Trump pondera proibir voos do Brasil (e acha “apropriado” tomar hidroxicloroquina)

1

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O Presidente norte-americano está a considerar proibir voos provenientes do Brasil, declarando que “não quer pessoas” a deslocar-se para os Estados Unidos para “infetar” o seu povo.

“Estamos a considerar isso. (…) Não quero pessoas a virem para cá e a infetarem o nosso povo. Também não quero que as pessoas fiquem doentes por lá. Estamos a ajudar o Brasil com ventiladores, estamos a enviar ventiladores para lá. O Brasil está a ter problemas, não há dúvida sobre isso”, disse Donald Trump em conferência de imprensa.

Esta não é a primeira vez que o Presidente norte-americano avalia a suspensão de voos a partir do Brasil. No final do mês passado, Trump afirmou que estava a “acompanhar de perto” o “surto sério” do novo coronavírus no país sul-americano, dizendo ao governador da Florida que essa medida seria possível.

“Se precisar [de interromper voos do Brasil], avise-nos”, afirmou o chefe de Estado a Ron DeSantis, citado pela imprensa.

O Brasil é o epicentro da covid-19 na América Latina e ocupa o terceiro lugar a nível mundial de países com maior número de casos ativos, apenas atrás dos EUA e da Rússia, segundo o portal Worldometer, que compila quase em tempo real informações da Organização Mundial da Saúde, dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, de fontes oficiais dos países, de publicações científicas e de órgãos de informação.

A Casa Branca já vetou o acesso ao país a viajantes provenientes da China e de grande parte da Europa para conter a disseminação do novo coronavírus, algo que não evitou os contágios no país.

Questionado hoje sobre quando tenciona levantar o veto a estrangeiros de grande parte da Europa, Trump respondeu: “Eu adoraria reabrir o mais rápido possível, mas temos de garantir que estamos a ir bem, e que eles também estão a ir bem”.

Trump diz ser “apropriado” tomar hidroxicloroquina

O Presidente norte-americano admitiu, esta segunda-feira, que está a tomar hidroxicloroquina para se prevenir da covid-19, medicamento usado para prevenção e tratamento da malária, mesmo sabendo que as autoridades de saúde não têm ainda uma conclusão sobre o uso desta substância.

Esta terça-feira, escreve o jornal Público, durante uma reunião do seu gabinete, o chefe de Estado afirmou que achou que seria “apropriado” tomar este medicamento depois de dois funcionários da Casa Branca terem testado positivo para a covid-19.

“Alguém bem próximo de mim, um cavalheiro jovem e simpático, testou positivo. Além disso, eu lido muito com o Mike Pence e alguém muito próximo dele, que eu também costumo ver, testou positivo. Por isso pensei que, do meu ponto de vista, não era uma má altura para tomar”, declarou.

No mês passado, a Administração de Alimentos e Medicamentos norte-americana (FDA) emitiu um comunicado no qual afirmou que a hidroxicloroquina “não demonstrou ser segura e eficaz” no combate à doença.

A FDA alertou ainda para o facto de este medicamento poder causar problemas sérios no ritmo cardíaco de pacientes infetados com covid-19 e, por isso, está contra a sua utilização fora de contexto hospitalar.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.