Joe Biden acusa Governo dos EUA de “abusar dos seus poderes”

patquinnforillinois / Flickr

O candidato presidencial democrata, Joe Biden, disse esta quarta-feira que “aqueles encarregados de fazer cumprir a lei estão a abusar dos seus poderes”, referindo-se ao governo do republicano Donald Trump.

Numa videoconferência para os finalistas de curso de Direito da Universidade de Colúmbia, Biden pediu aos futuros juristas para “protegerem os fundamentos da democracia”, insinuando que eles estão ameaçados pelo atual governo norte-americano.

“Confiem na autogovernança, porque ela está sob ataque”, disse o candidato democrata à Casa Branca.

“As mesmas pessoas que estão encarregadas de fazer cumprir o Estado de direito estão a abusar dos seus poderes, protegendo os seus amigos, enfraquecendo os princípios que fazem o nosso país funcionar”, acusou Biden.

Os comentários do ex-vice-Presidente e candidato democrata acontecem quando crescem teorias da conspiração sobre o comportamento inadequado de Barack Obama no processo que envolve a interferência russa nas eleições presidenciais de 2016.

“Não quero descer à lama com essas pessoas”, disse Biden, na terça-feira, quando lhe foi pedido que respondesse às insinuações de que Obama teria compactuado com a interferência russa nessas eleições.

Biden afirmou que Trump quer distrair a atenção das pessoas, no que considera ser uma má gestão do combate à pandemia de covid-19, que já matou quase cem mil pessoas nos Estados Unidos.

“Esse é o padrão: diversão, diversão, diversão“, declarou Biden, na terça-feira, referindo-se às manobras da Casa Branca para retirar a atenção pública das falhas na estratégia governamental para conter a propagação do novo coronavírus.

Esta quarta-feira, um comité do senado liderado pelo republicano Ron Johnson vai votar a possibilidade de iniciar uma investigação sobre o comportamento de Hunter Biden, filho do candidato Joe Biden, junto de uma empresa ucraniana, que esteve na base do processo de impeachment contra Donald Trump, no início do ano.

Os democratas consideram que Trump está a usar a maioria republicana no senado para fazer guerrilha política contra Biden e Obama, tentando envolvê-los em processos judiciais sem grande sustentação, apenas para tentar denegrir a sua imagem, em ano eleitoral.

“As pessoas conhecem-me”, respondeu Joe Biden, referindo-se ao que considera ser o prestígio de que goza junto do eleitorado e que lhe permitirá defender-se das insinuações e dos processos levantados pelos republicanos.

Joe Biden é o candidato do Partido Democrata às presidenciais e já reuniu o apoio de personalidades relevantes no meio democrata como, por exemplo, de Barack Obama, Hillary Clinton, Nancy Pelosi e dos ex-candidatos Bernie Sanders, Elizabeth Warren e Michael Bloomberg.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …