Familiares das vítimas da Germanwings processam a escola do piloto suicida

(dr) Andreas Lubitz / Facebook

Foto de Andreas Lubitz, co-piloto do avião da Germanwings, divulgada pela Paris Match

Foto de Andreas Lubitz, co-piloto do avião da Germanwings

Familiares de algumas das vítimas da queda do avião da Germanwing que há um ano caiu nos Alpes franceses processaram a escola em que estudou o piloto que provocou o desastre.

Cerca de 80 famílias das vítimas do acidente da Germanwings apresentaram uma queixa num tribunal federal dos Estados Unidos contra a escola de pilotagem onde estudou o co-piloto do avião, Andreas Lubitz.

Segundo os advogados que representam as famílias das vítimas, citados pela agência AFP, a escola de formação de pilotos está localizada no sudoeste dos Estados Unidos e é uma subsidiária da Lufthansa, que detém a Germanwings.

As famílias das vítimas acusam a escola de aceitar o piloto no seu programa de treino quando o certificado médico alemão fornecido por Andreas Lubitz indicava que aquele não seria válido caso fosse detetado mais um episódio depressivo.

A 24 de março de 2015, um avião Airbus A320 da Germanwings despenhou-se nos Alpes franceses com 150 pessoas a bordo, provocando a morte a todos os passageiros e tripulantes.

O acidente foi atribuído a uma acção deliberada de Andreas Lubitz, que se terá fechado sozinho no cockpit e suicidado, provocando a queda da aeronave.

Este terá sido o quarto caso da história da aviação civil em que um piloto se fecha sozinho no cockpit e provoca a queda de uma aeronave com o objectivo de se suicidar.

A investigação às causas do trágico acidente viria a apurar que Andreas Lubitz, de 27 anos, tinha recebido tratamento por tendências suicidas antes de ter licença para pilotar, e que nos últimos 5 anos tinha consultado 41 médicos.

O relatório final sobre a catástrofe confirmou definitivamente que a queda do avião foi provocada deliberadamente pelo co-piloto, que sofria de problemas psíquicos, e que, pouco antes da tragédia, tinha sido aconselhado a internar-se.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Em Espanha, o VAR foi um sucesso na época de estreia

Em época de estreia em Espanha, o VAR (vídeoárbitro) foi um sucesso. Quem o diz é o Comité de Arbitragem espanhol (CTA) que faz um balanço positivo do uso da tecnologia ao longo da temporada, …

As noites entre 4 e 10 de junho vão ser ruidosas (e a culpa é dos aviões)

A culpada das noites ruidosas entre 4 a 10 de junho é a Liga das Nações. O Governo autorizou a suspensão temporária dos limites aos voos noturnos nesse período, tal como já aconteceu na Liga …

Petição para reescrever a 8.ª temporada de A Guerra dos Tronos "é uma falta de respeito"

A atriz britânica Sophie Turner, que interpretou Sansa Stark na A Guerra dos Tronos, considerou uma "falta de respeito" o pedido dos fãs para que a última temporada da série fosse reescrita.  A iniciativa levada …

Festival de música na Escócia proíbe uso de telemóveis

O festival de música FLY Open Air, que se realizou no passado fim-de-semana, proibiu o uso de telemóveis por parte do público. O objetivo é evitar que os fanáticos pelas redes sociais estraguem o concerto …

Jovem portuguesa morre em Benidorm após atropelamento

Uma jovem de nacionalidade portuguesa com idade entre 25 e 30 anos e de identidade ainda desconhecida, morreu na noite desta terça-feira atropelada por um autocarro numa rua movimentada de Benidorm, Espanha, noticia a comunicação …

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …