Comissão de Ética recusa levantar imunidade parlamentar de Miguel Macedo

portugal.gov.pt

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

A comissão parlamentar de Ética recusou esta sexta-feira, por unanimidade, levantar a imunidade parlamentar do deputado Miguel Macedo, revelou o seu presidente, explicando que o ex-ministro da Administração Interna não é arguido nem testemunha em nenhum processo.

O ex-ministro da Administração Interna requereu o levantamento da imunidade parlamentar no final da semana passada, numa carta enviada à presidente da Assembleia da República, que a reencaminhou para a comissão parlamentar de Ética

O pedido do ex-ministro surgiu depois das notícias de que Miguel Macedo será um dos suspeitos investigados no âmbito do processo dos Vistos Gold. “A situação é insuportável para Miguel Macedo e a última coisa que quer é que se pense que se está a esconder atrás da imunidade parlamentar”, afirmou na altura uma fonte da Assembleia da República citada pelo Diário de Notícias.

Na semana passada, a imprensa avançava que “o ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, terá dado instruções ao ex-diretor do SEF, Manuel Palos, para este apressar a concessão de vistos aos cidadãos líbios” e que seria suspeito do crime de prevaricação, mas que o Ministério Público “não encontrou indícios de vantagens económicas para Macedo ou para Palos”.

O Correio da Manhã escrevia que Miguel Macedo deveria ser constituído arguido no caso dos vistos gold, para responder pelas suspeitas do crime de prevaricação de titular de cargo político, mas essa informação foi entretanto desmentida pela Procuradora-Geral da República.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os gatunos dos parlamento têm medo de abrir um precedente para depois eles próprios começarem a ser julgados pelos crimes que praticam. A imunidade parlamentar é inaceitável porque viola o princípio da igualdade! Numa República todos os cidadãos são iguais.

  2. Quem não deve não teme. Se teem medo então a comissão de ética deve ir a sede própria, para poder instruir todos políticos que teem medo. Sobre valores e ética.
    Quem expressa medo é porque tem o rabo de fora. LEI há que investigar os medos, as origens dos medos e as consequências dos medos. Não quero que nenhum politico perca o sono para não fazer mais burrada do que já fizeram até hoje. Com todo devido respeito, mais do que já tiveram por mim. Não devo nada a ninguém e no entanto ando a pagar a dividas dos calhaus que não sabem governar suas casas com seus salários, mas sabem governar e mal com os dinheiros dos outros. Eu pergunto é porque carga de água sendo a competência uma das exigências porque continuam lá. Quando as pessoas ficam durante tempo de mais no mesmo local criam estruturas para lesar o próximo e para não serem destituídos. É que a teimosia é característica de uma determinado animal a Burrice e ignorância é característica das galinhas, e como vejo muitos seres de 2 pernas a cacarejar muito, nada fazem e o que fazem é só burrada. Já cheira mal que farta. É altura de começar a limpar o galinheiro e as galinhas que só cacarejam tem que saltar fora. Só comem e nada produzem. Ainda julguei que a TROIKA viesse cá para por ordem no galinheiro, e um entrave nos gastos pois quem não tem não gasta e muito menos esbanja, mas pelos vistos mais me parece é uma excelente raposa. Já encheram os bolsos e preparam-se para os gastos extra. Onde está a liberdade acompanhada da expressividade e da responsabilidade.

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …