Trump pondera proibir voos do Brasil (e acha “apropriado” tomar hidroxicloroquina)

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O Presidente norte-americano está a considerar proibir voos provenientes do Brasil, declarando que “não quer pessoas” a deslocar-se para os Estados Unidos para “infetar” o seu povo.

“Estamos a considerar isso. (…) Não quero pessoas a virem para cá e a infetarem o nosso povo. Também não quero que as pessoas fiquem doentes por lá. Estamos a ajudar o Brasil com ventiladores, estamos a enviar ventiladores para lá. O Brasil está a ter problemas, não há dúvida sobre isso”, disse Donald Trump em conferência de imprensa.

Esta não é a primeira vez que o Presidente norte-americano avalia a suspensão de voos a partir do Brasil. No final do mês passado, Trump afirmou que estava a “acompanhar de perto” o “surto sério” do novo coronavírus no país sul-americano, dizendo ao governador da Florida que essa medida seria possível.

“Se precisar [de interromper voos do Brasil], avise-nos”, afirmou o chefe de Estado a Ron DeSantis, citado pela imprensa.

O Brasil é o epicentro da covid-19 na América Latina e ocupa o terceiro lugar a nível mundial de países com maior número de casos ativos, apenas atrás dos EUA e da Rússia, segundo o portal Worldometer, que compila quase em tempo real informações da Organização Mundial da Saúde, dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, de fontes oficiais dos países, de publicações científicas e de órgãos de informação.

A Casa Branca já vetou o acesso ao país a viajantes provenientes da China e de grande parte da Europa para conter a disseminação do novo coronavírus, algo que não evitou os contágios no país.

Questionado hoje sobre quando tenciona levantar o veto a estrangeiros de grande parte da Europa, Trump respondeu: “Eu adoraria reabrir o mais rápido possível, mas temos de garantir que estamos a ir bem, e que eles também estão a ir bem”.

Trump diz ser “apropriado” tomar hidroxicloroquina

O Presidente norte-americano admitiu, esta segunda-feira, que está a tomar hidroxicloroquina para se prevenir da covid-19, medicamento usado para prevenção e tratamento da malária, mesmo sabendo que as autoridades de saúde não têm ainda uma conclusão sobre o uso desta substância.

Esta terça-feira, escreve o jornal Público, durante uma reunião do seu gabinete, o chefe de Estado afirmou que achou que seria “apropriado” tomar este medicamento depois de dois funcionários da Casa Branca terem testado positivo para a covid-19.

“Alguém bem próximo de mim, um cavalheiro jovem e simpático, testou positivo. Além disso, eu lido muito com o Mike Pence e alguém muito próximo dele, que eu também costumo ver, testou positivo. Por isso pensei que, do meu ponto de vista, não era uma má altura para tomar”, declarou.

No mês passado, a Administração de Alimentos e Medicamentos norte-americana (FDA) emitiu um comunicado no qual afirmou que a hidroxicloroquina “não demonstrou ser segura e eficaz” no combate à doença.

A FDA alertou ainda para o facto de este medicamento poder causar problemas sérios no ritmo cardíaco de pacientes infetados com covid-19 e, por isso, está contra a sua utilização fora de contexto hospitalar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …

A queda da Aurora Dourada. Como a Grécia lidou com a onda de extrema-direita

Quando uma onda da extrema-direita atingiu a Grécia em 2012, poucos previram que a Aurora Dourada, um dos grupos envolvidos, cresceria e tornar-se-ia o terceiro maior partido no parlamento grego. Este foi o início de um …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Pote matador, arte de Díaz, cebola gourmet e momentos de uma semana negra

A liderança firme do Sporting, a acrobacia de Díaz e o Benfica de regresso às vitórias. Ainda o adeus a Maradona, Vítor Oliveira e Reinaldo Teles, visto da Linha de Fundo.   Matador Pote reforça liderança Sporting …

Cerimónia da Restauração da Independência assinalada sem discursos devido à pandemia

As comemorações do 1.º de Dezembro assinalaram-se este ano em Lisboa sem os habituais discursos e num formato mais reduzido, devido à situação pandémica que o país atravessa, justificou o Presidente da República, Marcelo Rebelo …

Stress durante a gravidez pode afetar e influenciar o desenvolvimento cerebral do bebé

Stress durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento cerebral do bebé, sugere uma nova investigação da Universidade de Edimburgo, na Escócia. De acordo com os cientistas, os níveis de stress nas mães, medidos através do …