Covid-19 já é a principal causa de morte no Brasil. Carnaval terá sido ponto de viragem da pandemia

Hostelworld.com

Nas últimas 24 horas, o Brasil registou mais 17.408 casos de infeção por covid-19 e 1.179 óbitos. A doença já é a primeira causa de morte no país. O país está próximo de atingir a marca das 18 mil mortes por covid-19, com 17.971 registadas até agora.

De acordo com o jornal A Folha de S. Paulo, a covid-19 é a principal causa de morte no país. Até agora, a principal causa de morte era doenças cardiovasculares, como enfartes e AVCs, que matam em média 980 brasileiros por dia.

Tendo ultrapassado a barreira dos mil mortos num só dia, o Brasil, com mais de 271 mil infetados, torna-se o terceiro país com mais casos em todo o mundo, ultrapassando o Reino Unido (250 mil infetados) e ficando atrás da Rússia (300 mil casos) e dos Estados Unidos (1,5 milhões de infetados).

De acordo com o semanário Expresso, para Roberto Carvalho Dias, administrador do Hospital Brsurgery, em São Paulo, a covid-19 espalhou-se no Brasil durante o Carnaval.

O estudo de Carvalho Dias baseou-se na informação de que o primeiro caso confirmado da doença no Brasil ocorreu a 26 de fevereiro, um dia após o feriado de Carnaval. Sabendo que os sintomas da covid-19 podem demorar até 14 dias a manifestarem-se desde o momento do contágio, conclui-se que o caso de um homem de 62 anos que tinha regressado de uma viagem a Itália e que foi anunciado como primeiro óbito no dia 16 de março, em São Paulo, já estaria infetado antes do Carnaval.

Porém, segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, já havia um caso positivo a 23 de janeiro. Um estudo do Instituto Oswaldo Cruz revelou que, antes do Carnaval, havia 17 brasileiros infetados em hospitais e nove mortos.

Segundo o estudo de Carvalho Dias, que considerou que 99% das pessoas são assintomáticas, quando o primeiro caso apareceu, mais pessoas já estavam infetadas pelo vírus no Brasil. Essas pessoas saíram à rua no Carnaval e contaminaram outras pessoas.

De acordo com o Ministério do Turismo brasileiro, o Carnaval bateu recordes de assistência em várias regiões este ano, com milhões de visitantes. As cidades de Olinda, Recife e Salvador receberam 22,1 milhões de pessoas, o maior número de sempre registado até hoje. No Rio de Janeiro, mais de 6,4 milhões de pessoas aproveitaram os blocos e os desfiles das escolas de samba na capital fluminense entre os dias 21 e 26 de fevereiro.

ZAP //

 

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto isso, Portugal tem mais mortos por milhão de habitantes do que o Brasil.
    E os nossos media não o dizem…

    • Tiaguinho, tiaguinho, tu és um ignorante!
      Com a taxa percentual de crescimento no Brasil: tanto no número de casos identificados pelas autoridades de saúde como no número de mortos, rapidamente terão mais mortos por milhão de habitantes do que Portugal. Com a agravante de que testam muito menos, notificam mais tarde e enterram muita gente que não entra nas estatísticas porque pura e simplesmente não foi testada á Covid!

      • Não sejas asno, Jaquim…
        Passados mais de 2 meses de pandemia, o Brasil ainda continua com 17 (dezassete!) países à sua frente em número de mortos por milhão de habitantes. E 10 desses 17 países são da União Europeia.

        Quanto queres apostar que daqui a um mês ainda estará longe do primeiro lugar em número de mortos por milhão de habitantes?

        • Nao tem relevância o que diz, isto porque no brasil apenas entram para as estatísticas dos obitos os que foram testados em hospitais. Os mortos em lares, em casa ou na rua nao entram nas contas. Por exemplo, o n de mortos em Sao Paulo por dificuldade aguda respiratoria subiu 1400% comparando com o ano 2019, no entanto nenhum destes mortos foi testado e por isso nao entraram nas estatisticas.. estranho este aumento de mortos, nao? Nao esquecer q o brasil tem um grande contraste entre populações, tipico de um pais subdesenvolvido e com graves deficiências na saude, segurança social e educacao.

        • Eu estou a viver no Brasil… apenas vos digo que essas estatísticas estão ERRADAS. O Brasil TEM muitos mais MORTOS (e casos de infectados) por Covid do que estão a transmitir. Os Hospitais têm ordens presidenciais (e subornos) para dizerem que a pessoa tem ou morreu outra doença.
          Isto dito por dois amigos em Hospitais diferentes (um chefe de equipe e outro chefe da área de emergencia (não me lembro do nome certo, foi a ideia que fiquei)), separados por cerca de 3000km sim 3 mil, um do outro. Não é coincidência de certeza. O Brasil vai ter uma quantidade de mortos e infectados muito grande e não falta muito tempo para isso 🙁 Infelizmente

  2. Senhores no Brasil é mais fácil fechar escolas que cancelar o Carnaval e os governadores que são contra o atual presidente não canfelariam nunca o Carnaval se tivessem hoje não haveria tantas mortes no Brasil, em Portugal todos lutam contra a Covid19, no Brasil querem derrubar o presidente

RESPONDER

Voos entre Portugal e Reino Unido suspensos a partir de sábado

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira, depois do Conselho Europeu, que as ligações aéreas de e para o Reino Unido ficarão suspensas a partir das zero horas deste sábado, visando diminuir o risco de …

PSD pede ao Governo que organize o ato eleitoral com segurança (e apela ao voto em Marcelo)

O presidente do PSD apelou ao Governo que organize o ato eleitoral de domingo de forma a que as pessoas “sintam segurança” e pediu aos portugueses que vão votar, recordando, contudo, que defendeu o adiamento …

"Reaparecimento" de Jack Ma faz disparar o valor da Alibaba

Jack Ma, fundador da Alibaba, participou numa conferência online nesta quarta-feira, depois de mais de dois meses sem aparecer em público, fazendo disparar o valor de mercado da sua empresa, avança a Bloomberg. De acordo …

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …