Carlos Alexandre quer que Supremo decida se Costa violou segredo de justiça

Tiago Petinga / Lusa

O Ministério Público junto do Supremo Tribunal de Justiça vai decidir se abre ou não inquérito à eventual violação do segredo de justiça pelo primeiro-ministro no caso Tancos. Em causa está a divulgação das 100 respostas de António Costa no caso Tancos.

O juiz Carlos Alexandre quer que seja o Supremo Tribunal de Justiça a avaliar se o atual primeiro-ministro, António Costa, violou o segredo de justiça ao divulgar publicamente, através do site do Governo, as 100 respostas no caso Tancos.

Segundo o Público, a procuradora de primeira instância tinha informado o juiz de instrução criminal que não tinha competência para decidir sobre o assunto. O Ministério Público terá agora, junto do Supremo Tribunal, de decidir se abre ou não um inquérito ao primeiro-ministro. O Supremo é a instância que tem competência quando se trata do primeiro-ministro.

O diário sustenta ainda que não é obrigatório que o MP abra inquérito podendo rejeitar fazê-lo liminarmente se concluir que não há matéria que o sustente.

A 5 de fevereiro, Carlos Alexandre tinha alertado o MP da primeira instância para uma eventual violação do segredo de justiça. No despacho, o magistrado judicial alegou que o caso Tancos está em segredo de justiça externo e solicitou ao Ministério Público que se pronunciasse sobre a divulgação das 100 respostas de Costa.

“Tendo consciência de que os autos se encontram em segredo de justiça externo e dado que tomei conhecimento de que, na página oficial da Presidência do Conselho de Ministros foi decidido publicar cópia alegadamente idêntica às respostas contidas no depoimento escrito que ontem foi rececionado no Tribunal, após as 16h, notifique-se o Ministério Público, para se pronunciar sobre esta divulgação, da qual se juntará um print que ora lhe apresento”, escreveu o juiz.

No site do Governo, António Costa já tinha justificado a publicação do documento: “Tendo sido postas a circular versões parciais do depoimento” do chefe do Executivo, como testemunha arrolada por José Alberto Azeredo Lopes, “entendeu o primeiro-ministro dever proceder à divulgação pública integral das respostas a todas as questões que lhe foram colocadas”.​

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Mais importante do que lembrar a um governante, com participação na criação das leis, de que não está acima delas e que as deve cumprir??? Não sei o que será!! Ou deve haver uma justiça forte com os fracos e fraca com os fortes???

  1. Este Juiz Carlos Alexandre torna-se cómico, então ele que foi o primeiro a violar o segredo de justiça fornecendo á CMTV as investigações e o que já estava ou não investigado agora vem armado em anjinho como se não tivesse violado o segredo de justiça em muitos casos até quando foi prender o aldrabão do Sócrates levou as TVs com ele vá mas é comer sabão.

RESPONDER

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …