Co-piloto da Germanwings tinha sido aconselhado a internar-se pouco antes da tragédia

(dr) Andreas Lubitz / Facebook

Foto de Andreas Lubitz, co-piloto do avião da Germanwings, divulgada pela Paris Match

Foto de Andreas Lubitz, co-piloto do avião da Germanwings, divulgada pela Paris Match

O relatório final sobre a catástrofe da Germanwings há cerca de um ano, nos Alpes franceses, foi apresentado este domingo e confirma definitivamente que o crash do avião foi provocado deliberadamente pelo co-piloto alemão do aparelho, Andreas Lubitz, que sofria de problemas psíquicos.

O avião fazia a ligação entre Barcelona e Dusseldorf quando se despenhou no sul dos Alpes franceses, a 24 de março de 2015, uma tragédia que resultou em 150 mortos.

relatório do BEA (Gabinete de Inquéritos e Análises para a Segurança Aeronáutica), divulgado numa conferência de imprensa em Bourget, perto de Paris, confirma a tese de que se tratou de um ato deliberado e relata que o co-piloto, que sofria de depressão e nos meses anteriores ao acidente tinha consultado vários médicos, teria sido convocado a ir a um hospital psiquiátrico poucas semanas antes do acidente.

Remy Jouty, director do BEA, confirma que Lubitz estava a tomar anti-depressivos na altura da tragédia.

A partir dos relatórios de vários médicos privados que Lubitz consultou nos meses antes do acidente, os peritos médicos concluem no relatório que o co-piloto tinha sofrido um “episódio depressivo psicótico” que o impediria de voar, mas nem Lubitz nem nenhum dos seus médicos terão alertado os seus empregadores.

Remy Jouty sublinha, no entanto, que o princípio do sigilo médico, essencial na relação de confiança entre médicos e pacientes, deve ser mantido. O BEA recomenda uma alteração na lei que protege os médicos nas situações em que estes transmitam informação médica sobre os seus pacientes com o objectivo de proteger o público, para garantir “um equilíbrio entre a confidencialidade do doente e a segurança pública”.

Regras mais claras devem ser exigidas para saber quando é que é necessário levantar o segredo médico”, declarou Arnaud Desjardins, um dos especialistas encarregados pela investigação deste acidente.

Os especialistas aeronáuticos franceses defendem um reforço do controlo médico dos pilotos, recomendando que em casos de histórico de problemas de saúde mental, os pilotos sejam avaliados anualmente.

Essa recomendação será passada à Organização Mundial de Saúde, ao ministério alemão dos transportes e ao Conselho de Médicos Alemão.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …