Ministério Público pede pena suspensa para Miguel Macedo

Hugo Delgado / Lusa

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O Ministério Público pediu penas de prisão até 8 anos para António Figueiredo, ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado, e até 5 anos para o ex-ministro Miguel Macedo, no âmbito do julgamento dos Vistos Gold. Todavia, admite que as penas possam ser suspensas, com excepção do empresário Jaime Gomes, amigo de Macedo.

Nas alegações finais do caso Vistos Gold, o procurador do Ministério Público (MP) José Niza pediu uma pena de até 8 anos de prisão para o António Figueiredo, o ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado que é o principal arguido do processo, avançam os jornais Correio da Manhã e Observador.

Figueiredo está acusado dos crimes de corrupção, prevaricação, tráfico de influência, peculato de uso, recebimento indevido de vantagem e branqueamento de capitais. E o MP pretende também que fique “impedido de exercer funções públicas durante dois a três anos”, nota o Observador.

Já para o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo, bem como para os restantes arguidos, o MP pede penas de prisão até 5 anos. Macedo está acusado de tráfico de influências e de prevaricação.

Mas o procurador José Niza sublinha que “não repugna” ao MP que, “com excepção de Jaime Gomes“, empresário amigo de Macedo, as eventuais penas decretadas “possam vir a ser suspensas na respectiva execução”, cita o jornal online.

Jaime Gomes está acusado dos crimes de corrupção passiva, de prevaricação e de tráfico de influências.

Nas alegações finais, o MP menciona um “pacto de silêncio entre os arguidos” e nota que este processo envolve “uma criminalidade dos poderosos ligados à administração pública que prejudica a sociedade”, cita o CM.

O procurador também considera que António Figueiredo transformou o Instituto de Registos e Notariado numa “agência de Vistos Gold contra os seus deveres funcionais” e que “pôs a estrutura do Estado ao serviço de Zhu [empresário chinês que também é acusado de corrupção no caso].

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me bem que o ministério público demonstre amizade e seja “amigo do seu amigo”, contanto que demonstre inimizade com “o amigo do seu amigo”, Jaime Gomes; faça deste a sua principal atração de exercer e praticar a justiça… Nada de anormal, em Portugal, onde os “bons costumes” e as sinceras amizades prevalecem e são sinceras…

  2. O que acontece com esta gente e a mesma coisa que esta acontecer com o Benfica , a qualidade e a mesma
    mas os padrinhos sao muintos e poderosos e nada lhes vai acontecer. O ministerio publico e amigo do amigo e como tal e pena suspense e siga a rusga.

  3. Nada de anormal, é o perfeito estado do funcionamento da Justiça com a conivência, e pressão zero da parte do Ministério público.

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …