Familiares das vítimas da Germanwings processam a escola do piloto suicida

(dr) Andreas Lubitz / Facebook

Foto de Andreas Lubitz, co-piloto do avião da Germanwings, divulgada pela Paris Match

Foto de Andreas Lubitz, co-piloto do avião da Germanwings

Familiares de algumas das vítimas da queda do avião da Germanwing que há um ano caiu nos Alpes franceses processaram a escola em que estudou o piloto que provocou o desastre.

Cerca de 80 famílias das vítimas do acidente da Germanwings apresentaram uma queixa num tribunal federal dos Estados Unidos contra a escola de pilotagem onde estudou o co-piloto do avião, Andreas Lubitz.

Segundo os advogados que representam as famílias das vítimas, citados pela agência AFP, a escola de formação de pilotos está localizada no sudoeste dos Estados Unidos e é uma subsidiária da Lufthansa, que detém a Germanwings.

As famílias das vítimas acusam a escola de aceitar o piloto no seu programa de treino quando o certificado médico alemão fornecido por Andreas Lubitz indicava que aquele não seria válido caso fosse detetado mais um episódio depressivo.

A 24 de março de 2015, um avião Airbus A320 da Germanwings despenhou-se nos Alpes franceses com 150 pessoas a bordo, provocando a morte a todos os passageiros e tripulantes.

O acidente foi atribuído a uma acção deliberada de Andreas Lubitz, que se terá fechado sozinho no cockpit e suicidado, provocando a queda da aeronave.

Este terá sido o quarto caso da história da aviação civil em que um piloto se fecha sozinho no cockpit e provoca a queda de uma aeronave com o objectivo de se suicidar.

A investigação às causas do trágico acidente viria a apurar que Andreas Lubitz, de 27 anos, tinha recebido tratamento por tendências suicidas antes de ter licença para pilotar, e que nos últimos 5 anos tinha consultado 41 médicos.

O relatório final sobre a catástrofe confirmou definitivamente que a queda do avião foi provocada deliberadamente pelo co-piloto, que sofria de problemas psíquicos, e que, pouco antes da tragédia, tinha sido aconselhado a internar-se.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …