Vodka, sauna e trabalho no campo. Os conselhos do Presidente da Bielorrússia para curar a “psicose do coronavírus”

Amanda Voisard / UN Photo

Alexander Lukashenko, Presidente da Bielorrússia desde 1994

O Presidente da Bielorrússia considera que a pandemia de Covid-19, que já matou mais de dez mil pessoas em todo o mundo, é uma “psicose”.

“Apesar de certas críticas ao meu nome, não posso chamar a este vírus outra coisa que não uma psicose e nunca mudarei de ideias. Porquê? Porque estou certo que iremos sofrer mais com o pânico do que com o vírus em si. O mundo civilizado do nosso planeta está maluco”, afirmou Alexander Lukashenko, citado pelo jornal online Observador.

“Não há necessidade de entrar em pânico, é preciso continuar a trabalhar. Especialmente agora, no campo. É bom ver a televisão, pessoas a trabalhar nos tratores, ninguém fala do vírus. O trator cura toda a gente, o campo cura toda a gente“, referiu ainda.

“Lavem as mãos mais vezes, tomem o pequeno-almoço, o almoço e o jantar a uma determinada hora. Não bebo álcool, mas costumo dizer na brincadeira que a vodka não serve apenas para lavar as mãos, também deviam beber uns 100 mililitros por dia para matar o vírus, caso não estejam a trabalhar.”

“Desejo-vos boa saúde, não adoeçam. Vão fazer uma sauna, bem seca, duas ou três vezes por semana. Os chineses dizem que o vírus morre a partir dos 60 graus centígrados”, acrescentou o Presidente bielorrusso, que governa o país de 1994.

Numa altura em que as principais ligas de futebol estão canceladas por tempo indeterminado, para fazer frente à propagação do novo coronavírus, o campeonato da Bielorrússia começou esta quinta-feira, segundo o jornal britânico Independent.

Ontem, o Bate Borisov entrou em campo contra o Energetik-BGU e imagens da partida mostram que pelo menos algumas centenas de adeptos se encontravam no estádio.

Antes do jogo, Vladimir Bazanov, dirigente da Federação de Futebol da Bielorrússia, afirmou que apenas tinham sido registados 51 infetados no país e que não havia razão para suspender o campeonato.

Esta sexta-feira, está previsto que aconteçam outros jogos, incluindo um do Dinamo Brest, clube onde joga o português Dénis Duarte, recorda a Tribuna Expresso.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • A sério que quando pensas no presidente da BieloRÚSSIA os exemplos todos de presidentes canastrões e pseudo-autoritários são esses? A sério ???

      • Foi dos que me lembrei logo quando li o título!…
        Mas estás a pensar em quem?
        No Putin?
        Esse (e este) são mesmo ditadores (e amigos!), mas a diferença é que o Putin é muito mais inteligente, frio e calculista do que todos esses juntos!…

  1. é preciso compreender o que ele quer dizer com isto
    por um lado tem razao.
    quanto mais se pensa no virus, pior ficamos e entramos em panico.
    para nao se estar sempre a matutar as pessoas estao entretidas a trabalhar.
    claro que nao se vai combater o virus a beber litros de vodka

  2. Foi dos que me lembrei logo quando li o título!…
    Mas estás a pensar em quem?
    No Putin?
    Esse (e este) são mesmo ditadores (e amigos!), mas a diferença é que o Putin é muito mais inteligente, frio e calculista do que todos esses juntos!…

  3. Este presidente não está errado, pelos resultados do seu país o número de casos é reduzido!!!!
    E se pensarmos bem um pouco de vodka com 60° não faz mal e pode matar o virus na faringe!
    O calor da Sauna também ajuda a combater o virus!

    Se tiverem dúvidas vejam os números de infetados destes países que bebem vodka…

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …