Copiloto parece ter-se arrependido nos últimos instantes

Andreas Lubitz, o copiloto que provocou a queda de um avião da Germanwings n0s Alpes, terá tentado no último instante evitar o acidente, tendo manobrado a manete de pilotagem para elevar o aparelho – aparentemente, tarde de mais.

Segundo concluíram os peritos da BEA, a Agência de Segurança Aeronáutica belga, que analisaram as caixas negras do avião, o copiloto terá manobrado a alavanca de controlo de altitude para tentar fazer subir o aparelho.

Segundo o periódico alemão Bild, o movimento não terá sido suficiente para desactivar o piloto automático e permitir a Lubitz recuperar o controlo do aparelho.

Aparentemente, segundo os peritos, o copiloto ter-se-á arrependido no último instante e tentado evitar o violento embate do aparelho, que se dirigia a grande velocidade para as montanhas nas quais se despenhou.

A tragédia, ocorrida no passado dia 24 de março, vitimou as 148 pessoas a bordo.

Segundo o jornal alemão, a análise das caixas negras recuperadas dos destroços do avião registaram, entre as 10:39:33 e as 10:40:07 horas do fatídico dia do acidente, um movimento da manete da pilotagem do painel de comando do copiloto.

Tal significa que, nos últimos 34 segundos do voo, Andreas Lubitz terá tentado recuperar o comando do aparelho, para presumivelmente evitar a catástrofe que planeara provocar.

Esta conclusão, no entanto, não é partilhada por Remi Jouty, director da BEA, que defende que “a análise dos restantes dados demonstra que o piloto actuou de maneira consciente com o objectivo de destruir o avião”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não me surpreende tal reacção! Não há dúvidas de que ele quis consumar o acto, mas mesmo assim o próprio deve ter vivido os últimos momentos em estado de aflição, daí ter tido a reacção de tentar controlar o que já estava incontrolável.

  2. Esta história está é muito mal contada… como todas as outras (AirFrance; Air Malasya, é só Airbus. Tubos de pitot com gelo? Nãããã, é do piloto/co-piloto que tão convenientemente está morto)… enfim!

    “…o movimento não terá sido suficiente para desactivar o piloto automático e permitir a Lubitz recuperar o controlo do aparelho.” – Gostava de saber qual é o piloto automático que manda o avião para o chão.

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …