Copiloto parece ter-se arrependido nos últimos instantes

Andreas Lubitz, o copiloto que provocou a queda de um avião da Germanwings n0s Alpes, terá tentado no último instante evitar o acidente, tendo manobrado a manete de pilotagem para elevar o aparelho – aparentemente, tarde de mais.

Segundo concluíram os peritos da BEA, a Agência de Segurança Aeronáutica belga, que analisaram as caixas negras do avião, o copiloto terá manobrado a alavanca de controlo de altitude para tentar fazer subir o aparelho.

Segundo o periódico alemão Bild, o movimento não terá sido suficiente para desactivar o piloto automático e permitir a Lubitz recuperar o controlo do aparelho.

Aparentemente, segundo os peritos, o copiloto ter-se-á arrependido no último instante e tentado evitar o violento embate do aparelho, que se dirigia a grande velocidade para as montanhas nas quais se despenhou.

A tragédia, ocorrida no passado dia 24 de março, vitimou as 148 pessoas a bordo.

Segundo o jornal alemão, a análise das caixas negras recuperadas dos destroços do avião registaram, entre as 10:39:33 e as 10:40:07 horas do fatídico dia do acidente, um movimento da manete da pilotagem do painel de comando do copiloto.

Tal significa que, nos últimos 34 segundos do voo, Andreas Lubitz terá tentado recuperar o comando do aparelho, para presumivelmente evitar a catástrofe que planeara provocar.

Esta conclusão, no entanto, não é partilhada por Remi Jouty, director da BEA, que defende que “a análise dos restantes dados demonstra que o piloto actuou de maneira consciente com o objectivo de destruir o avião”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não me surpreende tal reacção! Não há dúvidas de que ele quis consumar o acto, mas mesmo assim o próprio deve ter vivido os últimos momentos em estado de aflição, daí ter tido a reacção de tentar controlar o que já estava incontrolável.

  2. Esta história está é muito mal contada… como todas as outras (AirFrance; Air Malasya, é só Airbus. Tubos de pitot com gelo? Nãããã, é do piloto/co-piloto que tão convenientemente está morto)… enfim!

    “…o movimento não terá sido suficiente para desactivar o piloto automático e permitir a Lubitz recuperar o controlo do aparelho.” – Gostava de saber qual é o piloto automático que manda o avião para o chão.

RESPONDER

Livros, vestuário e brinquedos. Supermercados proíbem venda de artigos não essenciais a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, os supermercados estão proibidos de vender produtos que não sejam essenciais ou de primeira necessidade. O decreto que regulamenta o novo estado de emergência prevê a possibilidade de o Governo limitar as …

Sindicato promete "guerra total" para travar "destruição" do SEF

"Nenhuma força policial tem competências necessárias" para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Este é o entendimento do sindicado dos inspetores, que promete "guerra" contra qualquer tentativa de "destruir" o SEF. O Sindicato da Carreira …

Arqueólogos acreditam ter encontrado a arte rupestre mais antiga do mundo

Arqueólogos da Universidade de Griffith, na Austrália, acreditam ter descoberto a arte rupestre mais antiga do mundo já encontrada. Em causa está a figura de um javali, pintada numa caverna da Indonésia há pelo menos …

Num cenário "pessimista", internados podem chegar aos 7500 já na próxima sexta-feira

A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) traçou dois cenários tendo em conta a atual situação epidemiológica, sendo que, segundo o mais "pessimista", o país pode ter de se confrontar com um número inédito de …

CDU diz adeus a liderança feminina com incerteza sobre o substituto de Merkel

A União Democrata-Cristã (CDU), partido da chanceler alemã, Angela Merkel, escolhe este sábado o sucessor de Annegret Kramp-Karrenbauer na liderança do partido, com três candidatos na corrida e ainda muitas dúvidas sobre quem sairá vencedor. Na …

Há mangas que podem ajudar a reduzir as rugas nas mulheres

A ingestão regular de pequenas quantidades de manga ataulfo pode ajudar a reduzir as rugas faciais em mulheres pós-menopáusicas de pele clara, revela um novo estudo. A manga ataulfo tem vários nomes, sendo também conhecida por …

Júlio Magalhães deixa Porto Canal

O jornalista Júlio Magalhães vai sair da direção do Porto Canal e abandonar a estação, segundo um comunicado da administração da empresa Avenida dos Aliados SA. Esta sexta-feira, o Conselho de Administração da Avenida dos Aliados …

Análise de ADN revela segredos dos gigantes lobos de "Game of Thrones"

O lobo pré-histórico retratado na série "Game of Thrones" é na verdade bem diferente daquele que existiu na realidade, revela uma recente análise de ADN. Graças à série de sucesso "Game of Thrones", o lobo pré-histórico …

Astrónomos descobrem que alguns planetas encolhem quando são bombardeados com a luz das suas estrelas

Uma equipa de astrónomos descobriu que uma classe intrigante de planetas do tamanho de Neptuno encolhe ao longo de milhares de milhões de anos. Após séculos de estudo dos planetas no nosso Sistema Solar, os astrónomos …

Resolvido "mistério azul" de Ceres, o planeta anão

Stefan Schröder, cientista planetário da agência espacial alemã DLR, liderou a equipa que resolveu o mistério da cor azul que envolve algumas áreas do planeta anão Ceres. Novas experiências realizadas em laboratório permitiram concluir que os …