Co-piloto da Germanwings tinha sido aconselhado a internar-se pouco antes da tragédia

(dr) Andreas Lubitz / Facebook

Foto de Andreas Lubitz, co-piloto do avião da Germanwings, divulgada pela Paris Match

Foto de Andreas Lubitz, co-piloto do avião da Germanwings, divulgada pela Paris Match

O relatório final sobre a catástrofe da Germanwings há cerca de um ano, nos Alpes franceses, foi apresentado este domingo e confirma definitivamente que o crash do avião foi provocado deliberadamente pelo co-piloto alemão do aparelho, Andreas Lubitz, que sofria de problemas psíquicos.

O avião fazia a ligação entre Barcelona e Dusseldorf quando se despenhou no sul dos Alpes franceses, a 24 de março de 2015, uma tragédia que resultou em 150 mortos.

relatório do BEA (Gabinete de Inquéritos e Análises para a Segurança Aeronáutica), divulgado numa conferência de imprensa em Bourget, perto de Paris, confirma a tese de que se tratou de um ato deliberado e relata que o co-piloto, que sofria de depressão e nos meses anteriores ao acidente tinha consultado vários médicos, teria sido convocado a ir a um hospital psiquiátrico poucas semanas antes do acidente.

Remy Jouty, director do BEA, confirma que Lubitz estava a tomar anti-depressivos na altura da tragédia.

A partir dos relatórios de vários médicos privados que Lubitz consultou nos meses antes do acidente, os peritos médicos concluem no relatório que o co-piloto tinha sofrido um “episódio depressivo psicótico” que o impediria de voar, mas nem Lubitz nem nenhum dos seus médicos terão alertado os seus empregadores.

Remy Jouty sublinha, no entanto, que o princípio do sigilo médico, essencial na relação de confiança entre médicos e pacientes, deve ser mantido. O BEA recomenda uma alteração na lei que protege os médicos nas situações em que estes transmitam informação médica sobre os seus pacientes com o objectivo de proteger o público, para garantir “um equilíbrio entre a confidencialidade do doente e a segurança pública”.

Regras mais claras devem ser exigidas para saber quando é que é necessário levantar o segredo médico”, declarou Arnaud Desjardins, um dos especialistas encarregados pela investigação deste acidente.

Os especialistas aeronáuticos franceses defendem um reforço do controlo médico dos pilotos, recomendando que em casos de histórico de problemas de saúde mental, os pilotos sejam avaliados anualmente.

Essa recomendação será passada à Organização Mundial de Saúde, ao ministério alemão dos transportes e ao Conselho de Médicos Alemão.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Mesa de voto encerrada com portões fechados a cadeado em Montalegre

Na Junta de Freguesia de Morgade, em Montalegre, a mesa de voto estava fechada esta manhã, com os portões encerrados a cadeado. José Nogueira, presidente da Junta local, disse ao Jornal de Notícias que "tudo indica" …

Físico diz que Marte é o único planeta para onde humanos podem fugir

Segundo o físico Brian Cox, o Planeta Vermelho pode ser a única opção caso os humanos tenham de abandonar o planeta Terra. O cientista diz que "não podemos ficar aqui para sempre". O professor e apresentador …

Décadas de estudos sobre "genes da depressão" podem estar errados

A ideia de um "gene da depressão" capturou a imaginação de cientistas durante décadas. Nos últimos 20 anos, centenas de estudos sugeriram que pessoas com a variação de determinados genes têm um maior risco de …

Formação da Lua trouxe água para o planeta Terra

A formação da Lua trouxe para a Terra condritos carbonosos, que são fonte provável da água no nosso planeta e de elementos altamente voláteis, como carbono, nitrogénio, hidrogénio e enxofre. A Terra é o único planeta …

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Fernando Pimenta conquista duas medalhas de ouro na Taça do Mundo

O português Fernando Pimenta conquistou este sábado duas medalhas de ouro na Polónia, nas provas de K1 1000 e K1 500 metros. O canoísta do Benfica juntou na tarde deste sábado a medalha de ouro na …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …