“Não podemos cancelar”. Apesar da pandemia, milhares vão desfilar pelas ruas da capital da Bielorrússia

Apesar de ter mais de 18 mil pessoas infetadas com covid-19, a Bielorrússia continua sem seguir as recomendações de distanciamento social e isolamento. O Presidente do país quer manter o desfile anual do Dia da Vitória nas ruas da capital.

Com 18.350 casos confirmados de covid-19 e 07 mortes registadas, a Bielorússia não está a levar a sério a situação de pandemia.

No final de abril, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou o Presidente Alyaksandr Lukashenka que a doença entrara “no cenário de transmissão comunitária” e recomendou que o Governo tomasse medidas mais restritivas para travar a propagação da pandemia.

Mas não foi isso que Minsk fez. Apesar da doença, o Presidente da Bielorrússia, Alyaksandr Lukashenka, insiste em manter a realização do desfile anual do Dia da Vitória, marcado para o dia 9 de maio.

Não podemos cancelar o desfile. Simplesmente não podemos”, afirmou Lukashenka, acrescentando que alguns dos que lutaram contra o regime nazi também morreram vitimados por vírus e outras doenças, de acordo com o semanário Expresso.

“O que dirão as pessoas? Talvez não imediatamente, mas no dia seguinte ou dois dias depois. Vão dizer que estávamos com medo”, continuou Lukashenka.

O Dia da Vitória comemora a vitória da União Soviética sobre a Alemanha em 1945 e é o feriado nacional mais importante do país e de outros antigos estados soviéticos.

Espera-se a participação de mais de 3.000 militares e uma coluna com, pelo menos, 180 peças de equipamento militar, além de unidades aéreas. Tradicionalmente, o evento atrai milhares de cidadãos, que, depois, se juntam em piqueniques nos parques da cidade.

Este evento viola as recomendações da OMS, que aconselha os países a impor medidas de distanciamento social e evitar grandes reuniões públicas.

O Presidente bielorrusso tem repetidamente desvalorizado o problema. O país é o único na Europa que não interrompeu o campeonato nacional de futebol.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há 49 escolas com surtos ativos de covid-19

Cerca de meia centena de escolas têm surtos ativos de covid-19, avançou esta quarta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que fez um balanço positivo das primeiras semanas de aulas. "Neste momento, estão ativos 49 surtos …

Índia pode atingir os 600 milhões de casos de covid-19 em fevereiro, dizem especialistas

Mais de 600 milhões de indianos, mais da metade da população do país, provavelmente serão infetados com o novo coronavírus até fevereiro de 2021, segundo um painel de especialistas que aconselha o Governo do país. Segundo …

Ficheiro apreendido a Rui Pinto tinha número de telemóvel da procuradora

Um ficheiro de um dos dispositivos apreendidos ao criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, contém o número de telemóvel da procuradora do Ministério Público (MP) envolvida no julgamento, Marta Viegas, confirmou a própria na 15.ª …

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …

Maiores construtoras portuguesas juntam-se contra a "armada espanhola"

As duas maiores construtoras portuguesas, Mota-Engil e Teixeira Duarte, aliaram-se num consórcio, no âmbito de um concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal (IP), para tentar derrotar a concorrência espanhola. Habitualmente concorrentes na disputa pelas grandes …

Novo recorde: SNS24 recebeu mais de 23 mil chamadas só esta segunda-feira

O centro de contactos SNS24 bateu um novo recorde de atendimentos no dia 19 de outubro, com 23.373 chamadas atendidas, revelaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público. Os picos de chamadas …

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …