage com "estranheza" e muitas críticas às palavras de António Costa que acusou a OM de restringir a concorrência e …

O salário médio de um português compra 645 litros de gasolina. O espanhol compra o dobro

Com um salário médio, é possível comprar 645 litros de gasolina em Portugal, bastante menos do que podem comprar os habitantes dos países vizinhos nas mesmas condições, mostra um relatório desenvolvido pelo Picodi. De acordo com …

Helis de combate a incêndios em terra por falta de inspecção. A culpa é da burocracia

Há helicópteros de combate a incêndios impedidos de voar devido à falta de inspecção. Uma situação polémica que surge numa altura em que os fogos regressaram em força a Portugal e que é culpa da …

Trump garante que ganharia a guerra com o Afeganistão numa semana. "O país desaparecia em 10 dias”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu esta segunda-feira, na Casa Branca, que ganharia a guerra com o Afeganistão, que dura desde 2001, em apenas "uma semana". "Poderia vencer essa guerra numa semana. Só …

Pedrógão. Misericórdias juntam-se a processo sobre reconstrução de casas

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai ser assistente no processo crime sobre as irregularidades na reconstrução de casas em Pedrógão Grande. O Ministério Público alega que várias entidades foram enganadas por autarcas. Há sensivelmente um …

Oficial: Carrillo deixa Benfica e assina por quatro épocas com Al Hilal

O futebolista internacional peruano, que estava vinculado ao Benfica, foi contratado pelo Al Hilal para as próximas quatro épocas. "O contrato de Andre Carrilo é de quatro anos. A assinatura decorreu no local de estágio da …