Carlos Alexandre quer que Supremo decida se Costa violou segredo de justiça

Tiago Petinga / Lusa

O Ministério Público junto do Supremo Tribunal de Justiça vai decidir se abre ou não inquérito à eventual violação do segredo de justiça pelo primeiro-ministro no caso Tancos. Em causa está a divulgação das 100 respostas de António Costa no caso Tancos.

O juiz Carlos Alexandre quer que seja o Supremo Tribunal de Justiça a avaliar se o atual primeiro-ministro, António Costa, violou o segredo de justiça ao divulgar publicamente, através do site do Governo, as 100 respostas no caso Tancos.

Segundo o Público, a procuradora de primeira instância tinha informado o juiz de instrução criminal que não tinha competência para decidir sobre o assunto. O Ministério Público terá agora, junto do Supremo Tribunal, de decidir se abre ou não um inquérito ao primeiro-ministro. O Supremo é a instância que tem competência quando se trata do primeiro-ministro.

O diário sustenta ainda que não é obrigatório que o MP abra inquérito podendo rejeitar fazê-lo liminarmente se concluir que não há matéria que o sustente.

A 5 de fevereiro, Carlos Alexandre tinha alertado o MP da primeira instância para uma eventual violação do segredo de justiça. No despacho, o magistrado judicial alegou que o caso Tancos está em segredo de justiça externo e solicitou ao Ministério Público que se pronunciasse sobre a divulgação das 100 respostas de Costa.

“Tendo consciência de que os autos se encontram em segredo de justiça externo e dado que tomei conhecimento de que, na página oficial da Presidência do Conselho de Ministros foi decidido publicar cópia alegadamente idêntica às respostas contidas no depoimento escrito que ontem foi rececionado no Tribunal, após as 16h, notifique-se o Ministério Público, para se pronunciar sobre esta divulgação, da qual se juntará um print que ora lhe apresento”, escreveu o juiz.

No site do Governo, António Costa já tinha justificado a publicação do documento: “Tendo sido postas a circular versões parciais do depoimento” do chefe do Executivo, como testemunha arrolada por José Alberto Azeredo Lopes, “entendeu o primeiro-ministro dever proceder à divulgação pública integral das respostas a todas as questões que lhe foram colocadas”.​

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Mais importante do que lembrar a um governante, com participação na criação das leis, de que não está acima delas e que as deve cumprir??? Não sei o que será!! Ou deve haver uma justiça forte com os fracos e fraca com os fortes???

  1. Este Juiz Carlos Alexandre torna-se cómico, então ele que foi o primeiro a violar o segredo de justiça fornecendo á CMTV as investigações e o que já estava ou não investigado agora vem armado em anjinho como se não tivesse violado o segredo de justiça em muitos casos até quando foi prender o aldrabão do Sócrates levou as TVs com ele vá mas é comer sabão.

RESPONDER

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …