Donald Trump admite que está a tomar hidroxicloroquina

O Presidente norte-americano admitiu, esta segunda-feira, que está a tomar hidroxicloroquina para se prevenir da covid-19.

“Comecei a tomar hidroxicloroquina há algumas semanas. Um comprimido todos os dias”, disse Donald Trump aos jornalistas na Casa Branca, citado pela BBC, acrescentando que estes ficariam surpreendidos com a “quantidade de pessoas que estão a tomar” esta medicação, sobretudo “trabalhadores na linha da frente” do combate à pandemia.

O Presidente dos Estados Unidos disse ainda que, apesar de algumas pessoas da sua administração terem testado positivo para o novo coronavírus, tem “zero sintomas” e que é testado frequentemente.

O republicano tem defendido os supostos benefícios da hidroxicloroquina, medicamento usado para prevenção e tratamento da malária, mesmo sabendo que as autoridades de saúde não têm ainda uma conclusão consensual sobre esta substância.

No mês passado, a Administração de Alimentos e Medicamentos norte-americana (FDA) emitiu um comunicado no qual afirmou que a hidroxicloroquina “não demonstrou ser segura e eficaz” no combate à doença.

A FDA alertou para o facto de este medicamento poder causar sérios problemas no ritmo cardíaco de pacientes infetados com covid-19 e, por isso, está também contra a sua utilização fora de contexto hospitalar.

Segundo o jornal Público, em abril, a Agência Europeia do Medicamento também alertou para os efeitos colaterais deste tipo de medicamentos. A cloroquina e a hidroxicloroquina podem provocar convulsões, danos no fígado e nos rins e baixar o nível de açúcar no sangue.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma norma, no final de março, que autorizava o recurso a medicamentos da malária e do ébola, mas apenas em casos específicos.

Na sexta-feira, na habitual conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia no país, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou que não há registo de reações adversas à hidroxicloroquina em Portugal.

Em declarações ao semanário Expresso, o pneumologista Filipe Froes afirmou que Trump está a tomar este medicamento “porque é ignorante e provavelmente não seguiu os conselhos da comunidade científica norte-americana”.

No início de maio, Rick Bright, um cientista do Governo dos EUA, disse ter sido demitido depois de criticar a pressão exercida pelo Presidente para o uso do medicamento contra no tratamento da covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Alemanha indemniza homossexuais perseguidos ou condenados até 1969

As autoridades alemãs indemnizaram quase 250 pessoas que foram perseguidas ou investigadas pelas leis adotadas pelo regime nazi sobre homossexualidade e que se mantiveram em vigor após o final da II Guerra Mundial. O Departamento Federal …

PS deverá vencer em Almada, mas sem maioria absoluta

Resultados da sondagem apontam para um novo executivo minoritário, tal como aconteceu há quatro anos. PS está em vantagem. De acordo com uma sondagem realizada pelo Cesop - Universidade Católica Portuguesa para o Público, a atual …

Chega pede arquivamento de processo do Ministério Público sobre alterações estatutárias

O partido Chega pediu o arquivamento do processo do Ministério Público relativo às alterações estatutárias introduzidas no congresso de Évora, em setembro de 2020, por considerar que o processo tem “ausência de fundamento legal”. “Requer-se o …

Professores e alunos com doenças de risco ficam em casa - mesmo estando vacinados

Com o início do ano letivo, nem todos os alunos e professores estão de regresso às escolas. Aqueles que estão sinalizados como doentes de risco vão manter o acesso aos regimes excecionais, aprovados por causa …

Já é possível extrair lítio dos resíduos da produção de combustíveis fóssil

Investigadores norte-americanos descobriram uma forma de extrair lítio de forma sustentável, através das águas residuais da produção de combustíveis fósseis. Graças à sua utilização em dispositivos eletrónicos, o lítio é um elemento cada vez mais procurado, …

Ministro do Ambiente visita Moçambique com dois milhões e projetos de cooperação na carteira

O ministro do Ambiente e da Ação Climática português inicia quarta-feira uma visita a Moçambique, onde irá contactar com projetos apoiados por Portugal e anunciar investimentos ao nível da cooperação na ordem dos dois milhões …

Governo espanhol avança com "plano de choque" para reduzir tarifas de eletricidade

Ministros do Governo de Sanchéz (PSOE) afirmam que o conjunto de medidas apresentadas conseguirão reduzir a fatura da eletricidade para os consumidores em 12% e reiteram a promessa feita de que o ano de 2021 …

Textor suspende compra de acções da Benfica SAD após dúvidas do clube (e Vieira diz que não recebeu a carta)

O empresário norte-americano John Textor anunciou que suspendeu o acordo com José António dos Santos, o "Rei dos Frangos", para a compra de 25% das acções da SAD do Benfica, até à realização das eleições …

Governo trava duplo combate à esquerda (e, em ano de eleições, há muitos "nós" para desatar)

Em ano de eleições autárquicas, com o PS a visar a manutenção da maioria das Câmaras do país, o Governo socialista enfrenta um duplo combate com os parceiros de esquerda, com a revisão da lei …

Porto quer nova companhia para substituir a TAP — e já enviou proposta para Bruxelas

A Associação Comercial do Porto (ACP) enviou uma proposta para Bruxelas a defender a "criação de uma nova companhia aérea para voos intercontinentais a partir de Lisboa e o apoio à captação de rotas para …