Comissão de Ética recusa levantar imunidade parlamentar de Miguel Macedo

portugal.gov.pt

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

A comissão parlamentar de Ética recusou esta sexta-feira, por unanimidade, levantar a imunidade parlamentar do deputado Miguel Macedo, revelou o seu presidente, explicando que o ex-ministro da Administração Interna não é arguido nem testemunha em nenhum processo.

O ex-ministro da Administração Interna requereu o levantamento da imunidade parlamentar no final da semana passada, numa carta enviada à presidente da Assembleia da República, que a reencaminhou para a comissão parlamentar de Ética

O pedido do ex-ministro surgiu depois das notícias de que Miguel Macedo será um dos suspeitos investigados no âmbito do processo dos Vistos Gold. “A situação é insuportável para Miguel Macedo e a última coisa que quer é que se pense que se está a esconder atrás da imunidade parlamentar”, afirmou na altura uma fonte da Assembleia da República citada pelo Diário de Notícias.

Na semana passada, a imprensa avançava que “o ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, terá dado instruções ao ex-diretor do SEF, Manuel Palos, para este apressar a concessão de vistos aos cidadãos líbios” e que seria suspeito do crime de prevaricação, mas que o Ministério Público “não encontrou indícios de vantagens económicas para Macedo ou para Palos”.

O Correio da Manhã escrevia que Miguel Macedo deveria ser constituído arguido no caso dos vistos gold, para responder pelas suspeitas do crime de prevaricação de titular de cargo político, mas essa informação foi entretanto desmentida pela Procuradora-Geral da República.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os gatunos dos parlamento têm medo de abrir um precedente para depois eles próprios começarem a ser julgados pelos crimes que praticam. A imunidade parlamentar é inaceitável porque viola o princípio da igualdade! Numa República todos os cidadãos são iguais.

  2. Quem não deve não teme. Se teem medo então a comissão de ética deve ir a sede própria, para poder instruir todos políticos que teem medo. Sobre valores e ética.
    Quem expressa medo é porque tem o rabo de fora. LEI há que investigar os medos, as origens dos medos e as consequências dos medos. Não quero que nenhum politico perca o sono para não fazer mais burrada do que já fizeram até hoje. Com todo devido respeito, mais do que já tiveram por mim. Não devo nada a ninguém e no entanto ando a pagar a dividas dos calhaus que não sabem governar suas casas com seus salários, mas sabem governar e mal com os dinheiros dos outros. Eu pergunto é porque carga de água sendo a competência uma das exigências porque continuam lá. Quando as pessoas ficam durante tempo de mais no mesmo local criam estruturas para lesar o próximo e para não serem destituídos. É que a teimosia é característica de uma determinado animal a Burrice e ignorância é característica das galinhas, e como vejo muitos seres de 2 pernas a cacarejar muito, nada fazem e o que fazem é só burrada. Já cheira mal que farta. É altura de começar a limpar o galinheiro e as galinhas que só cacarejam tem que saltar fora. Só comem e nada produzem. Ainda julguei que a TROIKA viesse cá para por ordem no galinheiro, e um entrave nos gastos pois quem não tem não gasta e muito menos esbanja, mas pelos vistos mais me parece é uma excelente raposa. Já encheram os bolsos e preparam-se para os gastos extra. Onde está a liberdade acompanhada da expressividade e da responsabilidade.

RESPONDER

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …

Marcelo, Governo e oposição em queda (mas Costa é aprovado por eleitores de PSD e Bloco)

O arrastar da pandemia e o agravar do número de casos de infectados por covid-19 em Portugal, está a desgastar a imagem do primeiro-ministro que está em queda nas sondagens. Mas a oposição não está …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: o Pepe tem um GPS inconclusivo?

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/pacos-de-ferreira-3-2-fc-porto-o-musical Paços de Ferreira. Cidade quase deserta nos últimos dias, com as pessoas a cumprirem as regras. Paços de Ferreira. A cidade que recebeu um campeão quase deserto, com os jogadores a não cumprirem as regras. Ao …

Os cães vão para o céu? Lápides mostram que animais de estimação se tornaram família após a II Guerra

Os donos de animais de estimação no século XVIII amavam-nos profundamente, mas os donos contemporâneos são mais propensos a acreditar numa vida após a morte, onde verão os seus animais de estimação falecidos mais uma …

Governo decide hoje novas medidas para controlar a pandemia. Partidos estão divididos

O Conselho de Ministros reúne-se este sábado para decretar “ações imediatas” de controlo da pandemia, um dia depois de o primeiro-ministro ter recebido os partidos com assento parlamentar com vista a um consenso sobre estas …

Secretas e PJ investigam QAnon (que acusa autoridades de esconderem provas sobre rede pedófila)

Os Serviços de Informação e a Polícia Judiciária (PJ) estão a investigar as ligações de seguidores do movimento conspiracionista QAnon aos denominados "Movimentos pela Verdade" e a elementos do Chega. A notícia é avançada pela revista …

Terapia genética restaura visão de ratos totalmente cegos (e vai ser testada em humanos)

Os investigadores da Nanoscope usaram uma terapia genética para restaurar células danificadas. Este método conseguiu melhorar a visão de ratos que eram completamente cegos. Os fotorrecetores são as células da primeira etapa da cadeia que permite …

Líder isolada e, mesmo que ganhe, pode não ser campeã: as contas incríveis no 6 Nações

A última jornada do mítico torneio de râguebi foi adiada mas não foi esquecida. Irlanda está na frente mas Inglaterra e França ainda podem ficar com o troféu. Quando, no dia 1 de fevereiro deste ano, …

Covid-19: Alemanha e EUA com novo máximo nas últimas 24 horas

A Alemanha contabilizou 19.059 novos contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, anunciou hoje o Instituto Robert Koch (RKI). Na Alemanha, registaram-se 518.773 casos confirmados de covid-19 …