portugal.gov.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa
Os resultados da Eurosondagem para o Expresso e a SIC do mês de junho mostram uma descida na intenção de voto, mas com o PS a descer mais do que as forças da coligação.
Legislativas 2015
-
6 Novembro, 2015 Bloco e PS chegam a acordo, Costa quer Catarina no Governo
-
3 Novembro, 2015 PS e Bloco de Esquerda já têm acordo, só falta o PCP
-
2 Novembro, 2015 Se Costa formar Governo coligação PSD/CDS desfaz-se
-
20 Outubro, 2015 Costa convoca Comissão Política do PS para quinta-feira
-
17 Outubro, 2015 Costa diz que Passos pôs fim às conversas com o PS
Na sondagem, divulgada pelo Expresso a quatro meses das eleições, o PS cai 1,2 pontos na intenção de voto, estando agora nos 36,9% e vendo reduzida a sua vantagem em relação aos partidos da maioria para 3,6 pontos percentuais.
PSD e CDS, num cenário de coligação, também sofreram uma descida na intenção de voto, ainda que menos pronunciada do que a dos socialistas (apenas menos 0,3 pontos percentuais), para 33,3%.
Também o Bloco de Esquerda desce ligeiramente, para 4,5%.
Por outro lado, outros partidos registaram subidas nas intenções de voto: a CDU sobe para 10,5%, o Livre/Tempo de Avançar passa para 2% e o PDR de Marinho e Pinto fica com 2,7%.
Em maio, uma sondagem da Aximage feita para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã – a primeira depois da apresentação do programa económico do PS e da formalização da coligação pré-eleitoral PSD/CDS – mostrava um cenário ainda mais dramático, com o PS a ser apanhado pela coligação.
A cinco meses das eleições legislativas, o PS contava com 37,3% das intenções de voto e a coligação PSD/CDS a apenas uma décima de distância, com 37,2% dos inquiridos a considerarem a reeleição como melhor opção.
Este é o primeiro empate técnico dado pelas sondagens que têm sido feitas desde outubro, quando António Costa substituiu António José Seguro na liderança do Partido Socialista.
ZAP
Não percebi aquela parte do “mostrava um cenário ainda mais dramático, com o PS a ser apanhado pela coligação.” Dramático porquê? É assim tão natural o PS ter de ganhar as eleições?
Pois!! Com estas sondagens, ainda aparece, de novo, o inquilino de Belém a fazer campanha eleitoral pelo seu partido!!
Com sofistas há poderes às “cavalitas” que o próprio poder não detém só por si.
Não fosse o PS (Jorge Sampaio) e seus sofistas a derrubar um governo de maioria parlamentar… Apenas pelo “poder” e, como sempre, às costas do 5º poder.
QUANTO CUSTOU ESTA SONDAGEM?
O povo goza de outra literacia… E o povo senior sabe que a solidariedade recai sobre rendimentos a partir de 4000€