“Desastre caótico absoluto.” Obama arrasa gestão da pandemia de Trump

Patrick Hamilton / G20 Australia

Barack Obama classificou a gestão da pandemia do novo coronavírus feita pelo seu sucessor, Donald Trump, como um “desastre caótico absoluto”.

Barack Obama, antigo Presidente dos Estados Unidos, considera que a gestão da pandemia feita pelo seu sucessor, Donald Trump, é um “desastre caótico absoluto”. A crítica foi feita por Obama numa conversa telefónica de meia hora com ex-colaboradores das duas administrações que liderou.

A gravação da conversa chegou à Yahoo News, que a divulgou. Esta é a crítica mais contundente feita até agora por Obama ao seu sucessor.

Na conversa, Barack Obama invocou a resposta à crise sanitária para justificar a necessidade de escolher bons dirigentes e apelou aos seus antigos conselheiros para que integrem a campanha de Joe Biden, seu antigo vice-presidente e agora candidato democrata nas presidenciais de novembro contra Trump.

“A próxima eleição é muito importante a vários níveis. Não enfrentaremos apenas um indivíduo ou um partido político”, disse Obama, que considera que o verdadeiro adversário são “as tendências a longo termo, como ser tribal, criar divisão e ver os outros como inimigos”.

Obama abordou também a controversa decisão do Departamento de Justiça norte-americano de retirar a acusação contra Micheal Flynn, ex-conselheiro de Trump, acusado de ter mentido acerca dos contactos que manteve com um diplomata russo.

“Não há precedente que se possa encontrar para que uma pessoa acusada de perjúrio saia impune. Este é o tipo de situação que podemos começar a temer num estado de direito. Quando seguimos por este caminho, podemos ir dar rapidamente a outros lugares”, alertou.

O atual Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é acusado pelos críticos de ter, num primeiro momento, minimizado a ameaça, depois de ter dado instruções contraditórias e confusas, entre os pedidos de cautela e a pressa de ver a economia a retomar.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Desastre caótico absoluto foi o desenvolvimento do ISIS nas barbas deste fantoche.
    O ISIS, por razões que nem vou enumerar, é talvez uma das nódoas mais negras nos tempos recentes da humanidade. Se o Obama se julga assim tão bom, se critica com tanta facilidade os outros, porque é que não mostrou o que valia e não evitou a grande catástrofe que foi a ascensão do ISIS.
    E se a gestão da pandemia é assim tão má nos EUA, então o que dizer dos vários países onde o número de mortes per capita é superior. Países tão insuspeitos como Bélgica, Espanha, Itália, Reino Unido, França, Suécia, Holanda ou Irlanda, e isto apenas para referir países mais desenvolvidos onde a segurança nos dados oficiais é maior.

    Não percebo é como os meios de comunicação social embarcam nesta coisa de bater sempre no mesmo bombo e alinham com aqueles para quem a democracia só é boa quando os outros não ganham.

    • Caro,
      Só se bate no bombo que o é.
      Acho incrivel como é que se pode fazer a apologia do Trump e deitar a areia da comunicação social para os olhos das pessoas.
      Ninguém precisa de ler a CS para formar opinião sobre o Trump. Ele encarrega-se de se apresentar, em todo o seu esplendor, no Twitter, na televisão. Basta deixá-lo abrir a boca e ler ou ouvir o que ele diz.
      É uma besta.
      Não faça confusão, eu sou de direita. Sou pró-americano. E estou envergonhado de ser ambas as coisas, porque a besta me envergonha de ambas.
      É uma verdade que desde o Reagan que os EUA não têm um bom presidente de direita.
      O Bush pai era um pateta sem pulso. O Bush filho é um burrinho saloio. Mas mil vezes o burro do Bush e um milhão de vezes o pateta do pai à besta do Trump.
      Se fosse americano teria votado de caras no McCain. Tenho muita pena que não tenha ganho.
      Mas tendo ganho o Obama, não sou estupido nem faccioso. Foi um bom presidente.
      Um bilião de vezes melhor que a besta do Trump. A única coisa que a besta fez bem feito e que tinha razão foi tirar os EUA do União Postal Internacional. Em tudo o resto é um populista demagógico que só engole quem quer. A mim, só me envergonha.
      Porque a besta não passa de um poltrão intolerável, um selvagem sem noção, um animal asqueroso, um odioso apalpador de senhoras, que me envergonha por ser de direita e gostar dos americanos. E que envergonha os americanos perante os restantes povos do planeta. E que me envergonha como ser humano, porque a raiz de todo o mal não é sequer o ódio. É a ignorância. Envergonha-me a aterradora ignorância da besta. E a dos seus seguidores.
      Repare que a besta não é burro. É ignorante. Há uma diferença. A besta é um chico-esperto ignorante.
      E a besta envergonha-me como pessoa de direita – só me consola saber que ele nem é sequer propriamente de direita, é um nojento populista autoritário arrogante ignorante poltrão. O que me envergonha mais é que as pessoas de direita estão caladas, submetidas à besta, a engolir a sua asquerosa ignorância e a envergonhar as pessoas de direita com mais que 2 neurónios.
      Estou ansioso que o corram, nem que seja o pateta do Biden a correr com ele. Mil vezes o Biden ao porco.
      Pronto, vou parar de falar da besta, porque se me esgotaram os adjetivos simpáticos que tinha e só me restam as coisas ainda mais sórdidas que ele é.
      E portanto, eu não embarco em coisa nenhuma. Penso por mim. Leio e vejo o que a besta diz, não o que a CS conta. É uma besta asquerosa. Ponto.
      E o caro RC, que parece ter alguns neurónios, também devia pensar por si.

RESPONDER

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …

Norte pode ultrapassar os 2.000 casos diários esta semana e os 4.000 na próxima

As novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a "barreira dos dois mil casos" na região Norte, alertaram especialistas esta quinta-feira, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) "permite …

Uber quer comprar Free Now. Empresa norte-americana ofereceu mais de mil milhões

A Uber quer comprar a Free Now, o antigo MyTaxi, tendo oferecido mais de mil milhões de euros à BMW e Daimler para assumir o controlo da empresa. Segundo noticiou o Cinco Días, a imprensa alemã avançou …

Portugal ultrapassa barreira dos 3.000 casos diários. Quase 2.000 no Norte

Portugal regista esta quinta-feira 3.274 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 16 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico …

Neve em Roma

Polícia australiana investiga alegados pagamentos no julgamento do cardeal George Pell pelo Vaticano

A Polícia australiana revelou esta quarta-feira que recebeu informações do órgão de controlo de crimes financeiros sobre alegadas transferências de fundos do Vaticano durante o julgamento contra o cardeal George Pell, condenado por abuso sexual …